Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Corpo, Alma e Espírito - O que é cada um?


Na Bíblia, e especialmente no Novo Testamento, nos deparamos com 3 termos que ainda hoje geram discussões intensas: o corpo, a alma e o espírito. Sim, nós cristãos sabemos que eles existem porque a Bíblia assim o testifica. Mas... o que é o que? Qual a verdadeira defini
ção de corpo, alma e espírito? Qual é a verdadeira relação entre eles?

Ainda hoje no meio do povo cristão há muita confusão a respeito desses termos. E a drástica consequência que essa confusão é basicamente um entendimento errado de inúmeras passagens das Escrituras. Dentre alguns exemplos da consequência da confusão entre esses termos nós podemos citar, por exemplo, a interpretação errada de como se dará a Volta de Cristo (tal discussão gira em torno da confusão ent
re alma e espírito) e a interpretação errada de Gênesis 2:7 (que por sua vez acaba batendo de frente com a biologia moderna).
Somente através de uma análise detalhada sobre esses termos é que chegaremos a um consenso. Pelo menos no meio cristão.

Abaixo, apresentamos um estudo do assunto feito com a ajuda do Pr. João Sasso, do Centro Evangelístico "O Brasil Para Cristo" de São Bernardo do Campo.

O CORPO

Quando falamos de corpo, biblicamente falando, estamos falando da parte visível para habitar no mundo físico; é a parte física do ser humano.

Em gênesis 2:7 e também em vários outros trechos da Bíblia, fica claro que a composição física do homem é o pó da terra, ou barro como é visto em algumas interpretações. A idéia tradicional hoje de como Deus fez o homem a partir desse elemento, que surgiu do catolicismo romano e do islã, diz que Deus no fim do 6º dia da Criação pegou barro do Rio Eufrates do jardim do Éden e com esse barro úmido modelou um boneco, e em seguida soprou em suas narinas, e assim o boneco, ou melhor, Adão, despertou. Só que por mais popular que seja essa visão entre os criacionistas, ela bate de frente com os estudos recentes de Biologia, e ainda ela nem é a concepçao original bíblica. Os Judeus simplesmente alegam que a Bíblia não diz como o homem foi formado a partir do elemento inicial. E realmente a Bíblia não diz mesmo de que maneira Deus o fez...

Mas isso não quer dizer que a Bíblia esteja mentindo, aliás, muito pelo contrário. A Bíblia em Eclesiastes 3,20, é bem clara ao dizer que não só o homem, mas todo ser vivo foi feito do pó da terra. Curiosamente, a composição orgânica dos seres vivos segue a seguinte receita:

- 72% de água;
- 14% de Carbono;
- 9% de Hidrogênio;
- 5% de Nitrogênio;
- e 3,5% distribuídos em pelo menos 15 elementos como cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, etc...

E essa é a mesma composição orgânica da terra! Ou seja, a ciência confirma que a terra que produz alimentos é a mesma dos seres vivos e, é claro, do ser humano!
Quando olhamos para os estudos sobre a Origem da Vida, deparamos com algo ainda mais similar com a Bíblia: O cientista Alexander Graham Cairns-Smith desenvolveu a hipótese de que os minerais argilosos (literalmente o pó da terra de Gênesis 2,7) teriam constituído não somente o suporte, mas também o próprio sistema genético da vida primitiva, posteriormente suplantado por compostos orgânicos (ácidos nucléicos). Em sua defesa levantou a capacidade de replicação de superfícies cristalinas, preservando defeitos e irregularidades, e também a complexidade química dos polímeros envolvidos nos processos reprodutivos atuais. É a biologia apenas comprovando aquilo que, há tempos, a Bíblia já dizia sobre o corpo físico.

O corpo funciona para a comunicação social ou religiosa (aliás o contato físico é feito através da alma terrena, do qual falaremos mais adiante), e também necessita de cuidados para funcionar corretamente e garantir a vida, por meio da alimentação, higiene, etc... Pela ótica médica científica o corpo possui milhões de Kwh de energia contida em seus átomos. Enquanto vivo o ser humano deve "aproveitar bem essa energia".

