Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Por trás do Criacionismo da Terra Jovem 2: o homem veio do macaco?


Pergunte para alguém na rua sobre do que se trata a evolução.
A maioria dirá: é a tese de que o homem veio do macaco
Certamente, se o homem tivesse vindo do macaco teríamos uma afirmação contrária a bíblia. Muitos pastores, infelizmente, usam dessa questão, Mas como sempre, há nisso tudo alguma coisa errada. O que é?

O fato é que a Teoria da Evolução jamais ensinou que o homem veio do macaco. Charles Darwin jamais disse tal coisa, e nenhum cientista que se preze também diria isso. Isso é nada mais nada menos que crença popular. E esse é um dos mais comuns erros criacionistas: querer criticar algo que sequer conhece direito.
O ser humano não descende dos macacos. O que a Teoria da Evolução realmente diz é que o homem e os primatas possuem um ancestral comum, que não seria nem macaco nem homem. Os macacos seriam nossos primos, e não nossos avôs. Esse ancestral primata se dividiu em ramos, um para o gênero Macaca e outros, de onde saíram os chimpanzés, gorilas, macacos-prego, etc, e outro para o Homo, de onde se originaram nós, homens.
Mas não pára por aí. Outra alegação costuma ser feita:
"Se o homem é descendente do macaco, então os macacos não deveriam existir. Ora, eles não evoluíram e viraram homens?"
A idéia (errada) de que o homem veio do macaco na verdade nunca aparece sozinha. Geralmente ela vem acompanhada de algum outro conceito errado sobre evolução, como essa de que os macacos deveriam obrigatoriamente deixar de existir para que existissem homens.
Isso não precisava acontecer. Os macacos não viraram homens porque eles se deram muito bem como macacos mesmo.
O que aconteceu é que o nosso ancestral comum se dividiu e cada espécie seguiu seu caminho independentemente um do outro. Não significa que uma espécie vai sobrepujar a outra (o que até pode acontecer, mas não necessariamente).
Mas, afinal de contas, teria o macaco "travado" na evolução? Essa é outra pergunta que, erroneamente, é feita.

O fato é que os macacos, e aliás todas as espécies de seres vivos, evoluíram sim. Ninguém discute que chimpanzés são muito mais evoluídos que nós na arte de escalar árvores e pular de galho em galho. Nisso eles superam, e muito, nós seres humanos. Ambientes diferentes, alimentação diferente, predadores diferentes, etc, fazem espécies evoluírem de formas diferentes. Os que forem mais aptos sobrevivem, e os menos aptos desaparecem...

Portanto, o que podemos dizer é que o homem não veio do macaco, mas segundo a teoria da evolução, é um primo deste. É isso o que os cientistas que estudam evolução afirmam. Como conciliar essa questão com as Escrituras - se é que existe como conciliar, no entanto, é um outro assunto que é abordado nos artigos da página "Gênesis, Criação e Evolução".





4 comentários:

  1. Seu blog é muito bom (embora eu ache que o Alcorão seja a palavra de Alá para os homens e o islamismo seja a religião correta). Os criacionistas de Terra Jovem devem estar cuspindo fogo pelas ventas.

    ResponderExcluir
  2. O que você acha do atavismo? Humanos que nascem com cauda funcional, na sua opinião, estão a manifestar uma característica ancestral? Os criacionistas de terra jovem não aceitam que o atavismo seja evidênci da evolução. E você, o que pensa? Teria algum artigo sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vinicius, pelo elogio! Respeito muito a sua crença e espero que este blog possa lhe ser útil nas questões que envolvem fé e ciência.

      Sobre o atavismo, eu não sei o que os criacionistas dizem a respeito disso, nunca me perguntei, mas eu entendo como manifestação de característica ancestral... o motivo de eu pensar assim está nos estudos do blog em torno do tema evolução:

      http://genesisum.blogspot.com.br/2013/11/estudando-o-verbo-bara.html

      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-1.html

      http://genesisum.blogspot.com.br/2013/08/teologicamente-falando-teoria-da.html

      Excluir