Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quem foi o Behemoth do Livro de Jó?

A partir do capítulo 38 do livro de Jó, Deus questiona o patriarca acerca de vários fatos da Criação, muitas vezes sobre coisas que Jó jamais conseguiria responder. Em Jó 40:15-19, temos um exemplo disso: Deus fala para Jó sobre o Behemoth (ou Beemote), um animal possante e diferente de tudo o que hoje é visto na natureza. Quer dizer, diferente de tudo o que é visto hoje.
Observe a "descrição" completa conforme se encontra em Jó 40:15-19:


"Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada. Em verdade os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano. Os lotos cobrem-no com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam. Eis que se um rio trasborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca. Poderá alguém apanhá-lo quando ele estiver de vigia, ou com laços lhe furar o nariz?"


A única informação externa que é certa, a princípio, é que a existência do Behemoth faz parte da cultura Hebraica. Porém, ele é descrito juntamente com vários outros animais que realmente existem ou existiram no Livro de Jó, e mais, pra quem crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, o Behemoth deve ter existido certamente, do contrário não seria mencionado.

Ora, se o Behemoth existiu, que animal ele é ou foi? Alguns alegam que era um elefante, outros um hipopótamo, e outros ainda vão mais além, dizendo que seria um saurópode; mais especificamente, um Diplodocídeo...



ELEFANTE OU HIPOPÓTAMO, QUEM SABE?


O Behemoth é descrito como a mais poderosa de todas as criaturas de Deus, um monarca do Reino Animal. Alguns estudiosos tentaram identificar Behemoth como um elefante ou hipopótamo. Até poderia ser, afinal hipopótamos e elefantes são gigantescos e corpulentos... Mas um pequeno detalhe pode "atrapalhar" essa identificação.

A cauda do behemoth, na Bíblia, é comparada à árvore de cedro (Jó 40:15 em diante), que é uma das maiores e mais espetaculares árvores do mundo antigo. Pois bem, essa certamente não é, digamos, a melhor descrição para a cauda de um hipopótamo ou de elefante. Ambos possuem uma cauda extremamente curta e fina; nada que se possa comparar ao cedro. Logo, o Behemoth era alguma outra criatura... Mas qual?




UMA CRIATURA "FANTÁSTICA"?


Para se descobrir, de forma eficiente, o que é o behemoth bíblico é necessário descobrir as fontes históricas sobre ele. Ou seja, a concepção do Behemoth pela cultura Hebraica.

O nome é o plural do hebraico בהמה, bəhēmāh, "animal", com sentido enfático ("animal grande", "animal por excelência"). Na tradição judaica ortodoxa, Behemoth é o monstro da terra por excelência, em oposição a Leviathan, o monstro do mar (tido por alguns como um ser similar a uma baleia), e Ziz, o monstro do ar. Diz uma lenda judaica que Behemoth e Leviathan se enfrentarão no final dos tempos, matando-se um ao outro; então, sua carne será servida em banquete aos humanos que sobreviverem.

Ora, e de onde teria vindo a "lenda do Behemoth"? Possivelmente da mesma forma que muitas lendas sobre dragões surgiram: fósseis relatados pelos antigos como seres que morreram há pouco tempo. Ou mesmo pegadas do próprio.

Em outras palavras, provavelmente a concepção do Behemoth veio do registro fóssil achado, pois a Bíblia garante que o mesmo existiu. Mas era o registro fóssil de que animal? Que animal, do passado, foi o Behemoth?



O MONARCA EXTINTO





Levando tudo isso em consideração, muitos estudiosos alegam que o Behemoth seria um dinossauro, mais especificamente, um saurópode.

Os saurópodes são conhecidos na mídia afora como "dinossauros pescoçudos" e figuram entre os maiores animais que caminharam pela Terra; alguns superavam a Baleia Azul, de 30 metr0s, em comprimento, inclusive. Criaturas corpulentas, possuiam uma cauda com músculos bem fortes e sempre um pescoço comprido, que em algumas espécies possuía uma boa mobilidade para as laterais. Todos esses animais eram herbívoros.

Como podemos ver, e por mais estranho (ou absurdo) que possa parecer, o Behemoth da Bíblia possui todas as características esperadas para um saurópode, especialmente a questão da cauda, que já era comprida e longa.