Mas o corpo físico pode também ser considerado um "veículo", que pode servir tanto para santidade quanto para o pecado. Como assim? Em gênesis 3: 1, Satanás utilizou não de um corpo humano, mas de um corpo animal, mais especificamente de uma serpente, para poder se comunicar com Eva para tentá-la. Em contrapartida, Deus precisou do corpo humano de Jesus (Filipenses 2:6 - 11) para se manifestar como Salvador. Jesus teve de nascer de um corpo físico (virgem, é claro) para assim se manifestar. A Bíblia, aliás, é bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era 100% espírito. Mas para Deus, o corpo é a sua morada, ou santuário, ou tabernáculo de carne, ou até mesmo um pequeno deus.

De acordo com 2ª Coríntios 5:10 e Apocalipse 14:13; o julgamento da igreja será pelo corpo (obras). Em consequência isso significa que, pra quem investe na carne em prazeres mundanos, a situação é pior ainda (Apocalipse 20: 1 - 15).

A ALMA

Esse certamente é o ponto mais polêmico no tema "corpo, alma e espírito", principalmente pela gigante confusão que se faz com a definição de alma. Então, pela Bíblia, o que é a alma?
No Novo Testamento, que foi escrito no grego, é chamada de "psiqué", que traduz-se como uma parte interna invisível. Já no Antigo Testamento, escrito em hebraico, vemos o termo Nephesh, que possui vários significados, dependendo do conceito que é aplicado. Em suma, a alma é considerada a Sede das Emoções, trabalhando no campo da mente humana ao trazer sensações emotivas ,prazer, alegria tristeza e etc...
Entretanto, como já foi dito, o termo Nephesh na Bíblia tem vários significados, logo, existe na Bíblia 4 categorias de alma:

1º - a Alma Biológica

Todo ser vivo possui uma alma biológica; e nós não fugimos á regra. Essa alma diz respeito ás emoções em todo sentido científico. Segundo Levítico17:13 e 14 a alma do animal está no sangue. A alma biológica também se encontra no homem e é relativa ao corpo.

2º - a Alma Eterna

Dádiva de Deus para o homem, ao soprá-la nas narinas de Adão. De acordo com alguns judeus estudiosos do Gênesis, o termo Nephesh, que se encontra em Gênesis 2:7 como Neshamá, indica especificamente uma alma diferenciada inserida em um ser pré-existente (o homem), quando Deus soprou o corpo espiritual, ou espírito, no homem.
Em Mateus 10:28 vemos a menção de que alma e corpo podem ser jogados juntos no Lago de Fogo (Lucas 16:19; Marcos 9: 48 e 49)

3º - Alma como cidadão

Conforme vemos no capítulo 13 da Carta aos Romanos.

4º - Alma como sentimento

É o termo "a minha alma se alegra", por exemplo. Pode ser sentimento de alegria ou mesmo de tristeza.

A categoria de alma mais destacada nas escrituras é, sem dúvida, a "alma eterna". É essa alma que recebemos como dádiva de Deus em Gênesis 2:7.
No entanto, a Bíblia declara que a alma que pecar morrerá, e morte eterna não tem cura; portanto isso é uma espécie de alerta para nós mesmos. A alma é o tribunal da consciência do homem, e ninguém escapa da acusação ou inocência dela. na Carta aos Romanos capítulo 2, versículo 11 ao 16 encontramos uma leitura forte e decisiva para a vida de todos que querem ver o Pai, pois fala justamente disso.

Mas lembre-se: esta alma é uma copia do corpo físico. Na morte há a separação um do outro, sendo que o corpo sem alma está morto (Tiago 2:26). A alma que Deus insulflou no homem, portanto, é vital.

O ESPÍRITO


O Corpo espiritual, ou espírito, é parte que possui ligação com as coisas espirituais ou com o mundo espiritual ,que leva o cristão à presença de Deus. Nenhum ser vivo, além do homem, possui o espírito. O termo Rhuah, que pode significar sopro ou vento, indica o corpo espiritual em Gênesis 2:7. Sendo assim, o espírito foi insulflado nas narinas do primeiro ser humano (Adão), e pelo espírito o homem ganhou a alma eterna, tornando-se em definitivo á imagem e semelhança de Deus, afinal é pelo espírito que temos ligação com Deus. No Novo testamento, o termo para Espírito é "Pneuma", que possui o mesmo sentido de Rhuah.

