Mas a evidência de que as plantas ao menos eram predadas pode não ser o suficiente para se explicar essa questão de forma definitiva, ainda mais porque vinculada á questão do predatismo tem a questão da morte, pois, onda há predatismo...
"DISSECANDO UM VERSÍCULO"
E nada melhor para tratarmos da questão da morte do que analisarmos cuidadosamente, e não superficialmente, um versículo que tem ligação direta com o assunto: Romanos 5:12!
“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte", assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.
O que podemos aprender por meio desse versículo, realmente?
1) Através do ato de rebelião de Adão o pecado entrou no mundo.
2) A morte resultou do pecado (mas para quem?)
3) A morte se difundiu por todos os homens.
4) A morte se difundiu por todos os homens "porque todos pecaram".
5) Observe que não diz que a morte se difundiu para todos os animais – e sim para todos os homens.
Além disso, que tipo de morte o Apóstolo Paulo fala? Lembre-se que a Bíblia descreve 5 tipos de morte:
a) Morte física – a morte do corpo (Tiago 2:26)
b) Morte espiritual ou separação de Deus (Rom. 6:23; Ef. 4:18).
c) Morte eterna – a segunda morte (Ap. 20:14).
d) Morte para a lei (Rom. 7:14).
e) Morte para o pecado (Rom. 6:12)
Em Romanos 5:12, o Apóstolo se refere primariamente a “b” – morte espiritual. E Genesis 2:15-17 nos diz o porquê.
A MORTE ESPIRITUAL DE ADÃO E EVA
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".
Deus disse especificamente para Adão e Eva que no dia em que eles comessem do fruto proibido eles certamente morreriam. Eles morreram fisicamente naquele dia? Não. Depois de pecarem, Adão e Eva continuavam caminhando. De fato, Adão viveu 930 anos de idade. Eles cultivaram a terra e tiveram filhos.
A morte especificada em Gênesis 2 e 3 por Paulo, em Romanos 5, logicamente, deve ser a morte espiritual. Quando Adão pecou, ele instantaneamente “morreu” como Deus tinha dito. Ele permaneceu vivo de forma física, mental, voluntária e emocional, mas espiritualmente ele morreu. Isto é, o homem quebrou sua companhia harmoniosa com Deus e iniciou sua inclinação ou propensão ao pecado (seu lugar apropriado abaixo de Deus). Esta é a chamada “Doutrina do Pecado Original” (não um pecado em particular, mas a tendência inerente ao pecado entrou no reino humano quando o homem se tornou pecador por natureza).
Com isso podemos considerar que:
1) A morte pelo pecado a que Paulo se refere não é equivalente à morte física. Se fosse, Adão e Eva teriam fisicamente morrido no dia em que comeram da árvore. A Bíblia fala primeiramente da morte espiritual resultando do pecado.
2) Apenas os humanos mereceram o título de “pecadores”. Apenas os humanos podem sofrer a morte através do pecado. Animais não pecam e não são chamados de pecadores na Bíblia. Além disso, não é oferecido aos animais o presente da vida eterna se eles se arrependerem.
3) A morte que Adão experimentou está cuidadosamente qualificada pelo Apóstolo Paulo em Romanos 5:12. Ele escreveu “a morte veio a todos os homens” – não para todas as plantas e animais – apenas para seres humanos.
Note também em Romanos 5:18 “Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.” Aqui, Paulo fala sobre a queda do homem, sua morte espiritual e separação de Deus e a salvação de Deus através da morte de Cristo para conceder a salvação que pode encobrir o pecado de todos os homens. Eles devem receber esse presente pela fé em Cristo.
4) Além da morte espiritual, o homem se tornou mortal, sujeito às misérias dessa vida, e excluído da possibilidade de existir fisicamente para sempre. Em outras palavras, como resultado da Queda, Deus condenou Adão a uma expectativa de vida limitada e ao fato certo da morte física no futuro. Deus retirou o acesso à árvore no jardim que dava a Adão e Eva o potencial para a vida física eterna.
ADÃO E EVA, SIM, ERAM IMORTAIS
Como sabemos? As Escrituras nos dizem em Genesis 3:22-24.
"Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre". Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida."
Ao que sugere o Gênesis, Adão e Eva tinham o potencial para a vida física eterna antes, e mesmo após pecarem (mais detalhes aqui) .
Sobre isso, John MacArthur comentou em seu Estudo da Bíblia:
"Deus disse ao homem que ele certamente morreria se comesse da árvore proibida. Mas a preocupação de Deus também pode ter sido de que o homem não vivesse para sempre em sua condição lamentável e amaldiçoada. Tomado no contexto mais amplo da Escritura, expulsar o homem e sua esposa do jardim foi um ato de graça misericordiosa prevenindo-os de serem sustentados para sempre pela árvore da vida."
Novamente, antes da Queda, Deus fez provisões para Adão e Eva sustentarem suas vidas físicas para sempre; mas após desobedecerem a Deus, não apenas lhes sucedeu a morte espiritual imediata, como também Deus os amaldiçoou e lhes disse que iriam, um dia, morrer fisicamente por terem sido excluídos da árvore da vida.
Em Gênesis 3:17-19 está escrito: “E ao homem declarou: ‘Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará’.”
Os Cristãos acreditam que quando Adão e Eva pecaram, trouxeram a morte espiritual imediata e a certeza da futura morte física. Os Cristãos também acreditam que o pecado original veio à existência naquele tempo. Além disso, Cristo é o único meio para a condição pecaminosa do homem. Mas os fatos não autorizam que os Cristãos creiam que a vida animal e vegetal morressem apenas após Adão e Eva pecarem. E com isso, a possibilidade de existir predatismo antes de Adão e Eva torna-se plausível. Mas além de plausível, veremos a seguir que a existência de predatismo na natureza antes do primeiro casal é também provável...
Nenhum comentário:
Postar um comentário