Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sábado, 12 de junho de 2010

A questão do Ex-Nihilo

O termo "Ex-nihilo" é em latim, e quer dizer nada. Não, não estou dizendo que não tem significado, mas sim que ele se refere á não-existência, "nada".
Os criacionistas da Terra Jovem costumam declarar que Deus criou todas as coisas do "ex-nihilo", isto é, do nada.
Isso é verdade? Deus fez todas as coisas do "nada"? Até onde isso é verdade? Analisando biblicamente e científicamente há como chegar num denominador comum na questão.

A origem da matéria

Recentes estudos em Física Quântica estao apontando, sem dúvida, para aquilo que é declarado em Hebreus 11,3: a matéria é composta de Ex-nihilo! De "nada"! Parece absurdo, mas os estudos estão apontando em favor disso.

Mas como eu disse, temos que ver até que ponto pode-se dizer que Deus criou todas as coisas usando Ex-nihilo. Até agora podemos ver que a matéria e composta de "nada". Entretanto, teria Deus criado os seres vivos a partir de matéria pré-existente? Vamos primeiro ver isso na bíblia!

A origem da vida

É comum cristãos dizerem que ou Deus criou os seres vivos do nada ou que a Bíblia não registra como eles foram criados. Pois bem, o fato é que existem citações bíblicas extremamente claras sobre como Deus criou os seres viventes. Em Gn 2,19 está escrito assim:

"Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome."

Observe que no início do versículo está registrado que Deus formou todos os seres vivos da terra. Terra? Como assim, terra? O que a Bíblia quer dizer com isso, afinal?
Para se entender um versículo é necessário ver seu contexto. E nesse caso a indicação do que esse verso quer dizer com "terra" é visto em Ecl 3,20

"Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó."

Nessa parte do livro de Eclesiastes, o Rei Salomão compara fisicamente o homem e os animais, logo, segundo esse versículo, quem foi feito e voltará ao pó, aí, são os humanos e...os animais! Portanto, fica claro que Deus fez os seres vivos e o homem do pó da terra!

E como Deus fez para que do pó da terra surgisse a biodiversidade que conhecemos? A Bíblia afirma que Deus criou todos os seres vivos de acordo com suas espécies, e espécie aí significa tipo. Conclui-se que Deus, segundo a Bíblia, criou a partir do pó da terra todos os seres vivos, de acordo com os seus tipos, habitats, etc...

Agora, o que a ciência diz disso tudo?

  • Assim como a Bíblia afirma, os estudos mostram que a vida provavelmente se originou inicialmente de matéria sem vida no lodo submarino, num passado bem remoto;
  • Realmente o processo de evolução das espécies gira em torno de adaptação, ou seja, ambiente muda, animal ou se extingue ou muda também(o mecanismo genético por onde isso ocorre ainda causa divergências, embora exista evidencias o suficiente de que tais adaptações ocorreram no decorrer da história da vida). Isso se encaixa com os dizeres em gênesis de que Deus fez os seres vivos conforme suas espécies (veja a postagem sobre a origem do homem nesse blog).
Como vimos acima, a ciência moderna se harmoniza com a origem bíblica dos seres vivos. Isso é importante de ser destacado, pois trata-se de um apoio com relação á inspiração divina que a Bíblia possui.

Conclusão

Deus realmente criou toda a matéria existente de Ex-nihilo, mas os seres vivos não vieram diretamente de Ex-nihilo, mas sim de matéria inorgânica, a saber, o pó da terra(em hebraico, Adamah), e a ciência evidencia isso na atualidade.

De qualquer forma, de uma coisa podemos ter certeza: "Deus disse Faça! E tudo se fez!"(Salmo 33,9 parte "a").


25 comentários:

  1. Meus Caros,

    Bem, quero passar uma informação que poucas pessoas sabem, quando São Jerônimo "traduziu" a bíblia (a Vulgata,e outras coisinhas), ele por não conseguir traduzir bem a palavra-hebraica que se traduz hoje por 'nada' na bíblia, alterou de alguma forma, para que pudesse ser realmente traduzido por 'nada'.

