Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

terça-feira, 3 de março de 2009

O Homem de Neanderthal e a geração de Caim


PARA VER A VERSÃO ATUALIZADA E MELHOR EXPLICADA DESSE ARTIGO, CLIQUE AQUI.



Após a chamada "queda" do homem, causada pela desobediência á uma ordem do Criador, Adão e Eva (os primeiros da espécie Homo heidelbergensis) foram expulsos de seu lar paradisíaco chamado Édem e passaram a habitar outra região. Adão e Eva tiveram dois filhos de início: Caim e Abel. Caim acabou, depois, matando Abel por inveja (e não enterrou seu corpo, típico do Homo heidelbergensis) e viveu errante, indo viver ao oriente do Édem. Ele gerou descendentes especialistas em engenharia e música. Sete, um filho que substituiu Abel, gerou descendentes que mais tarde toparam com os descendentes de Caim, ao passo que se relacionaram e viveram de forma pecaminosa, além dentre eles existirem "varões de fama". Uma extensa inundação, porém, exterminou todos os humanos, exeto Noé, descendente de Sete. A geração de Caim foi totalmente exterminada.


E o que o Homem de Neanderthal tem a ver com isso tudo??


Os estudos recentes em evolução, paleontologia e antropologia evidenciam que do Homo heidelbergensis (que você pode ver por que se trata de Adão e Eva na postagem "a origem do homem") surgiram duas espécies humanas: Homo sapiens e Homo neanderthalensis.

O Homo sapiens é nossa espécie e atualmente é a espécie dominante.

Já o Homem de Neanderthal era mais alto, mais robusto e ligeiramente mais inteligente que o Homem moderno. Exatamente: Mais inteligente! Isso é devido á recentes estudos no Homem de Neanderthal que, além de apresentá-lo como sendo nosso primo e não ancestral, mostrou que estes eram bem inteligentes e possuíam uma cultura pouco rudimentar.

Mas enfim, será que o Neanderthal era descendente de Adão? Sim, e por um fato hoje incontestável: O Neanderthal possuía noção pré-concebida do espiritual!


Agora, vamos fazer uma relação dos fatos bíblicos e científicos sobre esse assunto.

Observe:


-Adão gerou a descendência de Caim e de Sete. O Homo heidelbergensis gerou os Neanderthais e Homens modernos


-A Bíblia fala que a geração de Caim era habilíssima em instrumentos de tocar e ferramentas, tais como realmente eram os Neanderthais.


-A Bíblia fala de um conflito entre as gerações de Caim(filhos dos homens) e de Sete(filhos de Deus). A ciência mostra que os Neanderthais conflituaram-se numa época com o Homo sapiens.


-Gênesis 6:4 diz: "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.". Essas características se encaixam com os robustos e inteligentes Homens de Neanderthal, além de haver certa evidência de relação sexual entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis.


-A Bíblia diz que só a geração de Sete sobreviveu ao dilúvio(Noé). A ciência mostra que na convivência entre Sapiens e Neanderthalensis, só os Homo sapiens sobreviveram. Os Neanderthais se extinguiram misteriosamente.


Curioso, não?


Bem, qual a conclusão disso tudo? Obviamente, que os Neanderthais são descendentes de Caim, e que o Homem moderno descende de Sete, sendo que os Neanderthais foram extintos pelas águas do dilúvio (o degelo semiglobal do Pleistoceno).

Mais uma vez vemos, então, a estreita relaão da Bíblia com a evolução.


Para saber mais sobre o Homem de Neanderthal, recomendo os seguintes links:






21 comentários:

  1. Muito curioso mesmo!
    Não li todos os posts por aqui, mas pelo jeito seu blog e esclarece várias questões sobre as quais já me perguntei ou conversei com amigos.
    Vou adicionar seu blog no Google Reader.

    Bjo, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!

    Já ao todo, o blog já possui 45 postagens... é muita coisa...rsrs

    Mas um dos motivos de eu ter feito ele é pra isso mesmo. São assuntos que muitas vezes ficamos em dúvida.

    A postagem, no momento, mais acessada do blog é essa:
    http://genesisum.blogspot.com/2010/07/serpente-do-eden.html
    Espero que goste!
    Bjo! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Homo neanderthalensis nao era mais inteligente que o homem atual apena tinha o peso cerebral maior, isso nao prova nada ex: as baleias tem um peso cerebral muito maioR QUE O DO HOMEM.
    E o Homo neanderthalensis nao tinha a mesma capacidade de falar que o homo sapiens, sua lingua limitava sua capacidade.
    E uma teoria mas existem algumas contradiçoes.obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,
      O Homo neanderthalensis falava bem sim. Veja o seguinte artigo: http://acasadasideias.blogspot.com/2009/02/neandertal-falava-como-homem-moderno.html
      Além disso, ele era realmente mais inteligente que o homo sapiens: http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/o_homem_de_neandertal_era_menos_inteligente_que_o_cromagnon_falso_.html

      Paz do Senhor!