E podemos ainda ser mais específicos na descrição, pois com base na descrição bíblica podemos descobrir até a qual família o Behemoth teria pertencido. Veja bem: a comparação da cauda do Behemoth com o cedro parece ser um exagero, mas na verdade, pode não ser. Acontece que os saurópodes da família Diplodocidae possuíam a cauda forte e incrívelmente longa, começando grossa e se afunilando até a ponta. Um exemplo clássico de dinossauro dessa família é o Diplodocus (imagem acima), de 27 metros de comprimento e cauda tão longa que era utilizada como um potente chicote. Realmente, o Diplodocus devia mover a sua cauda como um tronco de cedro; acredita-se que a potência do dito chicote era tão forte que o estalo de sua cauda no predador quebrava a barreira do som!


DINOSSAUROS COEXISTINDO COM HUMANOS??




No entanto, sabe-se que o fato do Behemoth do capítulo 40 de Jó ser um saurópode é utilizado como argumento em favor de uma Terra jovem, e da coexistência entre humanos e dinossauros.

Cientificamente falando, os mais diversos métodos de datação apontam os saurópodes na Era Mesozóica, ou seja, no intervalo entre 255 e 65 milhões de anos. E essa é uma idade muito antiga, mais antiga que o Dilúvio e que Adão e Eva. O Diplodocus, por exemplo, viveu há 140 milhões de anos antes de Cristo.

Mas então como explicar isso?

Primeiro: O Behemoth era uma criatura "lendária" que compõe a cultura judaica ortodoxa e, tal qual ocorreu com a concepção da maioria das criaturas mitológicas, a concepção judaica do Behemoth pode muito bem ter surgido pelo registro fóssil de uma criatura que realmente existiu, conforme a Bíblia descreve.

Segundo: Acontece que poucos atentam para o fato de que não é Jó que descreve o saurópode, que certamente devia ser conhecido por Jó através de algum esqueleto de saurópode que ele tenha visto, mas sim Deus. Deus é quem descreve o Behemoth, e não Jó. E, como Ele esteve presente desde o princípio da Criação, possivelmente Deus mencionou o Behemoth como uma das maiores maravilhas que um dia andou pela Terra. É curioso, também, o ar de ironia de toda a passagem, que na verdade está presente em todo capítulo 38, 39, 40 e 41 de Jó, mas aqui se torna bem evidente na seguinte frase:


"Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti (...)"


"Contemplar" nesse caso deve ser no sentido de"analise", "observe". Mas não implica necessariamente que, naquele instante, Jó viu um Behemoth diante dele. Jó apenas sabia de sua existência (certamente por ossos), embora provavelmente jamais tenha visto um vivo. Porém o sentido irônico está no "que eu criei como a ti", ou como em outras traduções, "que eu fiz contigo", uma vez que os Diplodocídeos viveram há milhões de anos antes de Cristo...

Uma outra possibilidade para o "contemplar" o Behemoth, também, seria a de que Deus mostrou o Diplodocídeo para Jó em visão, já que o Behemoth não existe mais. Isso é altamente provável, visto que em outras passagens deste mesmo livro dá a entender que Deus mostra em visão para Jó alguns dos fatos da Criação, como a questão da gravidade da Terra. Isso poderia ser aplicado também ao Leviathan, outra criatura "mítica" do livro. Porém, isso não descarta o fato desse animal pertencer á cultura hebraica e ser conhecido por fósseis ou icnofósseis (pegadas).


O JORDÃO E O BEHEMOTH


Mas o que dizer da afirmação que encontramos no versículo 15?



"Eis que se um rio transborda, ele não treme; sente-se seguro ainda que o Jordão se levante até a sua boca."


Se você observar bem esse versículo, ele menciona o Rio Jordão como exemplo, justamente pela profundidade do rio. Vale lembrar que o Rio Jordão como conhecemos hoje se formou após a Era dos Dinossauros. Porém ele, embora mais fundo e muito diferente do que é hoje, existiu no tempo dos saurópodes. Logo isso indicaria que, tomando como exemplo o Rio Jordão, essa criatura não se incomodava se o rio enchesse. E nem precisava encher tanto assim: os diplodocídeos, ao contrário dos outros saurópodes, tinham o corpo um pouco mais plano e o pescoço costumava ficar na horizontal. Logo, bastasse a água subir uns 4 metros já cobriria o animal.