    Entretanto alguns estudos-atuais revelam, que a palavra seria traduzida melhor por 'Caos' - alguma espécie de 'caos', não o 'caos' grego; mas como não era possível na época, e hoje é possível, traduziu São Jerônimo por 'nada', o que seria melhor traduzido por 'Caos'.

    O que é incrível, pois Orígenes, tentou resolver esse problema, porque não é lógico conceber que a matéria seja eterna - de nenhuma maneira. Então Orígenes diz mais ou menos assim "pode ser que a matéria tenha existido antes desse mundo, mas só Deus é eterno, e é plenamente possível para Deus tenha feito a matéria aparecer 'de nada'" (não o cito, só mostro mais ou menos o que ele quer dizer).

    Então pode ser que se revele que a matéria tenha existido, e tenha havido uma espécie de Caos, mas não importa, pois no fim das contas a matéria teve um começo: logo, não é eterna.

    Pj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está escrito isso? Não há no texto hebraico nenhuma palavra em Gen 1 para "nada". Isto é uma interpretação por inferência que foi elaborada séculos depois por teólogos e religiosos.

      Excluir
    2. Em Gênesis 1,1 bará e um verbo en hebraico que quer dizer criar do nada. Te recomendo este sitesite ://www.oapologistadaverdade.org/2016/11/diferenca-entre-criar-e-fazer.html?m=1. Você irá entender que não tem nada a ver com teologia e religião

      Excluir
  2. Curiosidade interessante, Paulo.
    Muito obrigado pelo ótimo comentário!

    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Particularmente não tenho dificuldade de compreender tanto a evolução das espécies quanto a evolução do homem com o relato bíbilico, também não tenho dificuldade de conceber a criação a partir da teoria do big bang, ou do caos, ou simplesmente do nada, pois sou daqueles que creem que toda a origem teve no eterno, o nada, o caos, a materia foram concebidas em algum momento, e este momento para mim é quando Deus disse e tudo foi criado.

    ResponderExcluir
  4. Agora vc ta contra dizendo a própria bíblia quando falam de Adão e Eva e Arca de Noé, seria mais um caso de alteração do significado para adaptar ao interesse humano e enganar os crédulos(aqueles que querem acreditar e só precisam de um caminho, mesmo que seja inventado)? Engraçado é imaginar que quem escreveu a bíblia tinha algum conhecimento atual de evolução e física quântica. Vejam isso http://autoconhecimento.org/2012/04/19/um-dragao-na-minha-garagem/, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? (o blog do link não é meu, mas possui um conteúdo pertinente a quem quer encontrar respostas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou contradizendo nada. Ocorre que se você tem a Bíblia, e você tem a teologia, você não pode deixar a teologia, ou seja, uma interpretação particular, guiar a Bíblia. Sobre isso, o apóstolo Pedro é bem enfático(2 Pedro 1:20, 21).

      E a pessoa que escreveu a Bíblia, realmente, não tinha conhecimento de evolucão e física quântica... Mas Deus tem, e por isso cremos na inspiração divina das Escrituras. Agora, é coincidência, por exemplo, os eventos da pré-história baterem com o relato de Gênesis?

      As evidências estão aí. Crença, no entanto, é algo pessoal. Respeito, porém, é obrigatório.

      Excluir
    2. Ah... Sim... Brilhante inteligência!!... Quer dizer que foi coincidência
      os eventos da P.H baterem com o Gênesis!?
      Psiu! Aqui pra nós e que ninguém nos leia;
      Qual a idade da P.H e a idade do Gênesis?
      Os espertalhões que criaram esse livro fantasioso, aliás quase todos dessa "Antologia" vêm tirando ilações de fatos já passados, como esses acima, e presentes como a profecia de um tal Isaias proferida Há 7 séculos (?) e induzindo - "lavando" as mentes amorfas ou de crédulos da mesma natureza.
      Por que vocês proíbem seus filhos de acreditarem em Papai Noel?


      Segundo Montaigne, o primeiro passo para a Filosofia é a dúvida
      Falta reflexão que poderia evitar as "abobrinhas"

      Fernando Garcia




      Excluir
    3. Fernando Garcia, primeiramente, respeito é bom e todo o mundo gosta. Só porque você tem sua ideologia e acha a dos outros "abobrinhas" não te dá o direito de usar de sarcasmo e desrespeito no comentário. Mais um comentário assim e terei de tomar uma atitude cabível.

