Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Predatismo e o Gênesis - Parte 1

Quem pensa que a polêmica que gira em torno dos primeiros capítulos da Bíblia é só relacionada á evolução biológica, engana-se. Existem muitas questões extremamente polêmicas que envolvem o Gênesis. Uma delas é a questão do predatismo, ou melhor, se a predação (seres vivos se alimentando de outros seres vivos) é ou não uma maldição originada do pecado de Adão e Eva. A partir de agora iremos entrar a fundo nessa interessante questão.

TEOLOGIA INFLUENTE

Nos dias de hoje os criacionistas da Terra Jovem (que se autodenominam criacionistas científicos) talvez seja a "fatia do bolo" mais expressiva do Criacionismo dentre os evangélicos. A repercução dessa teologia é tanta que algumas de suas argumentações são usadas mesmo por criacionistas da Terra Antiga... E a questão da maldição que foi jogada na Terra por meio do pecado de Adão e Eva é uma delas. E o que eles nos dizem sobre isso?

Os defensores do Criacionismo da Terra Jovem, antes de mais nada, negam que haveria morte antes da queda de Adão, e que isso vale também para qualquer ser vivo. Segundo eles, a morte física veio apenas após Adão (como resultado do seu pecado) sobre todos os seres vivos: “da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Rom. 5:12; cf. 8:20-22). Esse é um dos motivos que fazem esses criacionistas a afirmarem que a terra é jovem e que todo fóssil do extrato geológico provém do dilúvio (pois se eles admitissem que os fósseis do extrato geológico são anteriores ao homem teriam de admitir a morte e o predatismo como sendo anterior á queda do homem).

A questão é que nós temos a liberdade de poder examinar as Escrituras, de não ser uma espécie de "crente avestruz", que "engole tudo o que vê pela frente". Por isso, vamos analisar essa questão de forma muito ampla, de vários ângulos, sem, é claro, fugir do foco - a Bíblia Sagrada.

PROBLEMAS INICIAIS

O problema é que, de início, já podemos apontar alguns problemas na argumentação sobre a maldição relatada em Gênesis que acabamos de ver. Primeiro, Romanos 5:12 não diz que todos os animais morrem por causa do pecado de Adão, mas que apenas “todos os homens” morrem como conseqüência, e segundo, Romanos 8 não diz que os animais morrem como resultado do pecado de Adão, mas que apenas a criação “foi submetida à inutilidade” como resultado disso (v.20).

Quando se considera exclusivamente a questão do predatismo a situação complica ainda mais.

AS PLANTAS SÃO PREDADAS!

Herbívoros são os seres vivos que se alimentam de plantas. De acordo com o Criacionismo da Terra Jovem todos os animais antes da queda eram herbívoros, ou seja, comiam plantas. A base para essa afirmação se encontra em Gênesis 1,30: "E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi."

Lendo rapidamente, a impressão é de que o texto alega que os primeiros animais do planeta eram herbívoros. Mas estaria o texto realmente dizendo isso?

Existe um sistema na natureza chamado "Cadeia Alimentar", que tudo tem a ver com o predatismo e com Gn 1,30. Cadeia Trófica ou Cadeia Alimentar é uma sequência de seres vivos que se alimentam um dos outros. E o que isso tem a ver com Gn 1,30? Acontece que na maior parte dos casos de cadeia alimentar, no patamar mais inferior de uma cadeia trófica encontram-se os vegetais... Isso quer dizer que até os predadores se alimentam indiretamente dos vegetais, ou seja, Gn 1,30 não só diz a verdade como pode ser observado até hoje.

Falando em cadeia trófica, atente para a definição apresentada para cadeia alimentar: sequência de seres vivos que se alimentam um dos outros. Ora, se os vegetais encontram-se na maioria das vezes na base da cadeia alimentar, isso obviamente significa que os vegetais são predados... Seres vivos predados... E predatismo é onde uma espécie predadora se alimenta de outra, e nesse caso, então, a espécie predadora são nada mais nada menos que aqueles que os criacionistas não consideram "seres amaldiçoados": os herbívoros!! Observe a gigantesca contradição que temos ao afirmarmos que não havia predatismo antes do pecado de Adão e Eva.

E falando no primeiro casal, há uma ressalva relacionada ao assunto que deve ser feita: se Adão comia qualquer coisa – e a Bíblia diz claramente que Adão se alimentava – então ao menos as plantas deveriam morrer antes do seu pecado... Adão, nesse caso, seria o predador? Sim.

Esses pontos apresentados não são levados em conta frequentemente porque esquece-se de que as plantas são seres vivos, têm vida, e obviamente morrem se devoradas por um bisão esfomeado, por exemplo... Logo, essa é uma evidência simples mas com peso de que existe alguma coisa a ser repensada no pensamento dos Criacionistas da Terra Jovem.

Contudo, essa é uma das evidências; uma das muitas que veremos mais adiante...

3 comentários:

  1. Querido estarei acompanhando o restante de sua postagem. Eu acredito no criacionismo da Terra jovem (na verdade ainda não tenho uma posição definida quanto aos métodos de datações e a idade da vida na Terra); mas pra mim, a teoria dos dias-eras é descartada. Amigo, estudo o criacionismo é uma coisa só. Apenas não temos uma resposta científica definitiva para a idade do mundo. E não é porque seus companheiros creem que a terra possa ser jovem que são hereges: é a opinião deles na ausência de provas!
    Quando a ciência der provas, nós a acataremos assim como o fizemos no caso na seleção natural, afinal, O CRIACIONISMO É UMA CIÊNCIA!

    ResponderExcluir
  2. É claro que só podemos dar nossas simples e humildes opiniões teológicas sobre o predatismo anterior à queda. Nenhum de nós tem como comprovar ou não isto! Mas se você tem algum comentário, alguma exposição relacionada ao assunto, mostre-nos o seu ponto de vista, e o analisaremos racionalmente. Como criacionista, eu jamais me oporei àquilo que a ciência comprovar de forma definitiva! Como poderemos chamar o criacionismo de científico, se ele não crer ou concordar com aquilo que a ciência provar?

    ResponderExcluir
  3. Amigo, é importante verificar que esse artigo possui continuação. Observe que tem um link embaixo dele escrito: "continua". Clique nele e irá direto para a parte dois, onde entramos no âmbito teológico e científico. Acho que só na parte 2 já tem a resposta aos seus questionamentos. Essa parte também foi uma introdução.

    Quanto á questão da teoria dia-era, é preciso saber exatamente o que tem fundamento e o que não tem fundamento sobre ela. Para isso, tem uma série de postagens na página "Gênesis, criação e evolução" intitulada "Os dias da Criação", dividido em 4 partes, que fala disso de forma detalhada. Acesse!

    ResponderExcluir