É interessante notar que a Bíblia não fala que o Behemoth era aquático, mas alega que poderia atravessar um rio mesmo cheio. Curiosamente, algumas pesquisas sugerem que alguns saurópodes talvez atravessassem rios inteiros usando as patas dianteiras para impulso, enquanto as de trás ficavam soltas e o corpo flutuando graças a bolsas de ar que esses animais possuíam.

A teoria de Henderson, avaliada por descobertas em alguns fósseis, alega que os saurópodes tinham bolsas de ar localizadas ao longo de sua espinha dorsal. Esses compartimentos permitiam aos saurópode absorver oxigênio de forma mais eficiente à medida que o ar era transportado de seus extensos pescoços até os pulmões. Ao mesmo tempo, as bolsas ajudavam a dissipar o calor excessivo de seus corpos. Porém, essas bolsas também atuavam como gigantescos coletes salva-vidas, que lhes permitiam flutuar na água, ligeiramente inclinados para frente adiante para que as patas dianteiras pudessem tocar o fundo e dar impulso a eles. A teoria explica por que muitas das pegadas de Brachiosaurus encontradas até hoje em locais como o Texas e a península da Coréia correspondem exclusivamente às patas dianteiras. Tal tese, apesar de girar em torno do gênero Brachiosaurus, pode também ser válida para membros da família do Diplodocus.

Em outras palavras, um saurópode poderia atravessar sim um rio tão denso quanto o Rio Jordão. Mas sem dúvida não viveriam debaixo de uma quantidade absurda de água, pois aí a pressão da água esmagaria os seus pulmões. E, consequentemente, a alegação de que se o Behemoth estiver no Ro Jordão não se importa se a água chega até o seu focinho (que, curiosamente, ficava no alto da cabeça) não prova que Jó já o tenha visto ou que o saurópode são animais contemporâneos.



OUTRAS "PISTAS"



Existem ainda alguns detalhes na passagem bíblica que confirmam o Behemoth como um saurópode diplodocídeo:

- No versículo 19 é dito que Deus o proveu de sua espada. Curiosamente, pesquisas indicam que os saurópodes Diplodocídeos utilizavam a cauda como arma de defesa.

- Além disso, o termo "espada" no mesmo versículo pode remeter á separação, ou divisão, ou mesmo extinção, o que pode ter algum sentido simbólico com relação ao fim da espécie desse animal.

- Nos versículos 21 e 22 descreve o Behemoth com um animal que, ainda que grande, não mais alto que as árvores que o cercam, a ponto das sombras delas o cobrirem. Isso certamente acontecia com o Diplodocus, por exemplo, que mantia o pescoço e o corpo na horizontal. Além disso, os ambientes mencionados nesses mesmos versos, de acordo com o registro fóssil, são realmente ambientes que muitos saurópodes habitavam.
- No versículo 24 fala que ninguém pode apanhá-lo em vigia. Realmente, a reação da cauda de um Diplodocus ao notar um ataque deveria ser imediata.

- No versículo 24 também vemos a menção de que não se pode lhe furar o nariz com um laço. Levando em conta que o "nariz" do Behemoth ficava no alto da cabeça, isso seria realmente difícil...


CONCLUSÃO



É muito mais lógico aceitar aquilo que a Bíblia está dizendo... Um Behemoth com força nos ossos e cauda do tamanho do Cedro, ou seja, de acordo com as palavras do próprio Deus, no livro de Jó, um Diplodocus ou Apatosaurus. Nem Hipopótamo, nem elefante... Mas sim Diplodocídeo!Um animal que não precisava temer outros animais, era possuidor de ossos fortes. Elefantes e Hipopótamos são fortes, mas temem outros animais a exemplo do que fazem com leões. E em caso de ataque, poderia entrar em ação com sua cauda forte e comprida como o Cedro...