      Mas respondendo sua afirmação "amorfa":

      Eu perguntei "seria coincidência?", não afirmei que era coincidência.
      Cá entre nós, só a Era Paleozóica já tem início há 540 milhões de anos a.C - e você não está falando com uma pessoa leiga nesse assunto, te garanto - enquanto que o Gênesis teria sido escrito há uns 1300 anos a.C... como Moisés adivinharia a ordem dos eventos da Pré-história? Se acha que estou falando asneira, veja isso: http://radio93.com.br/noticias93/cientistas-da-nasa-comparam-descobertas-com-versiculos-da-biblia/


      Mas se prefere crer que são coincidências tudo bem, mas apenas respeite quem pensa diferente de você.

      Excluir
  5. Para enriquecer nossos conhecimentos, recomendo:
    1) Isaias 45:18
    2) http://redeadventista.com.br/escolasabatina/
    Bom estudo.
    Um abençoado 2013 a todos!

    ResponderExcluir
  6. "Para se entender um versículo é necessário ver seu contexto. E nesse caso a indicação do que esse verso quer dizer com "terra" é visto em Ecl 3,20"... ops... a passagem de Eclesiastes não é o contexto de Gn 2.9. O contexto é o que se acha no texto, vindo escrito antes e depois. O que passa disso é sistematização teológica. Fora esse detalhe russelita, o assunto é bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito cuidado com as assimilações que querem harmonizar a justificativa dos homens á Lei, os Mandamentos, preceitos e o assim diz o Senhor. Esta mistura sincrética de ciência e a Palavra de D'us é mais uma artimanha de Satanás. Entenda D'us deu a inteligência ao homem pois somos semelhança do D'us vivo ( hoje decaídos devido ao pecado ) então a ciência vem de D'us mas Satanás pega verdades e mistura com mentiras como já fez antes e fará até o fim Ap 20:7,8. Lembre-se que o motivo desta batalha que é travada todos os dias e que não vemos Ef 6:12 é que Satanás duvidou da Lei de D'us afirmando que esta Lei é má, aprisiona e portanto D'us não é perfeito. Se o homem evolui do macaco, ou veio das estrelas - panspermia cósmica - não vejo semelhança com D'us mas o ponto é outro se não foi literal a formação da terra e do homem, o sábado santificado e abençoado por D'us não existe na Lei então é uma fantasia acreditarmos no Messias e no resto do relato bíblico, pois não há harmonia em acreditar em milhões de anos para formação do homem e na Lei de D'us. Pequenas distorções, aceitações levam nos a fazer concessões que moldam nosso caráter e nos afastam de Eterno. O engano é grande da parte de Satanás. ( Espiritismo, Evolucionismo, Inferno, graça barata, boa moral sem D'us - moral subjetiva... A Paz seja com todos. Dn 7:25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, a paz de Deus! Cuidado com julgamentos precipitados, muito cuidado mesmo. Leia esse artigo e outros artigos do blog e verá que não defendemos aqui uma criação não literal. A ciência vem de Deus e temos que orar lhe pedindo para dar entendimento para compreender o que de fato as Escrituras dizem e o que a ciência diz. Para você ter uma ideia os primeiros - e uma boa parte - dos cientistas que estudaram a Terra com milhões de anos eram/são cristãos. O engano é grande da parte de Satanás, mas tente saber diferenciar Evolucionismo de Teoria da Evolução, já é um começo para tentar entender o que é heresia e o que não é e vir com uma argumentação construtiva. Satanás também age fazendo com que façamos interpretações das Escrituras que entra em conflito com a realidade do mundo fisico e espiritual e que gerem contendas e argumentos "em tom de advertência" como esse. Estude mais, ore mais, pois o povo por vezes perece por falta de conhecimento... Fica na paz!

