Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A origem do homem


PARA VER A VERSÃO ATUALIZADA E MELHOR EXPLICADA DESSE ARTIGO, CLIQUE AQUI.




reconstituição de Homo heidelbergensis 
Pra começar, abandonemos a idéia de que Deus fez um "boneco de barro" e assoprou nele de modo que o boneco virou gente. Essa interpretação foi posta pelo catolicismo há muito tempo atrás, embora predomine em 90% das igrejas que seguem a Bíblia.
Vamos apenas considerar só a Palavra de Deus e as evidências que a ciência fornece sobre a origem do homem, bem com o os fósseis que indicam sua evolução, de primatas simiescos até o Homo sp.
Bem, vejamos as escrituras:

Gn 2,7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Para se entender essa passagem da maneira correta, levemos em conta o que a Bíblia de Jerusalém diz sobre essa passagem:

- O corpo do homem(Adam) criado de pequenas partículas do solo(Adamah)
- Ser vivente (nefesh) que adquiriu vida de um sopro vital (pelo espírito / ruah - capaz de expressar pensamentos e sentimentos que interagem com Deus através de Seu Poder)

Ou seja: o homem do pó passou a ter vida espiritual?
O que podemos tirar disso levando em conta a evolução do ser humano?
Bom, a relação mais plausível é essa:

Para a execução do plano integral de Deus, era necessária a existência de um corpo mortal (não espiritual!) e organicamente perecível, porém evoluído o suficiente, para que o espírito eterno prove niente de Deus pudesse habitar nele.
Voltando ás escrituras...

Quanto tempo levou esta formação do pó até o homem, citada na Bíblia?
Não podemos nivelar as medidas de tempo terreno e humano, com o tempo espiritual da eternidade. Não estaria escrito em algum lugar, que para Deus um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia?
A formação, do pó ao homem, deu-se em 1 dia, 1 tempo, 1 era...?


Conclusão: o primeiro organismo foi criado de pequenas partículas do solo (Ecl 3,20), no meio do 3° Dia, foi se desenvolvendo, ramificando-se em novas espécies (Deus criou os seres vivos conforme suas espécies!) e Deus propositalmente fez com que deste viesse a forma mais bem-sucedida de animal, o Homo sp, um ser vivo posto á dominar os demais. Esse hominídeo, que passou a ter uma vida espiritual, possui o nome científico de Homo erectus heindelbergensis, porque, segundo os paleontólogos, essa espécie foi a primeira a ter noção de espiritualidade. Este era Adão.

Somente depois de uma evolução total da condição animal, orgânica e perecível, é que nos tornamos superiores aos outros animais, nos tornamos humanos biológicamente prontos, e estruturalmente perfeitos, para que Deus unisse o reino espiritual ao terreno, soprando a vida espiritual em nossas narinas, nos permitindo a consciência e a Vida em Deus, e dando início a Seu plano eterno de redenção pura e estritamente espiritual.


Mas...e Eva? Não teria sido formada da costela do 1° homem com vida espiritual, Adão?

Reflita: Adão, o primeiro homem completo, seria o único ser com vida espiritual, o único do seu tipo no Jardim do Édem... Bem, embora fosse imortal e não tivesse necessidade de deixar descendentes, ele precisava de uma parceira. Mas precisava de alguém espiritualmente compatível a Adão, o que não havia aqui quando Adão surgiu. O mais próximo seria, por exemplo, um Homo erectus de outra subespécie, mas...e a parte espiritual? Mas enfim. Por isso, num belo dia, Deus pôs um sono em Adão. Na hora tirou uma costela sua (e preencheu o lugar de novo com carne) e, miraculosamente, fez um Homo erectus heindelbergensis fêmea: Eva. Deus já criara ela com espírito e tudo.

Obs: Essa explicação para Eva não possui evidência científica, logo, é um ato de fé. Porém, é bíblica e não foge á ciência, e por isso pode ser crida sem problema algum, se considerarmos o imenso poder que Deus tem.

Retirado parcialmente de

-->http://javejireh.wordpress.com/category/criacionismo-evolucionismo/

criação versus evolução - Introdução

Uma das mais acirradas guerras entre ideologias nesse século, talvez, seja a famosa luta entre criacionistas e evolucionistas.


-Evolucionistas: consideram a origem das espécies no ponto de vista científico, alegando que através da Seleção Natural, as espécies tendem a se adaptar, gerando assim novas espécies. Não descartam a possível existência de um criador.


-Criacionistas: consideram a origem das espécies só no ponto de vista teológico e alegam que a vida foi criada por Deus (Porém a teologia destes apregoa também que as espécies são fixas, ou seja, não mudam. Estes tentam derrubar o evolucionismo acima de TUDO).


Destarte, o motivo que talvez seja a base da briga entre criacionistas e evolucionistas, provavelmente, seja o de tanto os criacionistas como os evolucionistas acharem que o relato bíblico da Criação nada tem a ver com a Pré-história e a noção de evolução das espécies, uma vez que o criacionismo é todo baseado numa interpretação bíblica. Entretanto, até que ponto é verdade essa afirmação? Qual é a verdade? Criação ou Evolução?

A resposta para essa questão na realidade está numa afirmação verídica e simples, que pode de início parecer absurda:


"A bíblia não contradiz a teoria da evolução nem a evolução contradiz a Bíblia."

Como isso pode ser verdade? Basta uma minuciosa, mas minuciosa mesmo, análise das Escrituras, deixando de lado o que costumamos aprender na teologia sobre Gênesis 1 e 2 e considerando apenas o que os fatos da natureza, que é a Criação de Deus, nos fornecem. Partamos do ponto de vista de que o povo hebreu não era um povo intelectualmente avançado e que Deus teria revelado Gênesis a Moisés de maneira que desse para o povo entender, de forma bem simples. É bom lembrarmos também que muita coisa na ciência ainda está para se descobrir...