O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, desde a escola bíblica infantil, nós aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou a faraó e libertou o povo bravamente.
Mas o que nem todos sabem é que essas pragas não só ocorreram para que Faraó libertasse o povo hebreu, mas também Deus, por meio de cada uma delas, destronou as divindades egípcias da época, mostrando não só para aquele povo pagão, mas também para nós hoje, quem é o verdadeiro Deus.
Confira abaixo qual divindade foi destronada em cada praga enviada ao Egito por meio das mãos de Deus:
1ª praga - Ex 7:14
Água do Nilo se transformaram e sangue.
Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sobrevivência da nação, podemos imaginar como este deus era importante na cultura local. Agora, com o nilo impotável, em sangue, o que esse deus fez??
2ª praga - Ex 8:1
Rãs
Esta praga afronta a Hegt ou Hetera (deusa Rã); parece-nos que o poder desta deusa não foi capaz proteger seus súditos... Consegue imaginar o horror que deve ter sido durante essa praga, vendo esses animais saírem de todos os lugares, pulando em todo lugar?
3ª praga - Ex 8:19
Piolhos
Esta praga desafia Tot, o senhor da magia. Os magos não eram capazes de realizar qualquer tipo de magia em virtude da presença destes pequenos seres pelo corpo. Já pensou: um simples piolho e ninguém mais poder reverenciar seu deus!?
4ª praga - Ex 8:20-23
Moscas
Essa praga certamente não pôde ser contida pelo deus Sebeque (deus-inseto). Quem é que pode controlar a criação mesmo?
5ª praga - Ex 9:1
Peste no gado
Hator e Ápis, deus-touro e deusa-vaca (respctivamente); eram fiéis depositários da fé dos egípcios para proteção do animais. Sem comentários sobre a total impotência deles diante do nosso Deus...
6ª praga - Ex 9:8
Tumores e Ulceras
Desafio a Ísis, senhora da medicina, deusa da cura e dos remédios. Parece que os egípcios clamaram em vão para curar os tumores e ulceras que nosso Deus colocou sobre eles.
7ª praga - Ex 9:22
Trovões e Saraiva
Reshpu, deus muito importante, já que controlava as chuvas, ventos e trovões. Então era ele quem decidia se a plantação seria bem regada ou não; além de controlar os desastres ambientais e tudo mais. Mais um deus que ficou de “pés e mãos atadas” na defesa de seus fiéis.
8ª praga - Ex 10:7-11
Gafanhotos
Esta praga desafia Min, deus da fertilidade e protetor das colheitas. Como os gafanhotos comeram toda a plantação, onde será que estava Min que não viu isto?
9ª praga - Ex 10:21
Três dias de trevas
Rá, o deus-sol e Hórus, um deus solar, foram completamente desmoralizados. O deus do sol no escuro por falta de sol. Quem será o verdadeiro Deus do Sol?
10ª praga - Ex 11:1
A morte dos primogênitos
Esta nós aprendemos na escola: O próprio faraó era considerado um deus no Egito. Ou então Amon-Rá, rei dos deuses e força criadora de vida... e que deixou morrer um filho de cada lar, até dos animais. Outro que também não pode fazer nada foi o deus Anúbis (Deus da morte). Quem será o verdadeiro Deus da Vida?
(Estudo retirado de http://comunidadeabiblia.net/teologia/estudos-biblicos/as-10-pragas-do-egito-ou-os-10-deuses-do-egito.html)
Finalizando, deixo abaixo um desenho que retrata a história de Moisés em menos de 30 minutos, e que sintetiza bem esse desafio que o Senhor Deus faz contra as divindades egípcias:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
CONFIRA TAMBÉM:
As dez pragas do Egito: como elas aconteceram?
Locusta Migratória: o protagonista de uma praga bíblica
Em Destaque:
A morte na panela e os erros criacionistas
Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...
terça-feira, 26 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)