Até mesmo para os mais fundamentalistas, que não crêem na existência dos dinossauros, após essa análise fica difícil negar que eles existiram e que são citados na Bíblia. E não só fica clara a existência destes animais, como também, constata-se que tais achados confirmam a veracidade científica da Palavra de Deus.

Por fim, temos mais uma evidência de que a Bíblia é inspirada por Deus, pois, em qual livro da antiguidade teria registro sobre um ser de 140 milhões de anos atrás?

FONTE:

http://dinossauroseabiblia.blogspot.com/2011/04/beemote-e-o-leviata-dois-animais.html


http://criacionista.sites.uol.com.br/dinossauros.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Behemoth

http://en.wikipedia.org/wiki/Diplodocid

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI200284-EI319,00.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caracteristicas/caudas-dos-dinossauros.php

59 comentários:

  1. página enviada a mim pelo espírito santo, tenho certeza. Me esclareceu dúvidas que me atormentavam. Agradeço ao autor. Paz de Cristo a todos.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor!!! Sou criacionista da Terra Antiga, e tem algumas coisas nesse blog q eu ñ concordo. Mas de uma forma geral, parabéns pelo conteúdo do blog.
    Sobre esse artigo, Deus diz "Contempla agora o Behemoth". Não tem como contemplar através de ossadas, ñ faz muito sentido. Acredito q Jó viu o Behemoth e acredito q foi msm um dinossauro. Mas ñ acredito q humanos conviveram com dinossauros. Talvez Deus tenha mostrado o Behemoth em visão para Jó, como Daniel viu o Carnotauro em visão. O msm Jó disse q Deus sustenta a Terra sobre o vazio. Como ele sabia disso? Revelação divina.
    Acredito q o msm procedeu com o caso do Behemoth. Minha opinião!
    Fica na Paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor!
      Puxa, que incrível!! Realmente você pode mesmo ter razão! Eu não havia pensado por esse lado!

      Eu vou acrescentar isso nesse artigo, pois faz muito sentido. Talvez nenhum teólogo tenha pensado nisso antes, Samuel. Muito bom mesmo. Obrigado e que Deus te abençõe!!!

      Excluir
    2. Amém!!! Deus te abençoe também!!!

      Excluir
    3. Acredito que o homems e dinossauros conviveram antes do diluvio. Depois do diluvio a maior partes deles teriam morrido algumas especie ainda sobreviveram. E são descritas como dragões em varias culturas.alexandre o grande descreve batalhas contra dragões. foram perseguidos e praticamente extintos. Ainda há algumas pessoas que diz que em certas regioes da africa foram avistadas criaturas que pela decricão do moradores locais parece ser de algum tipo de dinossauro.A palavra dinossauro só passou a ser usada a 500 anos atrás antes disso o povo antigo chamava de dragões esses repiteis gigante.

      Excluir
    4. Perfeito www, os humanos realmente conviveram com esses répteis enormes que hj chamamos de dinossauro, prova disso são artefatos incas e pintura nas cavernas sobre animais bastante semelhante as ossadas encontradas hj, e como eles poderiam ter desenhado esses seres se nunca tivessem visto, alguns poderiam dizer artefatos fraudulentos, so que esses artefatos foram encontrados ha mais de.500 anos enquanto os.fosseis animais por.volta de.1820, então pensse como alguem.iria fraudar algo sem saber se existe, ou nunca ter visto. E mais foram.encontrado fosseis que datados de milhões de anos ao examinar mais ha fundo foram encontrados vasos sanguíneos e resto de tecidos, resquícios que nao.suportariam mais de 5.000 mil anos.

      Excluir
    5. Fico na dúvida porque no versículo 21 fala que ele se escondia no brejo, entre as taboas. Taboas são plantas medias, era impossível um dinossauro se esconder entre elas.

      Excluir
    6. Olá Samuel Santos , tem muito mais coisas que não batem ,veja bem essa frase entre parenteses ,
      ( "Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi ) , mas naquela época , não existia o BOI , JÔ jamais teve contato com o Boi , ??????