E quando essa ligação com Deus acontece? Acontece quando oramos, louvamos, glorificamos a Deus, sentimos a presença do Senhor, etc... enfim, quando mantemos contato com o pai. Essa ligação só é quebrada quando nos entregamos aos frutos carnais, o qual nos afasta do alvo, que é Deus (Leia Gálatas 5:19 e Romanos 8)


O espírito representa a natureza maior do homem e rege de modo elevado o caráter do homem, o espírito procura reger o homem segundo o conceito de Deus, tentando transformá-lo cada dia na verdadeira imagem e semelhança do Pai, a fim de cumprir sua missão.

RESUMINDO

O Homem é formado por corpo, alma e espírito (Tricotomia).
O corpo: é a parte material e perecível do ser humano, que cessa de existir com o fenômeno da morte. O corpo pertence a terra e tem contato com ela. Ele nos torna conscientes deste mundo.
A alma: é o principio da vida. E com ela se relacionam nosso intelecto, nossa personalidade e nossa vontade. A alma proporciona ao corpo vida e inteligência, usando os sentidos físicos para receber impressões e usando os órgãos do corpo para expressar-se. Ela nos torna conscientes de nós mesmos. Todo ser vivo possui alma, mas o ser humano ganhou uma "nova alma", uma alma eterna, quando Deus soprou o espírito nas narinas do primeiro homem (Gn 2:7)
O espírito: é o principio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal, embora receba impressões do corpo e da alma, também é capaz de receber conhecimentos diretamente de Deus e de manter com Deus uma comunhão espiritual que ultrapassa os raciocínios da alma. Ela nos torna conscientes de Deus.

Finalizamos o estudo com uma passagem encontrada em Hebreus 4 versículo 12:

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. "

VEJA TAMBÉM:


77 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu gostei também,mas de qualquer maneira penso que ninguém consegue explicar a diferença entre alma e espírito,eu particularmente penso que os dois são a mesma coisa.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O homem "tornou-se", ou "passou a ser" alma vivente somente depois de Gen. 2:7. Antes disso ele era apenas uma alma, ou um homem-espírito, criado à semelhança de Deus (Gen. 1:26-27).
      Agora entrar na divisão, ou na divisa, da alma e espírito somente a Palavra de Deus, ou seja, o Espírito Santo que o criou (Heb. 4:12).

      Excluir
    4. a diferença entre alma e espirito amigo e que todos possuem almas mas nem todos tem o espirito, o espirito de deus se e q vc me entende.

      Excluir
  2. Melhor definição que tive até agora...

    ResponderExcluir
  3. muito simples muito bom otimo direto ao assunto sem complicação ...

    ResponderExcluir
  4. muito boa a explicação, em detalhada, e especificada. Em diferenciado. Agora eu sei exatamente qual é a diferença entre os três.

    ResponderExcluir
  5. Assim como os animais também possuem alma vivente; podemos também entender que os humanos é formado de corpo alma e espirito; ou seja corpo 'massa corpórea' alma vivente, 'é o sangue' espirito, 'fôlego de vida'

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, + da pra Melhorar,. A Alma é o Conjunto de Corpo e Espirito,. Como Nós Vemos na História da Criação, O Homem é Feito de Dois Elementos essenciais: Pó da terra e Folego de Vida,. Especificando melhor, O Espirito é o Folego de Vida, cujo DEUS soprou nas narinas de Adão, e o Corpo humano é o Pó da terra, E a ALMA é o Conjunto dos Dois,. Assim todos Nós Vivos somos Almas Viventes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correto quanto a sermos almas viventes como Adão (adamah = terreno) e podemos pegar o caminho de volta em Cristo que é espírito vivificante, isto é, nos amplia a essência de Deus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. dessa eu gostei mais,muito inteligente!

      Excluir
  7. Como um corpo espiritual pode ser atormentado no fogo físico do lago de fogo (Mt 10:28. Lc 12:5. Mc 9:43-48) ?
    Ou melhor o lago de fogo é apenas simbólico a o ler em Apocalipse 20:14; em que coisas como a morte e o inferno são lançados nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo meu amigo....é tão real quanto o céu....o Inferno e Lago de Fogo, foi mencionado muitas vezes no NT como lugar real.. nada de simbólico...dai vem a advertência pro cristão vigiar...Há doutrinas por ai afora, tentando fazer o povo não se preocupar, quanto a possibilidade de serem "lançados no Lago de Fogo", pois caso se preocupem, vigiarão afim de não serem lançados lá... Uma tática do Inimigo de nossas Almas....Mas Fiel é o Senhor Jesus, que alertou seu povo, seus filhos, quanto à este terrível lugar "Ali haverá pranto e ranger de dentes"....disse Aquele que é Fiel...ok?