      Excluir
  8. Muito cuidado com as assimilações que querem harmonizar a justificativa dos homens á Lei, os Mandamentos, preceitos e o assim diz o Senhor. Esta mistura sincrética de ciência e a Palavra de D'us é mais uma artimanha de Satanás. Entenda D'us deu a inteligência ao homem pois somos semelhança do D'us vivo ( hoje decaídos devido ao pecado ) então a ciência vem de D'us mas Satanás pega verdades e mistura com mentiras como já fez antes e fará até o fim Ap 20:7,8. Lembre-se que o motivo desta batalha que é travada todos os dias e que não vemos Ef 6:12 é que Satanás duvidou da Lei de D'us afirmando que esta Lei é má, aprisiona e portanto D'us não é perfeito. Se o homem evolui do macaco, ou veio das estrelas - panspermia cósmica - não vejo semelhança com D'us mas o ponto é outro se não foi literal a formação da terra e do homem, o sábado santificado e abençoado por D'us não existe na Lei então é uma fantasia acreditarmos no Messias e no resto do relato bíblico, pois não há harmonia em acreditar em milhões de anos para formação do homem e na Lei de D'us. Pequenas distorções, aceitações levam nos a fazer concessões que moldam nosso caráter e nos afastam de Eterno. O engano é grande da parte de Satanás. ( Espiritismo, Evolucionismo, Inferno, graça barata, boa moral sem D'us - moral subjetiva... A Paz seja com todos. Dn 7:25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, a paz de Deus! Cuidado com julgamentos precipitados, muito cuidado mesmo. Leia esse artigo e outros artigos do blog e verá que não defendemos aqui uma criação não literal. A ciência vem de Deus e temos que orar lhe pedindo para dar entendimento para compreender o que de fato as Escrituras dizem e o que a ciência diz. Para você ter uma ideia os primeiros - e uma boa parte - dos cientistas que estudaram a Terra com milhões de anos eram/são cristãos. O engano é grande da parte de Satanás, mas tente saber diferenciar Evolucionismo de Teoria da Evolução, já é um começo para tentar entender o que é heresia e o que não é e vir com uma argumentação construtiva. Satanás também age fazendo com que façamos interpretações das Escrituras que entra em conflito com a realidade do mundo fisico e espiritual e que gerem contendas e argumentos "em tom de advertência" como esse. Estude mais, ore mais, pois o povo por vezes perece por falta de conhecimento... Fica na paz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A paz de Deus,verdade,pois eu sou leiga e não tenho estudos nenhum,mas a tempos vinha meditando,e orando Deus,pois estava pensando no tempo que adão levou para dar nomes a todos os animais,que muitos acreditam que foi simplesmente o homem instalado no jardim,e já veio o pecado,e pensando que a bíblia tem muitas partes que só o espírito de Deus nos faz entender,como a profecia que a cobra iria arrastar-se,nao entrava na minha cabeça,que se tratava de exatamente ser a cobra,pois lia e ia meditando,em outros termos também usados nas escrituras,e creio que o espírito de Deus me trouxe até esse blog,pois leio e tenho paz,pq está escrito para não andar em rodas de debates que de nada edificam,e qdo o espírito testifica,ha paz...

      Excluir
  9. Gente só estou chegando agora,pois estava estudando Gênesis 1.Conheço muito pouco em vista dos comentários feitos aqui, mas,que delícia discutir esses assuntos. Quanto mais me aprofundo percebo o quanto somos pequenos, e como o povo exalta né? O bom mesmo é que Jesus esta voltando e então se cumprirá o que disse o apóstolo Paulo:"Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos;mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado...Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face:agora conheço em parte, mas então conhecerei como sou conhecido".ICor.13.9-10 e 12. Aleluia! Enquanto Ele não vem, vamos no esforçar para entendermos ao máximo esses mistérios que só nos mostra o quanto nosso Deus é poderoso e, assim, inexplicável.Tirando a exaltação desnecessária, adorei os comentários.Deus abençoe a todos.Abraços!