      Excluir
    7. Lembrando também que os tempos antigos nao eram como os tempos de hoje onde muitas coisas,como plantas e animais estão desaparecendo devido a globalização, desmatamentos e produtos quimicos que estao poluindo o meio ambiente e isso traz mutações.a população que existe hoje nao era a mesma de anos atras.Então,como existiu dinossauros nos tempos antigos,também acredito que as taboas que os cobriam eram tão grandes como eles.Muitas não sabemos ... mas poderiamos ver os fatos para tirarmos certas conclusões, mas com dois lados;como o impossível de hoje com o possível de onten pois estamos falando das criações do Deus Altíssimo que fez o ceu e a terra e tudo que habita nela, com total e perfeitos detalhes.Graça e Paz,meus queridos.

      Excluir
  3. Ola! Meus pais sao paleontologos, e no final de 2010 encontraram ma ossada, aparentemente de uma calda, dotada de mais ou menos 60 a 250 milhoes de anos e ainda esta sendo estudada muito interessante sua pesquisa, esta de parabens, poucas pessoas acreditam que tais acontecimentos ou seres existiram, meu pai é teologo e diz que é uma das maiores descobertas feitas, mais nao afirma que pode se tratar do behemoth.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo, muito bem estruturado e ótimos argumentos.

    De acordo com o meu conhecimento, sou a favor da teoria do criacionismo e de que os dinossauros tenham coexistido com os humanos, e em alguns caso, tenha convivido com os seres humanos, claro que em escala bem menor depois do diluvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico contente em saber que gostou do artigo.

      Mas, para a questão "coexistência de dinos com humanos", recomendo os seguintes links desse blog mesmo, que falam diretamente do tema., Tem coisas "reveladoras" nesses artigos, e espero que eles venham te acrescentar em conhecimento no tema:

      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/01/dinossauros-na-arca-de-noe-parte-1.html

      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/01/dinossauros-na-arca-de-noe-parte-2.html

      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/01/dinossauros-na-arca-de-noe-parte-3.html

      http://genesisum.blogspot.com.br/2012/05/ficha-de-consulta-erros-e-falacias.html

      Terá ainda mais um, que estará disponível daqui uns 3 dias ou antes disso, que procurará esclarecer cientificamente todos os mal entendidos com relação aos dinossauros.

      Paz do Senhor, boa leitura e que Deus te abençõe!

      Excluir
  5. Eu acho que aqueles que relataram tais encontros com estas criaturas viram fósseis. Com certeza fósseis já existiam naquele época. Só que as pessoas desse período não tinham conhecimento daquilo e aí descreveram como essas criaturas fantásticas...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber a versão citada onde diz: Contempla agora o Behemoth que eu criei COMO A TI...
    Pois em todas que procurei, encontrei "contigo" ao invés de "como a ti" o que indicaria ser um animal que conviveu com Jó.
    Apesar de que, "contigo" pode indicar também que o ser citado faz parte de um todo com o homem: A criação. E não necessariamente que foram contemporâneos. Porém, queria uma exegese melhor do trecho em questão. A paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "COM" no hebraico "im" é uma preposição, que indica "direção" (ex: está ao lado, perto, união, igualmente com, junta a). Todas as traduções que trazem "junto de ti" ou "contigo" estão corretos. O termo "COM" no hebraico trata-se de preposição, indica exatamente isso, ou seja, que o animal convivia com Jó ou estava perto de Jó ou no mesmo âmbito que Jó. Não há razão do ponto de vista da estrutura da frase, no hebraico, achar que Deus estava falando de animal distante, de um outro tempo, pois muitos verbos do próprio contexto estão no tempo verbal presente e não no passado.

      Excluir
    2. Realmente, "im" indica direção mesmo, mas #DeusemQuestão,que tal ver o contexto da passagem? O texto não fala "contempla o beemote que vive junto a ti", mas sim "que criei junto de ti". Como assim, Deus criou o Beemote junto com Jó?!? Por acaso Jó também estava láá´durante os 6 dias da criação? Claro que não... a questão é que esse trecho é na verdade uma clara ironia, que segue o padrão do tom do texto, inclusive nos capítulos anteriores. É só ler a passagem no todo. Ou seja, essa preposição não afirma nem nega a coexistência de Jó com o Beemote, porque não trata disso, o que significa que não é um bom argumento usar essa preposição em defesa da coexistência de Jó com um dinossauro...