      Excluir
    2. O INFERNO É REAL, POIS RELATA NAO A MORTE FISICA, MAS A ESPIRITUAL. O INFERNO, OU MUNDO DOS MORTOS, DEPENDENDO DA INTERPRETAÇÃO, NOS DIRECIONA PRO MESMO CAMINHO, O LUGAR ONDE OS MORTOS ESPERAM SEUS JULGAMENTOS PERANTE AO TRONO BRANCO. AGORA QUANDO FALA DO LAGO DE FOGO, NAO É INFERNO E SIM A GEENA, OU SEJA, O LAGO DE FOGO AONDE VAI SER JOGADO SATANAS E SEUS ANJOS E TODOS QUE REJEITARAM A DEUS. ISSO CHAMAMOS DE SEGUNDA MORTE, MORTE ESPIRITUAL E NAO DO CORPO

      Excluir
  8. OLA BOA NOITE,
    SÓ DISCORDEI NO FINAL EU DIRIA QUE.
    SIMPLIFICANDO MAIS AINDA.
    OLHOS=CORPO
    PENSAMENTO=ESPIRITO
    CONSCIÊNCIA=ALMA

    O ESPIRITO É O ALVO OU O ELO, PRA DEUS O PARA O DIABO, O CORPO FAZ E A ALMA AVALIA SE BOM OU RUIM. SENDO QUE ELA É QUEM SOFRE TUDO OU SE ALEGRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sandra!
      Você complementou em poucas palavras o artigo, que benção! Deus te abençõe!

      Excluir
    2. esta muito correto, discordei com o comentário de Sandra o Pensamento já é a consciência ambos fazem parte da alma.

      Excluir
    3. Acredito que;
      Olhos = Corpo
      Sentimento = Alma
      Consciência = Espirito

      Excluir
    4. Sandra vc simplificou de forma bem coerente. corpo-materia alma:- ser vivente., espirito - folego de vida.

      Excluir
  9. concordo com o que esta escrito para mim foi muito instrutivo pois estou tendo aulas sobre a bíblia 8 de agosto de2014

    ResponderExcluir
  10. Me responda como é o corpo alma e o espírito de uma pessoa que tem problemas mentais e massa cinzenta do raciocinio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esta pessoal, é muito mais abençoada por Deus, pois seus sentimentos não se misturam com os desejos da Carne(Corpo), tudo foi criado para glorificarmos o nome de Deus, por mais deficiente que esteja o corpo, o Espirito está intacto, fazendo com que as pessoas as sua volta reconheça o força de Deus. Assim tem sido meus ultimos 9 anos, pois, tenho uma filha especial, e ela nos alegra todos os dias.

      Excluir
  11. Muito bom que Deus continue te dando mas sabedoria e inteligencia e capacidade pra montar uns estudos abencoados

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu posso afirmar que o sopro de Deus nas narinas e o espírito e a alma é o sangue?

    ResponderExcluir
  14. Eu posso afirmar que o sopro de Deus nas narinas e o espírito e a alma é o sangue?

    ResponderExcluir
  15. Eu posso afirmar que o sopro de Deus nas narinas e o espírito e a alma é o sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Enivon!
      Respondendo a sua pergunta, apenas consideramos o sangue como alma nos animais, isso é bem mencionado no Pentateuco. O homem tem um diferencial em relação aos demais animais no quesito espiritual (porque fisicamente a composição é igual) e, no caso, o sopro de Deus é algo do plano espiritual, pois é o que tornou Adão a Imagem e Semelhança de Seu Criador.

      Espero ter respondido sua pergunta! Qualquer coisa, estamos aí ;)

      Excluir
  16. Entendo que:
    Corpo - Morre
    Alma- o que eu sou e onde passarei a eternidade
    Espirito - Consciencia...onde o Espirito Santo fala comigo e qdo corpo morre ele Volta pra Deus..

    ResponderExcluir
  17. Coopº.Rafael Rocha IPDA

    Acredito que o espírito é o que da vida a nossa a alma !
    Ex: Gênesis:2.7- ... e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

    Obs: Ou seja, O Senhor soprou o espírito na alma sem vida e ela foi feita alma vivente.

    Obs: Hebreus: 4.12 -...,e penetra até a divisão da alma, e do espírito,...

