Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Os Dias da Criação (parte 1)

Há, entre muitos cristãos hoje, discussões acerca de questões bíblicas.

Uma das mais polêmicas hoje em dia, provavelmente, gire em torno dos 6 dias onde Deus criou os céus e a terra. Uma parte defende que esses dias foram dias no nosso tempo, outra parte (na qual pertenço) defende que esses dias foram reais mas no tempo de Deus. De qualquer forma ambas as partes crêem na autenticidade bíblica.

Mas de qualquer forma é interessante saber quem está com a razão nisso tudo. Criacionistas da Terra Jovem ou Criacionistas da Terra Antiga?

Nesse estudo, veremos, analogicamente, porque os 6 dias da criação foram no tempo de Deus.

Para saber a verdade definitiva disso é necessário um estudo muito amplo. Por isso esta postagem será dividida em partes. O assunto é tão extenso que nem sei ao certo quantas postagens sobre os dias da criação serão precisas. Mas tentarei condensar o assunto o melhor possível, e também deixá-lo o mais claro possível.

BÍBLIA E CIÊNCIA

O criacionismo da terra jovem tem se autonomeado um concorrente á teoria da evolução, e declara constantemente que os "milhões de anos" fornecidos pelas datações é coisa de evolucionista. Isso, acredite, não é verdade. A evolução depende de que a terra seja antiga, mas a idade da terra não depende da teoria da evolução. E disso os Criacionistas da Terra Antiga sabem muito bem. Para os defensores da Terra Jovem, a Terra teria só 6 ou 10 mil anos, somando a idade dos patriarcas bíblicos.

Com isso, nós não temos criacionistas da terra jovem somente contra a evolução biológica: eles estariam contra, também, a fatos de física, geologia, cosmologia, arqueologia, história e química. Métodos de datação como o C14 e o Potássio-Argônio, a dendrocronologia e a radioactividade facilmente provam que a idade da Terra é muito superior a 6 000 anos. Isto para não falarmos da paleoclimatologia, datação de corais, estudos com pólens, etc. etc. Não obstante, todos os argumentos criacionistas até agora expostos a favor da idade jovem da terra tem-se mostrado distorções dos fatos, cálculos muito ruins ou mesmo fraude, e o curioso é que eles próprios não se percebem disso. É correto provar a Bíblia com mentiras? (Mais sobre essa questão você encontra nos posts "A Mentira Por Trás do Criacionismo", neste mesmo blog.)

Levando em consideração a ciência, a terra teria sido criada em um período muito maior que seis dias. Logo esses dias foram no tempo de Deus. Simples assim? Nem tanto. Ainda temos a questão teológica - e a essa é que será dado o maior enfoque, pois é realmente a mais complicada de ser tratada...

A ATEMPORALIDADE DE DEUS

Deus é atemporal?

Pela Bíblia, podemos entender que sim. Esse é o "pontapé inicial" para se entender a questão dos dias de Gênesis:


Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi, e como vigília da noite.”(Sl 90:4)

O contexto do trecho dessa palavra, escrita por Moisés, explica que, aqui, o assunto tratado é que Deus não é dependente do tempo. Ele é Eterno. Para Ele o tempo não existe.

2 Pe 3:8 – “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para com o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Aqui o texto reforça, mais uma vez, a idéia de que o Senhor não é dependente do tempo (Kronos), pois se para nós algo demora a acontecer, para Ele não. Tudo virá no seu tempo determinado. Se achamos que algo está demorando a acontecer é porque Ele está sendo longânimo e misericordioso, para que mais alguns possam usufruir de Suas bênçãos e da Bênção maior – a Salvação.

Um criacionista da Terra Jovem poderia, contudo, afirmar: "ah, mas esses textos não falam sobre a Criação"!

Calma aí! Vamos tratar dessa questão por partes!

Há quem diga que as passagens que citei acima se referem diretamente aos dias criativos. Entretanto, como nós acabamos de ver, esses versículos ajudam a entender a questão, mas não falam diretamente dos Dias da Criação. Eles são uma base, vamos dizer assim.

Contudo, ainda há muita coisa para ser vista com relação aos Dias da Criação, como a gramática hebraica, por exemplo...E veremos isso no próximo artigo.

(continua)








3 comentários:

  1. Gostei das suas colocações, mas talvez, apenas o colocar do autor de Genêsis no tempo dele, no tempo histórico dele, já poderia mostrar que ele não estava pensando com fins científicos como os da CTA afirmam - claro, afirmam de certa forma.

    Por exemplo, eu lanço mão agora, de que:

    i. Será que é possível que o Autor daquela época tenha pensado em termos historicistas comos nós pensamos?

    ii. Não tem muito a ver, mas vale ressaltar, que a idéia de homem que o autor tinha não era a mesma que nós temos.

    iii. E de que não é apenas uma questão de tempo, é também uma questão de tempo, mas não só de tempo, pois o tempo significava algo para o autor; no caso 'dia' poderia ter algum significado além do dia de vinte e quatro horas. E a totalidade dos dias também. Sete e outros capítulos de Genêsis poderia significar apenas isso em suma simplicidade que "Deus fez todas as coisas, fez as plenas, e perfeitas, e tudo que Deus faz é bom; mas o homem que desobedeceu a Deus dando ouvindo a coisas misticistas pela serpente**, criou uma ruptura entre Deus e homem".

    ** É datado e confirmado que a Serpente poderia significar os cultos pagãos da Religião Cananéia, então o autor poderia querer dizer que "como o homem deixou Deus para fazer cultos e ritos mágicos irracionais criou se uma ruptura com Deus. E me é estranho pois depois de que os homens fazem isso, ninguém entende mais nínguém - há confusão de línguas - e todos pecam. Todos parecem não ver que erram o caminho. E parecem negar que a solução estaria somente na VOLTA a Deus, mas o homem não consegue voltar sozinho..."

    > Aí o resto da história é um desencadear "lógico".

    Claro isso é só para discussão. Não estou forçando nada. Apenas de eu me inclinar a ver como o Carlos Mesters vê.

    Abraços,

    Pj

    ResponderExcluir
  2. Interessante artigo. Sobre os dias literais da criação sugiro a leitura o artigo postado no link abaixo:

    LINK: http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/06/criacionismo-os-dias-da-criacao-foram.html

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  3. Paulo,

    Você colocou algumas questões que serão tratadas na próxima postagem, entretanto é legal ver que você possui interesse na questão.

    Hugo,

    Obrigado pelo link, garanto que será extremamente útil em "Os Dias da Ciação Parte 2"!

    ResponderExcluir