      Espero ter esclarecido a questão, Samuel! Fique na paz!

      Excluir
  7. não há teólogo, perito em ciências teológicas, apologistas e doutores em assuntos desse tipo, não há especificamente nenhuma classe de pessoas que me faça acreditar que esse majestoso animal era um hipopótamo ou um elefante!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk, o cara admite que a Bíblia fala de dinossauros, mas, como não pode negar isso, os joga para milhões de anos atrás, admitindo que o que está sendo descrito em Jó vem a partir de fósseis (pelo menos é que entendi). Interessante é que o texto não da qualquer sugestão de que se trata de descrição a partir de fósseis e sim de animal ainda vivo nos tempos de jó, mas o cara parece ignorar isso, relegando subjetivamente o animal há 140 milhões de anos atrás. Outro ponto é que muitos o verbos encontra-se no presente e não no passado. Mas como seria se no hebraico os termos estivesse no tempo verbal passado (milhões de anos?)...
    "Contempla agora o Behemoth, que eu criei como a ti, que COMIA (tempo verbal passado) a erva como o boi. Eis que a sua força ESTAVA (tempo verbal passado) nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele ERIGIA (tempo verbal passado) a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas ERAM (tempo verbal passado) entretecidos. Os seus ossos ERAM como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele ERA obra prima dos caminhos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada. Em verdade os montes lhe PRODUZIAM pasto, onde todos os animais do campo folgam. DEITAVA-SE debaixo dos lotos, no esconderijo dos canaviais e no pântano. Os lotos COBRIAM-O com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o CERCAVAM. Eis que se um rio TRANSBORDAVA, ele não TREMIA; SENTIA-SE ainda que o Jordão (Jordão a milhões de anos?) se LEVANTA-SE até a sua boca. PODERIA alguém apanhá-lo quando ele ESTIVESSE de vigia, ou com laços lhe furar o nariz?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #Deusemquestão, vou primeiramente ignorar o "kkkk" que me soou meio desrespeitoso. Mas fora isso a crítica foi bem feita, mas você não leu direito o artigo. Você desconsiderou no artigo que eu digo da possibilidade de que Deus revelara o bicho como que estivesse diante de Jó, em visão. Sendo em visão, Deus pode ter usado o tempo presente na descrição. Observe que em Apocalipse, João faz a descrição de eventos futuros como se fossem no presente... A questão do uso do "como a ti" ou "contigo" deve ser entendida não só no contexto dessa passagem, mas sim dos capítulos anteriores ou posteriores a ela, onde vemos que não é Jó quem descreve o bicho, mas o próprio Deus. Jó sabia da existência desse ser por algum meio ou evidência, mas não sabia quando ou se havia sido extinto, não foi o que Deus tratou diretamente com Jó. Deus não trata da idade em que a criatura viveu mas sim das características enaltecedoras da mesma. A intenção do texto e dos demais capítulos sequer é provar a existência de dinossauros hoje, mas sim mostrar que o poder de Deus excede o do homem e da natureza.

      Sobre o Jordão, o texto explica essa questão, basta lê-lo novamente.

      E sobre a idade de milhões de anos, isso não é algo "que eu aceito a todo custo". Leia a última parte do artigo "a lenda dos dinossauros", presente nesse blog, que irá entender... A paz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Porquê Deus teria pressa de.criar o universo em 6 dias ? Logo Ele q sempre existiu e q sendo assim teria ficado "uma eternidade" sem fazer nada !
      Tem gente q precisa acreditar na criação em torno de 6 mil anos para crer no poder de Deus ! Eu vejo o poder de Deus justamente porque Ele criou de toda eternidade.
      A terra tem milhões de anos, fato !

      Excluir
  9. eu não acredito em milhões de anos, e acredito que jó realmente viu um dinossauro vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, por que você não acredita em milhões de anos? Sugiro que leia (ou releia) esse presente artigo ou mesmo o texto no nosso blog referente aos Dias da Criação. A idade antiga da Terra em tese não entra em conflito direto com a Bíblia, apenas com algumas interpretações teológicas feitas em cima dela. A paz!

      Excluir
    2. Verdade.. A terra tem no maxiiimo, estourando 7 mil anos.