    ResponderExcluir
  18. Coop. Rafael Rocha IPDA

    A alma é sim a responsável pelos nossos sentidos e dor, desejo, alegria, bem estar, preocupações e ctc.


    Ex: Lc: 16.27e 28 - E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai , que o mandes à casa do meu pai,

    pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

    ResponderExcluir
  19. Coopº Rafael Rocha IPDA

    Só recapitulando o coméntario acima mencionado pelo anônimo, que diz que o lago de fogo não existe, olha só nós estamos falando de coisas espírituais, então logicamente o fogo físico não queima algo espiritual, esse FOGO do LAGO DE FOGO é ESPIRITUAL.

    Ex: Lucas: 16.24 - ...molhe na água a ponta do seu e me refresque a língua, porque estou atormentado nessa chama.


    Obs: Isto é a alma morta sem o espirito e com todos os sentidos funcionando perfeitamente, têm lembranças, cede ,dor, desespero, medo e etc.


    Obs: Primeiro vem a morte física, do corpo, quando o corpo físico é danificado muito gravemente, perde a estabilidade e se não for possível reanima-lo acontece a falência em cadeia dos ógãos, aí então a alma é liberta para seguir para a eterninade, ou hades,iferno ou lugar de tormento é a mesma coisa, pois se trata de um deterrminado lugar que antecede o lago de fogo, assim como a alma que segue para a vida eterna, vai para o SEIO DE ABRAÃO, PARAÍSO OU LUGAR DE DESCANSO, nenhum homem ou mulher que morreu em Cristo Jesus desde a fundação do mundo até o tempo presente não subiu ao céu.


    Ex: João: 3.13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.

    The peace of the Lorden Jesus Crist, brothers and sisters!!!

    ResponderExcluir
  20. Ok amigo, boa explanação. Que Deus continue te iluminando para ensinar cada vez mais aos homens para que saiam da escuridão.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia nos temos uma alma ou somos almas viventes?

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa eu aprendi. A alma pra mim significa um pessoas e o espírito é o fôlego de vida, e que a alma morre e que o fôlego de vida volta pra Deus então a alma não vai para nem o céu e nem o inferno e muito menos pro seio de Abraão e sim pra sepultura ou seja fomos criados do pó e do pó voltaremos, na volta de Jesus os justos será arrebatados e os ímpios depois de 1000 anos será julgados e condenados ao fogo eterno.

    ResponderExcluir
  23. Uma coisa eu aprendi. A alma pra mim significa um pessoas e o espírito é o fôlego de vida, e que a alma morre e que o fôlego de vida volta pra Deus então a alma não vai para nem o céu e nem o inferno e muito menos pro seio de Abraão e sim pra sepultura ou seja fomos criados do pó e do pó voltaremos, na volta de Jesus os justos será arrebatados e os ímpios depois de 1000 anos será julgados e condenados ao fogo eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendeu errado, contodo respeito.
      Quem pensa assim são as testemunhas de jeová, e como sabemos, eles não tem entendimento da Escritura Sagrada!
      Mas continue aprendendo, buscando em Deus meu irmão.

      Excluir
  24. Bom dia nos temos uma alma ou somos almas viventes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma coisa. O fato de sermos alma vivente indica que temos uma alma q vive.

      Excluir
  25. Gente, é simples assim:
    Corpo: Comunicação com o meio ambiente físico. (Terra)
    Alma: Comunicação com as outras pessoas ( Humanos)
    Espírito: Comunicação com Deus ---> (Quem é Deus?)
    Pai Criador,
    Filho Redentor e
    Espírito Santo de Deus Consolador
    e todo espírito de confusão e mentira nós repreendemos poderosamente em nome do Senhor Jesus! Amém!!!

    ResponderExcluir
  26. Gente, é simples assim:
    Corpo: Comunicação com o meio ambiente físico. (Terra)
    Alma: Comunicação com as outras pessoas ( Humanos)
    Espírito: Comunicação com Deus ---> (Quem é Deus?)
    Pai Criador,
    Filho Redentor e
    Espírito Santo de Deus Consolador
    e que toda idéia de confusão e mentira nós repreendemos poderosamente em nome do Senhor Jesus! Amém!!!