      Excluir
    2. Algumas ressalvas: Homo sapiens São os cro-magnon e Heidelberg. Nós humanos modernos somos homo sapiens-sapiens, outra espécie. Nossa espécie não conviveu com neanderthais, e sim o homo sapiens. Outra tamanho craniano não é certeza de mais inteligência, e sim como se comporta toda a fisiologia do cérebro e dos neurônios.

      Excluir
    3. i music, esse artigo está desatualizado, tanto é que ela nem está no índice das páginas do blog. Segue abaixo o artigo atualizado: http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html

      Excluir
  4. E onde entra os outros Homos nessa história? (Ergaster, Erectus, etc.)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta!
      Realmente, essa matéria está muito superficial (tanto é que ela nem está mais no índice do site). Mas o fato é que Homo erectus, ergaster, habilis... até o Sahelantropus estão antes do H. heidelbergensis na escala evolutiva. Para entender onde entram os outros homos nessa história veja http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html e http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-2.html
      Abraços!

      Excluir
  5. Caramba! Que imaginação e que arte em distorcer os fatos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está nada distorcido, Ricardo Campos. Na realidade, esse texto está ultrapassado e mal explicado, tanto é que não está nem no índice do blog. Nem sei como você achou essa página, pra falar a verdade. A versão atual desse texto está aqui e não tem distorção nenhuma, sendo uma visão inclusive aceita tanto por teólogos e paleontólogos: http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html
      Boa leitura!

      Excluir
    2. Além disso, Ricardo Campos, respeito é bom e todo mundo gosta. Portanto advirto que comentários posteriores com esse ar sarcástico serão deletados do blog.

      Excluir
  6. Muito bom, gostei muito deste estudo realmente me fez esclarecer mais ainda minha ideia da teoria da evolução dentro da bíblia.

    ResponderExcluir
  7. Já que os filhos de Deus filhos de Set homo-sapiens ficaram com os felhos de Caim homo de neandertal se uniram e geraram os heróis de fama os gigantes Nefilins que foram destruídos com o diluvio sobrando apenas is homo sapiens filhos de Set!como VC explica os gigantes pos dilúvio se depois is filhos de DEUS se unir mais uma vez e geraram mais gigantes?

    ResponderExcluir
  8. Já que os filhos de Deus filhos de Set homo-sapiens ficaram com os felhos de Caim homo de neandertal se uniram e geraram os heróis de fama os gigantes Nefilins que foram destruídos com o diluvio sobrando apenas is homo sapiens filhos de Set!como VC explica os gigantes pos dilúvio se depois is filhos de DEUS se unir mais uma vez e geraram mais gigantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro! Inicialmente essa página está desatualizada e foi falha minha mantê-la, porque há um outro artigo atualizado que explica melhor esse ponto de vista aqui: http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html

      Mas respondendo sua pergunta, no dilúvio a Bíblia deixa claro que sobraram só Noé e sua família, ou seja, só Homo sapiens filhos de Set. Nenhum nefilin pré-diluviano sobreviveu. Ocorre que os "gigantes pós diluvianos" não eram os mesmos "pré-diluvianos". No artigo atualizado que coloquei o endereço não só é explicado onde os Nefilins se encaixam como também é mostrado que esse ponto de vista não é "algo meu", mas sim uma posição adotada por muitos teólogos e estudiosos da palavra.

      Forte abraço!

      Excluir
  9. Interessante, porém não passa de uma curiosidade fundamentada inclusive em argumentos errôneos. Primeiro que não há nada que prove que os neandertais eram mais inteligentes que os sapiens, segundo, os neandertais eram mais baixos que os sapiens e não o contrário, eles eram mais musculosos porém tinham uma altura média inferior aos sapiens. E por último, os neandertais foram instintos aproximadamente 30 mil anos atrás e a bíblia só faz referência a no máximo 6 mil anos atrás, sendo assim, impossível uma correlação entre os contos bíblicos e as teses antropológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, esse artigo não está atualizado e em breve será tirado do ar desse blog, porém, acesse o artigo atualizado aqui, que explica bem as falhas que vc apontou: http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html

      Abraços!

      Excluir
    2. Homens neandertais e homens modernos conviveram no Oriente Médio.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Adão foi um povo...
    Eva foi um povo...
    Caim foi um povo descendente dos dois povos acima, e Abel também outro povo...
    Se estes fossem pessoas individuais, não existiria a humanidade hoje, pois, Adão e Eva tiveram dois filhos...um matou o outro...ficou apenas um filho para perpetuar a humanidade. E nesse caso, não havia outra mulher para ele namorar, somente a própria
    mãe dele.
    Todos estes foram povos da caverna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão e Eva ñ tiveram apenas Caim e Abel eles também tiveram outros filhos q povoaram a Terra

      Excluir