      Pra quem tem dúvidas, É só pesquisar pelas palestras do Prof. Adauto Lourenço que vc será bem esclarecido! ;)

      Excluir
  10. Muito bom, achei legal que o próprio Silas Malafaia fala sobre esse assunto em uma de suas mensagens, criação e evolução.

    ResponderExcluir
  11. Excelente pesquisa, parabéns
    eu equivocadamente pensava que era um hipopótamo só uqe suas afirmações foram além de alguns detalhes e me deu mais clareza sobre esse fato.

    Fique em paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é....Lendo o Livro de Jó, que aliás já o fiz por diversas vezes, me intrigou saber desse Ser Beemote que o próprio DEUS descreveu a Jó. Confesso que o texto que aborda o tema foi muito esclarecedor, acreditando EU, que esse Animal possante e incrivelmente criado foi algo maior e muito mais complexos com certeza, do que Dinossauros ou outro Ser similar da Época.

      Excluir
  12. Irmãos ótimos comentários todos vcs são de Deus servimos o mesmo Senhor criador dos céus e da terra.mas fiquemos com Deuteronomio 29:29.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! As coisas encobertas são para o Nosso DEUS; As reveladas porém, ELE destinou a nós, os que Crêem e a todos que o Amam e tremem da sua Palavra.

      Excluir
  13. Irmãos ótimos comentários todos vcs são de Deus servimos o mesmo Senhor criador dos céus e da terra.mas fiquemos com Deuteronomio 29:29.

    ResponderExcluir
  14. E nos fins dos tempos eles vão ressurgir do nada? E existem livros mais antigos que a Biblia que falam de animais como estes.

    ResponderExcluir
  15. Samuel mt obrigado, fiquei aliviado pq isso tava fazendo eu ficar doido, agr com sua explição tudo fez sentido

    ResponderExcluir
  16. Bom eu acho que cada era da criação e preparação da terra foi separada por anos e mais anos então os dinossauros foi antes da raça humana acho que foi isso mesmo porque se fosse junto deveria ter eles ainda aqui vivo pelo menos um por toda extição que houvesse no decorrer do tempo a criação se procria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só pesquisar pelas palestras do Prof. Adauto Lourenço que vc será bem esclarecido! ;)

      Excluir
  17. Porque ninguém comentou sobre o dito TRex, e se roda criação até hoje twm aproximadamente 6000 anos, como pode ser datados os 250 milhões de anos, isso com certeza absoluta, a ciência não explica, se usarem carbono 14, é falho o diagnóstico, pela imprecisão, gostaria que a ciência explicasse, sem teorias, e teorias.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz, Paulo! Não tem problema, eu comento: http://genesisum.blogspot.com.br/2015/01/a-mentira-por-tras-do-criacionismo-21.html

      Além disso o T-rex não é datado de 250, mas sim entre 70 e 65 milhões de anos, e nem é por C-14 - porque ele dá datas coerentes só até 700 mil anos - mas sim por outros métodos. Sobre teorias tem esse texto também, pode ser útil: http://genesisum.blogspot.com.br/2012/08/a-mentira-por-tras-do-criacionismo-16.html

      Excluir
  18. Mano eu ficava com duvida justamente com a questão da cauda, e não acreditei em traduções da bíblia q deveria ser um hipopótamo, parabéns tirou minhas duvida obrigado

    ResponderExcluir
  19. Vivemos numa grande mentira! Sinto muito em desapontar os entusiastas da ciência, mas a terra tem menos de 7 mil anos, o homem nunca foi à lua, a Terra é plana, o sol e a lua giram em torno da terra, a lei da gravidade não existe, nada pode furar a camada de ozônio, aquecimento global não é causado pelo homem, a terra tá esfriando e não esquentando, o sal não é veneno, é remédio, o que você compra no supermercado não é sal, é cloreto de sódio, colesterol não faz mal... faz bem, colesterol não entope veias, quem entope veias é calcificação e inflamação das artérias, Donald Trump não chega ao final do mandato, vai ser(...)! E pra terminar... o sol não dá câncer, o que dá câncer, é não tomar sol, usar protetor solar, má alimentação, hipoxia funcional, acidificação do PH sanguíneo e outras coisas que não te disseram, e só mais uma coisa, o câncer tem cura a mais de 100 anos, o mundo Jaz no maligno, Jesus tá chegando e vai passar tudo a limpo. Ricos e podres, livres e escravos, grandes e pequenos... todos serão provados pelo fogo purificador da palavra de Deus. Amém!