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  27. Alguém me diz por favor, qdo morre quem vai pro céu e quem vai pro inferno à alma ou o espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alma que peca escolhendo fazer a vontade da carne e desobedecendo a Deus. E na alma que reside o livre arbítrio portanto é a alma que responde pelo pecado que cometeu quando "viva" na terra. O espírito não peca pois todo o tempo sua vontade é fazer a vontade de Deus. O corpo retorna ao pó. a alma se viveu em pecado ete o último instante de vida na terra, essa sim desse ao inferno.

      Excluir
  28. Alguém me diz por favor, qdo morre quem vai pro céu e quem vai pro inferno à alma ou o espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O todos os espiritos de todos voltam pra Deus pois foi nos dado como um campo livre onde o espírito santo e Deus pode atuar, e ministrar em nós. Em outras palavras é o que nos liga com Deus. Mas, é a alma que dependendo de suas ações que pode ou não ir ao céu. Pq nossa alma tem a função da mente, da emoção e da vontade, e é importante salientar também que o livre arbítrio atua na alma...texto biblico- não temei ao homem que mata, mas ,antes temei ao senhor pq Ele além de matar tem o poder delança a alma no inferno. Tentei.

      Excluir
  29. Muito bom! Não foi o melhor não mas está bom. Achei que ele escreveria sobre as 3 funções do corpo(sensação, movimento,instinto) ; 3funções da alma(mente,vontade e emoção) ; e das 3do espírito q são elas(intuição ou revelação, consciência e comunhão.. Mas ta ótimo eu gostei me ajudou para aumentar o conhecimento, sobre a Triunicidade do homem!!!

    ResponderExcluir
  30. Vc disse q só o homem tem espírito os animais tbm possuem, eles não tem alma como nois 1 9 Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais;

    o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais;

    ResponderExcluir
  31. Segundo gênesis o homem é formado por fôlego de vida(sopro de Deus)+boneco de terra(matéria)=alma vivente(ser consciente), se faltar um dos dois ingredientes não existe alma vivente, não existe ser consciente. Em Eclesiastes também fala que na morte o fôlego de vida volta para Deus que o deu e a matéria volta para o pó da terra. Portanto dizer que o homem tem um alma, quando na verade ele é uma alma, é concordar com a doutrina espírita de que a alma é imortal, e mais, segundo a bíblia somente Deus é imortal, nós ainda não alcançamos a imortalidade somente quando Jesus voltar que de fato nosso corpo será revestido de imortalidade.

    ResponderExcluir
  32. Segundo gênesis o homem é formado por fôlego de vida(sopro de Deus)+boneco de terra(matéria)=alma vivente(ser consciente), se faltar um dos dois ingredientes não existe alma vivente, não existe ser consciente. Em Eclesiastes também fala que na morte o fôlego de vida volta para Deus que o deu e a matéria volta para o pó da terra. Portanto dizer que o homem tem um alma, quando na verade ele é uma alma, é concordar com a doutrina espírita de que a alma é imortal, e mais, segundo a bíblia somente Deus é imortal, nós ainda não alcançamos a imortalidade somente quando Jesus voltar que de fato nosso corpo será revestido de imortalidade.

    ResponderExcluir
  33. Muito bom, obrigada por dividir o que tens recebido de Deus! Que o Senhor continue te abençoando grandemente!

    ResponderExcluir
  34. Muito bom mesmo rapido e claro etambem cientifio fala a lingua do hoje diria atual

    ResponderExcluir
  35. Só não é bom porque está errado quando fala que temos uma alma imortal. O único ser que possui imortalidade é Deus!1 Timóteo: 6. 16. o único que é imortal e habita em luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém!

    Em nenhum lugar da Bíblia há essa idéia que o rspírito ou fôlego do homem seja imortal. Pelo contrário o próprio Jesus afirma que Deus pode matar tanto corpo quanto alma! Mateus: 10. 28. E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.

    O termo usado por Jesus declara que Deus pode DESTRUIR, acabar! Mas o povo prefere acreditar na Cobra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão quando Jesus disse que Deus "pode matar tanto o corpo quanto a alma" Jesus fala da morte espiritual, a morte espiritual consiste na separação de Deus, na condenação eterna, na segunda morte, onde a alma sofrera eternamente no lago de fogo e enxofre.Deus vive deis de sempre e vivera para sempre. Ou seja não teve princípio e não tera fim. Nossa alma teve um princípio mas não tera fim. A alma vivera para sempre seja na vida (céu) ou na morte (lago de fogo). Leia o livro de apocalips que o irmão vai entender melhor. A paz

      Excluir
    2. A palavra vida na Bíblia quer dizer "união", a palavra morte ao contrário quer dizer "separação". Mas separação do que? Do que não, de quem. Separação de Deus!
      "E irão estes para o tormento "eterno", mas os justos para a vida "eterna."
      Mateus 25:46
      veja que a alma é nas palavras do nosso Senhor Jesus "terna".
      Veja que a alma é eterna

      Excluir
  36. Só não é bom porque está errado quando fala que temos uma alma imortal. O único ser que possui imortalidade é Deus!1 Timóteo: 6. 16. o único que é imortal e habita em luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém!

