A origem do ser humano dentro da teologia judaico-cristã é explicada em Gênesis, quando Deus criou Adão à Sua Imagem e Semelhança, no Dia 6 da criação do mundo. Essa afirmação bastava para se entender a origem do homem. No entanto, conforme novos estudos científicos foram aparecendo, foi necessário analisar melhor esta questão, porém, isto acabou gerando, por sua vez, a famosa e enfadonha controvérsia "criação versus evolução". E assim, de um lado temos criacionistas alegando que o homem foi criado do pó da terra diretamente, e por outro evolucionistas alegando que o mesmo foi fruto de uma evolução.
Esse dilema, porém, pode manter vivo um questionamento que vem sendo feito há séculos: Adão tinha ou não tinha umbigo? Esta questão, levantada por Darwin ao final de seu livro "A Origem das Espécies", pairou sobre a cabeça dos teólogos durante a Idade Média e o Renascimento, no Ocidente, levando inclusive a intensos debates entre os bizantinos...
E por que esta questão existe? Porque o umbigo é a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical do bebê. O cordão umbilical resultante do parto costuma cair entre uma a duas semanas após o nascimento, formando assim o umbigo no bebê. Ora, como o umbigo é um "rastro" de que o ser uma vez já foi um feto, como considerar essa questão? Adão tinha ou não um umbigo?
No âmbito do criacionismo tradicional, onde se crê que a fornação do pó ao homem foi imediatista e puramente sobrenatural, sem ter havido evolução nenhuma, Adão jamais teria sido feto, pois fora criado já adulto. Por isso, há duas possíveis versões:
1º - Deus, tendo criado Adão já adulto, não teria achado necessário colocar nele um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher.
2º - Como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.
Já o evolucionismo não acredita na existência do Adão Bíblico. Porém, há evolucionistas teístas e criacionistas progressistas que consideram algum tipo de evolução biológica que teria resultado no Adão da Bíblia. Por esta visão, é certo que Adão tinha um umbigo, pois mesmo que tenha sido o primeiro homem propriamente dito, decorrente da evolução dos hominídeos, ele teria sido gerado dentro do útero de uma progenitora, sendo necessária para a sua gestação a alimentação através do cordão umbilical. Com o corte deste cordão após o nascimento, resultaria o umbigo!
Apesar da existência ou não do umbigo de Adão ser uma discussão cujo resultado é estéril, sabemos que ela gerou algumas controvérsias curiosas durante a Idade Média e o Renascimento, principalmente na arte. Os pintores que retratavam as cenas do Éden se viam frente a uma questão que não se podia ignorar: representar Adão com ou sem umbigo?
Alguns pintores usavam como recurso, para "fugir" da resposta insolúvel, a pintura de folhas grandes na região pélvica de Adão, que além de esconder seus órgãos genitais, tapava também o local onde presumivelmente se localizava o umbigo, mais ou menos como se costuma representar Eva nas pinturas. O teólogo John MacArthur afirma que Michelangelo, ao pintar seu mais famoso afresco na capela Sistina, "A Criação de Adão" (figura do topo da página), teria dado um umbigo enorme a Adão, o que lhe valeu observações repressivas por parte de alguns teólogos da época.
Esta questão da existência ou não do umbigo de Adão, porém, serve em nossos dias para mostrar o quanto é também conflituosa a explicação da origem do homem frente às duas principais teses explicativas sobre este fato, o criacionismo e o evolucionismo. O debate confrontando fé e ciência pode não gerar respostas absolutas, mas pode ampliar a reflexão e aprofundar nossos conhecimentos sobre a vida e a forma que a desenvolvemos no mundo...
BIBLIOGRAFIA:
http://www.brasilescola.com/historiag/o-umbigo-adao-origem-homem.htm
Quero saber também se ele tinha saco escrotal, afinal foi feito primeiramente sozinho, e não tinha sentido Deus botar duas bolas penduradas embaixo do pênis dele.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirE onde iria fabricar e armazenar os espermatozóides para inocular sua parceira e gerar seus filhos, senão no saco escrotal?
ExcluirConcordo plenamente.
ExcluirNão faz sentido deus ter criado um homem sozinho com testículos, afinal, ele nem pensava em fazer uma mulher.
Logo q diz q a mulher foi feita da costela de Adão, bom, ateh hoje não foi ententificado nenhum ser humano q tenha uma costela a menos
Todos nós temos 24 costelas.
SOBRE A COSTELA QUEM TINHA COSTELA A MENOS ERA ADÃO E NÃO SEUS DESCENDENTES
ExcluirNÃO QUE DIZER QUE O PAI TEM APENAS UMA PERNA QUE O FILHO VAI NASCER ALEIJADO
Vdd, Márcia... É até um perigo você sofrer um acidente, quebrar uma costela e seus descendentes nascerem com costelas a menos :/ Deus te livre e guarde!
ResponderExcluirClaro que tinha! Vou expor apenas 2 detalhes. Por onde eliminava liquidos? E como ele se cumpriria o que Deus ordenou, crescei e multiplicai...? Então quer dizer que após comer do fruto proibido nasceu um adãozinho? Rrrsrrs
ResponderExcluirAmigo, leia o artigo, ok? Não estou afirmando que Adão não tinha umbigo...
ExcluirPrimeiramente Deus deve ter criado Adão com penis para procriação,até porque ele já sabia oq ia acontecer,outra coisa não vão achar homens faltando costela pois existem células de reconstrução óssea,chamadas osteoblstos e osteoclastos que fizeram com que a costela dele se reconstrui-se ...
ResponderExcluirSe eles tinham ou nao umbigo. Então todos os primeiro pares de animais da terra que sao mamíferos tb deveriam nao ter umbigos.
ResponderExcluirBom viver sem uma ou duas costelas,podem sim.Pois ha varias atrizes para ter uma cintura fina.retiraram duas costelas e vivem normamelnte.
ResponderExcluirQuanto o umbigo eu acho que não tinha.só depois sim,dos filhos de Eva pois gerados no ventre dela.Deus tinha Planos sim o homem ter familia e espalhar sobre a terra,Não embaixo de maldição,mas sim de benção.O homem não foi feito pra morrer.Somente depois da desobideencia entrou a morte na vida do homem. Há coisa que somente Deus pode um dia nós responder.Tipo Eva já com peitos,Adão com mamilos,pelos e Eva ter sangramento todos os meses? Eu creio em tudo menos no umbigo.
Todos os fetos se desenvolvem femininos no útero da mulher, no quinto mês de gestação é que a decisão das celulas, etc., é tomada. É nessa parte que os mamilos não se desenvolvem nos fetos de sexo masculino, restando apenas isso que sobra no tórax do homem, semi mamilos.
ResponderExcluirIsso é fato científico. Com base nisso, pergunto:
Adão não teria semi mamilos assim como não teria umbigo?
Uma imagem no mínimo estranha .
Leiam a biblia pra saber ..vai em gênesis .todo o capitulo
ResponderExcluir