    ResponderExcluir
  20. Gênesis está escrito a mais de 140 milhões d

    ResponderExcluir
  21. ótimo material.
    e os comentários, melhores ainda!

    ResponderExcluir
  22. Eu acredito que o animal que Deus se referiu a JÓ era sim um dinossauro , não falava dinossauro por que a palavra dinossauro é uma palavra nova criada a menos de 200 anos pelo o palen-otologista ingres Richard em 1841 . Como acredito também que os dinossauros foram contemporaneo com os Humanos como se explica as pinturas rupestres contendo dinossauros as pessoas pintava o que elas viam ou não ?

    ResponderExcluir
  23. Eu diria para ler novamente toda a apresentação dessa criatura que Deus a descreveu com tanto detalhe, sua analogia pode ter sentido mas não fundamentos, pois a criatura soltava faiscas e cuspia fogo, e que Deus e somente Deus Poderia dar fim a uma criatura criada tão fortemente por ele, e Deus diz: quem se atreve a despertala, ou seja Deus criou um guardião tão poderoso que ser na terra não poderia derrotar, pra mim, no meu ver, Deus criou um guardião mitico que ainda adormece escondido, e que tomara que nunca o encontremos pois assim como na Bíblia, alem da força esse ser e abençoado com a espada, que pra mim é Decisão, um ser que ainda adormece, que só foi citado na Bíblia porque Deus quis mostrar para Jó, para mostrar a grandeza de sua criação, um ser nunca tão detalhado por Deus na Bíblia toda, um ser que ainda adormece, isso me lembra das espadas de labaredas que guardam o Jardim do Eden, teria essas espadas, alguma semelhança com essa criatura? seria ela o guardião do Jardim do Eden? minha teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está falando do leviatã, mas o colega falou sobre o Behemot

      Excluir
  24. A paz de Jesus,quantas vezes li e reli...não conseguir entender o pq desse animal falado a Jô,mas agora algumas dúvidas foi sanada.a paz

    ResponderExcluir
  25. Discordo dos "milhões de anos atrás"...

    A Terra é nova, tudo indica isso!

    E quando na Biblia fala que Deus criou o Behemoth junto com Jó, refere-se ao sexto dia da criação. É só ler: Gênesis 1:24-31

    As palestras do Prof. e Cientista Adauto Lourenço são bem esclarecedoras.. Pesquise!!! ;)

    Fiquem na PAz!

    ResponderExcluir
  26. À meu ver, o autor está tentando adaptar Deus à ciencia. Não acredito nesses milhões de anos.

    ResponderExcluir
  27. Vi bastante coerência nos textos,muito interessante a pesquisa, mas eu pelo fato do ventre, da calda,eu apostaria no T.Rex,porque antes da queda de Adão os animais se alimentavam de ervas, capim, eram herbívoros. Mas parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de estudar e em especial os contextos bíblicos explicados pela nossa ciência, apesar de que ainda estamos muito longe de decifrar cientificamente todos seus textos.

    ResponderExcluir
  29. A ciência na questão nada datação do carbono, não prova nada, quem garante que tenha 250 milhões de anos?
    Acredito que Jó é do tempo da criação, e a terra não tem essa idade toda, há dúvidas de muita coisa que a ciência afirma, até mesmo o formato da terra, que a Bíblia deixa a crer que é plana, e é de se desconfiar pelas imagens falsas da NASA, curvatura criada pelas lentes grande angular, tecnologias que disseram que levou a lua, e hoje já falaram que não tem mais essa tecnologia.
    Concluo que acredito na palavra como ela é, independente do que a ciência supõe.
    Pois acredito nas coisas da ciência que conseguimos reproduzir.

    ResponderExcluir
  30. as coisas de Deus ninguém explica se ir no profundo fica até doido a páz do senhor Jesus

    ResponderExcluir