    ResponderExcluir
  10. " Do crente ao ateu, ninguém explica Deus"
    Eu vejo todos, em muitos lugares, debatendo até o que os homens mais " inteligentes", que ja passaram neste mundo, ja tentaram explicar. E quando ouço, leio e vejo estes debates, apenas abro um sorriso, pois no fim, ninguem explica Deus! Nao importa a mente, por mais brilhante que seja, nunca descobrira a " real pontencia" de Deus sobre a vida. So especulam e " abrem" teorias. Tanto o nome " A teoria de tudo". Enquanto nós, nós que acreditamos ( nao estou ofendendo ninguem, por favor) vivemos coisas surreais com Deus. Só quem vive é quem sabe.
    Basta indicar e falar uma vez. Quer experimentar? Experimenta viver algo maior que voce. Intenso! Mas nao adianta debater, debater... nao quer conhecer o que conheci? Sem problemas! E eu, novamente, abro um sorriso e digo: que pena. Mas ainda assim, ninguem explica Deus!
    Abracao!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Os teólogos cristãos modernos, aproveitando idéias extraídas da teoria atômica, supõem que Deus transformou sua própria energia em matéria, e isso pelo poder da sua vontade, exemplificada na sua Palavra proferida. Sem dúvida esse é um conceito superior, que substitui corretamente a idéia da criação ex nihilo. Portanto, talvez possamos afirmar com segurança que o primeiro conceito bíblico da criação é que houve tempo em que somente Deus existia. A Bíblia simplesmente não foi escrita para ensinar como Deus criou todas as coisas. Seu propósito é teológico, e não científico.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Deem uma olhada neste site:
    (www.assuntospolemicosdabiblia.com).Tem vários artigos com riquezas de detalhes,muito bom para quem gosta de conhecimento!

    ResponderExcluir
  13. Gostei de ler tudo, postagem e comentários. Mas, dentre tantas opções que tenho na vida, eu não faria um doutorado em Teologia. Estou com Santo Agostinho e o anjo que ele viu na praia, tentando trazer a água do mar para um buraquinho na areia. Nem mesmo da minha vida, eu tenho posse, em qualquer sentido. Já nem sei que caminhos me trouxeram ao que sou hoje, mas, intrinsecamente, sempre houve um fio que me levava a refletir sobre a parte prática dessa história: minha missão não é entender, é fazer. Fazer o bem. Já pensei ter ouvido a voz de Deus, mas era a minha própria voz. E já tive certeza, em outros momentos, de a conversa ter-se dado realmente com Deus. Acreditar no que está diante dos meus olhos, dentro da minha alma... já me dá bastante trabalho... Acredito que todas as gerações precisam fazer sua parte em tentar compreensões e provas, mesmo sabendo que a verdadeira compreensão e a verdadeira prova será, no mínimo, o composto dos inúmeros achados em cada geração... Por outro lado, enquanto isso, outras pessoas dessas mesmas gerações precisam tentar compreender coisas menos complexas, como a Comunicação ou a Medicina... Minha missão passa por outras tendências. O crer me interessa muito mais pela intuição e pela vivência. Estarei "fazendo"outras coisas e "assimilando sem fazer" o que vocês compartilharem. Só escrevi isso pra que vocês saibam que há quem torça por vocês, há quem queira ouvi-los. (Eu vim parar aqui só porque estava procurando adequar o significado de "ex nihilo" a um aspecto da Linguística Histórica... Talvez eu venha a saber o quanto da voz de Deus há neste circunlóquio assíncrono...)

    ResponderExcluir
  14. lembremo-nos que antes das escrituras iniciar a narrativa da criação em si, ou seja a contagem dos dias e a sequencia escrita diz. No principio criou Deus o Céu e a (Terra) sendo esta sem (forma) e (vazia) e claro e evidente que isto não está longe do (Ex-Nihilo) . eternidade e um atributo incomunicável.

    ResponderExcluir
  15. O que fica em (xeque) nessa questão; é que, tanto faz a hipérbole de explicar que Deus tenha criado de pré-materia ou isento de prémateria. O assim dizendo tirado tudo da (cartola do nada). A verdade é que nunca houve um nada-total assim como toda causa no universo é sempre associativa sendo a causa na própria causa, onde nada é criado e sim sempre transformado e transportado. Toda lacuna ou aparente NADA é parcial e nunca total. Razão de que não cabe o verbo CRIAR na auto-colmeia cósmica

    ResponderExcluir