    Em nenhum lugar da Bíblia há essa idéia que o rspírito ou fôlego do homem seja imortal. Pelo contrário o próprio Jesus afirma que Deus pode matar tanto corpo quanto alma! Mateus: 10. 28. E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.

    O termo usado por Jesus declara que Deus pode DESTRUIR, acabar! Mas o povo prefere acreditar na Cobra!

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito, abriu a minha mente para este assunto, mas preciso buscar mais sobre este estudo. Grato e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Excelente explicaçao, muito simples de entender.
    A graça de nosso Senhor Jesus esteja contigo

    ResponderExcluir
  39. corpo e espirito é mais ameno para definir mas quando se fala da alma;muito complexo,a aplicação vareia muito!Vou continuar estudando q o SENHOR nos abençoe!

    ResponderExcluir
  40. corpo e espirito é mais ameno para definir mas quando se fala da alma;muito complexo,a aplicação vareia muito!Vou continuar estudando q o SENHOR nos abençoe!

    ResponderExcluir

  41. O ser humano é uno e trino uma "trindade" composto pelo corpo, alma e espírito. Através do corpo temos as impressões do mundo físico e nos relacionamos com ele através dos sentidos. Com o corpo sentimos frio, calor, cheiro, gosto. É pelo corpo fisico que temos os instintos e paixões tais como; amor maternal, paternal e filial, instinto sexual, alimentar de sobrevivência e até medo. sempre relacionados ao cuidado e conservação da carne.
    À alma por sua vez tem o atributo do pensamento, raciocínio, emoções e vontade própria, o livre arbítrio. É na alma que reside a personalidade do ser, a alma é como se poderia dizer; é quem somos de fato. A alma é um ser extremamente "abstrato",podendo interagir com o mundo físico apenas através de um corpo físico, e com o mundo espiritual através de um corpo espiritual. O espírito do homem é na verdade o corpo espiritual com o qual a alma pode se relacionar com o mundo espiritual atraves dos sentidos do espírito que são mais aguçados que os do corpo fisico. O espírito assim como o corpo, tem suas necessidades que são inteiramente de ordem espiritual tais como; ouvir a palavra de Deus, adorar, buscar e obedecer a Deus. essas são as necessidades do espírito sem as quais ele enfraquece. enquanto o corpo busca sua satisfação e conservação que são inteiramente voltados para o mundo físico. o espírito busca incessantemente o conhecimento da "Palavra" louvor obediência e adoração a Deus. As necessidades da carne são oposta as necessidades do espírito. Na alma temos os impulsos emocionais que podem ou não ser controlados pela vontade da alma. São eles a ira, a audácia,a alegria, a tristeza, o desejo a concupiscência, a aversão, o amor, o ódio, a esperança o desespero o ciúme, a preguiça, a revolta, a cobiça, a soberba, o orgulho, a ambição, o despeito,a malícia, a vaidade, o medo e o egoísmo. A alma está em constante mudança enquanto aprende, ama, odeia e sofre neste mundo. Hora sente raiva, hora sente amor, ate mesmo a personalidade pode sofrer pequenas mudanças ou ate mudar por completo, ate chegar a um estado de imutabilidade a qual a alma não muda mais a sua personalidade, passe o tempo que for, se torna imutável, (é neste momento que a alma esta pronta pra deixar esse mundo seja pra ir pra glória eterna ou vergonha eterna).
    A alma está ligada ao corpo físico e espiritual por "laços" que se tornam mais fortes ou mais fracos de acordo com as decisões (escolhas. livre arbítrio) que ela toma. Se a alma escolher fazer mais as necessidades do espírito que é ouvir a palavra de Deus, louvar, glorificar e obedecer a Deus, então os laços que une a alma ao espírito se fortalecem e os laços que une a alma ao corpo enfraquece. mas se o contrário acontecer de, a alma escolher fazer mais a vontade do corpo(carne), então, os laços com o espírito enfraquece e se fortalecem os do corpo(carne). quando o corpo físico morre, se a alma viveu fazendo somente a vontade da carne os laços que une a alma ao corpo e ao espírito se rompem e a alma desse para o inferno. jamais o espírito é condenado junto com a alma. Mas, se a alma viveu fazendo mais a vontade do Espírito, quando o corpo morre, os laços que une a alma ao corpo se rompem e se fortalecem os laços que a une ao espírito e a alma juntamente com o espírito soben ao céu.
    Somente homens e mulheres possuem halma e espírito, os animais e vegetais não os possuem. Os animais e vegetais possuem unicamente a vida material, química biológica. Quando a palavra de Deus diz que a alma dos animais está no sangue, a palavra quer dizer que a vida deles é unicamente biológica. Quando um animal morre, seu corpo se disfas, retorna ao pó, e o animal deixa de existir, o mesmo se da com os vegetais.
    Referências: livros; ele veio para libertar os cativos, e; o poder latente da alma
    Lucivaldo Oliveira

    ResponderExcluir
  42. Fiquei com duvida em relação a palavra q fala em 1 corintios capítulo 2 vs 11 pois qual do homem sabe as coisas do homem, senao o spírito do homem que esta nele? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, se não o Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
  43. Fiquei com duvida em relação a palavra q fala em 1 corintios capítulo 2 vs 11 pois qual do homem sabe as coisas do homem, senao o spírito do homem que esta nele? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, se não o Espírito de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOS CONHECEMOS O QUE É NOS APRESENTADO, POR EXEMPLO, SE VOCE FAZER UMA FACULDADE DE MEDICINA, VOCE VAI APRENDER O ENSINAMENTOS PARA SER UMA MEDICA, SOMENTE DESTA FORMA VOCE VAI APRENDER. ISSO FALA DO ESPIRITO DO HOMEM, A PARTE INTELECTUAL, DE APRENDER, RECONHECER. AGORA O NOSSO ESPIRITO NAO CONSEGUE ENTENDER O QUE É DIVINO, PRECISAMOS DA REVELAÇÃO DO ESPIRITO SANTO PARA SE REVELAR AO NOSSO eSPITITO, AS COISAS DE VEM DE DEUS

      Excluir
  44. Há muitos trechos da bíblia que diz, que a alma são as pessoas, pois esta escrito que nos dias de Noé se salvou 8 almas ou seja Noé e sua família, acho que sempre terei dúvida sobre isso só vou descobri a verdade quando morre e não poderei volta pra contar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples a questão. Ezequiel 18:4 diz que a alma que pegar morre. Por isso se salvou apenas 8 almas. Ou seja, se salvou 8 pessoas . Nós não temos uma alma; nós somos uma alma(genesis 2:7)

      Excluir
  45. Concordo com você Jorge e vou mais além, se pararmos para analisar bem o contexto que envolve a palavra espírito cada vez que a mesma aparece na bíblia, podemos até concluir que é um conjunto formado de: (palavras, atitudes, pensamentos e intenções do coração) ou seja tem haver com o comportamento enfim o modo de viver de cada indivíduo durante toda sua existência nesta terra, é isso que será levado em consideração e julgado por Deus no grande dia. Até porque é uma contradição o cristão ensinar que existe uma entidade dentro de cada pessoa chamada espírito e querer dizer que a invocação de pessoas já falecidas no caso do espiritismo ser uma prática abominável e condenável por Deus segundo a bíblia. A outra questão é sobre o Espírito Santo que a meu ver é a influência que o Deus Pai e o Deus filho Jesus exerce na vida de todo aquele que já recebeu ou aceitou o Senhor Jesus como único Salvador como ele mesmo disse que Ele e o Pai viria e habitaria em nós, dessa maneira colegas precisamos deixar de ver essas questões sob a ótica dos ensinamentos do sistema religioso que tem a mente engessada para as novas revelações que o próprio Deus deseja conceder para seus filhos através da meditação da palavra dEle e da oração sinceros, busquemos cada um de nós direto na fonte que é a sagrada escritura e não em homens sujeitos a falhas como nós mesmos, que Deus nos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  46. e o meu povo sofre porque lhe falta conhecimento parabens pra todos escolheram a melhor parte

    ResponderExcluir