Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Locusta migratoria: O protagonista de uma praga bíblica

Então, disse o Senhor a Moisés: estende a mão sobre a terra do Egito, para que venham os gafanhotos sobre a terra do Egito. Êxodo 10:12.


Algumas espécies de gafanhotos são solitárias e não gostam de ajuntamentos. Mas há também as espécies gregárias, que vivem em grandes bandos, as nuvens. Apresentam-se em amarelo, verde, vermelho, cinza ou marrom. A formação das nuvens é vista como um acontecimento imprevisível. Mas há quem ligue esse fato às variações do clima. Uma nuvem pode apresentar cerca de 15 mil gafanhotos por metro quadrado e conter 10 bilhões de insetos. Isso é suficiente para fechar o tempo e encobrir o Sol numa área de 1.800 km2.


As nuvens duram entre quatro e cinco semanas e percorrem distâncias enormes. Uma nuvem chegou a voar dois mil quilômetros sobre o oceano, onde caiu e morreu. Para combater um exército desses, seriam necessários cerca de quatro milhões de litros de inseticida, ou seja, quatro piscinas olímpicas cheias.


O estrago que os glutões voadores provocam não é pequeno. Um gafanhoto come, por dia, o equivalente ao seu peso; e uma nuvem com 10 bilhões de gulosos como esses consome 20 mil toneladas de grãos e vegetais por dia. Onde eles passam não sobra nada. O apetite é tão grande que os gafanhotos perdem o senso da própria sobrevivência. Eles não param de comer mesmo quando um predador aparece.



Temidos pelos lavradores do mundo inteiro, os gafanhotos ganharam fama até na Bíblia, ao participarem como elementos ativos nas pragas enviadas por Deus contra os egípcios. O gafanhoto migrador (Locusta migratoria) foi o agente da oitava praga. Sobre a atuação dele, Moisés escreveu: "Não restou nada verde nas árvores nem na erva do campo, em toda a terra do Egito" (Êxodo 10:15).


O Egito era um país pagão, onde o Sol, a rã, a serpente, os astros e até escaravelhos-de-esterco eram cultuados. Deus pediu a Faraó que libertasse o Seu povo, a fim de que pudesse adorá-Lo.


O Criador só enviou as pragas quando Faraó tomou a decisão de enfrentá-Lo com seus magos. Usando os próprios elementos que adoravam, Deus mostrou quão fracos eram os seus deuses. Através das pragas, o nome de Deus foi glorificado e Israel foi estimula do a prestar-Lhe um culto puro. Esse mesmo Deus também nos chama para adorá-Lo com inteligência, em espírito e em verdade


Fonte: http://www.scb.org.br/inspiracao/naturezaviva/2k21105.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário