Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

E a vida? Surgiu como?

A origem da vida ainda é um assunto muito debatido entre as pessoas. Teria a vida se originado por combinações aleatórias de elementos sem vida? teria ela sido criada ex-nihilo, do nada, por Deus? Ou teria a vida vindo do espaço? Isso ainda é discutido com muito afinco, e como vamos ver, a questão na ciencia está e ao mesmo tempo não está longe de ser resolvida.

Ao contrário do que muitos criacionistas ministram, o estudo da origem da vida está além do estudo da teoria da evolução, ou seja, não faz parte da teoria da evolução. A teoria da evolução estuda o desenvolvimento evolucionário da vida pressupondo que ela já exista, independente de como ela veio a existir. A única coisa que a teoria da evolução sustenta que tem alguma coisa a ver com a origem da vida é a Lei da Ancestralidade Comum Universal, que diz que todos os seres viventes vieram de um único ancestral, o primeiro ser com vida no caso, mas como esse ser veio a existir aí não é da alçada de estudo da teoria da evolução. Claro, é dito que Charles Darwin chegou a argumentar a respeito do assunto, mas esse tema definitvamente não fazia parte de sua teoria.

Nós sabemos (e você pode comprovar isso nos outros artigos desse mesmo blog) que o processo evolutivo não é algo fictício e está tão comprovado como a força gravitacional, mas... a teoria da origem da vida proposta pelos cientistas também está comprovada cem por cento? Na verdade, na verdade, não. Claro que os materialistas (ateus e agnósticos) vão discordar disso, alegando que a origem abiótica da vida é mais do que comprovada, mas a história não é bem essa e nós veremos o porquê. Criacionistas e "evolucionistas", nesse caso, estão numa batalha para decidir de onde veio a vida. E nesse artigo, nós mostraremos o que pode ser a verdadeira resposta para essa pergunta. Você vai se surpreender!

DA NÃO-VIDA PARA A VIDA

De mechas de cabelo atirados à água, nasciam as enguias; da podridão nasciam os ratos; das roupas velhas nasciam as pulgas... Esquisito isso, não acha? Pois pensava-se desse jeito antes do século XIX. E, com base nesse raciocínio (vindo principalmente do filósofo Aristóteles) se pensava o seguinte: ora, se animais e plantas podiam nascer diante dos nossos olhos e a qualquer momento do lodo, da terra, dos trapos ou da sujeira, no passado os seres vivos devem ter surgido da mesma maneira e acabou-se a história. Essa era a Tese da Geração Espontânea. Claro, sabemos que as coisas não são bem assim, e algumas pessoas começaram a levantar questionamentos sobre isso, começando possivelmente com Francisco Redi. Mas o primeiro a colocar essa questão em xeque de forma definitiva foi o famoso cientista Louis Pasteur.

Louis Pasteur fez uma série de experimentos sobre bactérias e conseguiu mostrar que no final das contas a tese da geração espontânea estava bem errada: a matéria viva não pode surgir da inanimada. Estava descrita agora a Lei da Biogênese.

Não podemos negar que em termos de origem da vida, a Lei da Biogênese é muito mencionada entre debates entre criacionistas e materialistas. Isso porque os materialistas defendem que, em determinado momento da história da Terra, essa lei foi "violada" e por processos da atmosfera da Terra primitiva a vida apareceu aqui, ou seja, em algum momento aconteceu o que chamamos de abiogênese, que é o surgimento de vida a partir de matéria sem vida.

Ou então a vida teria vindo do espaço, como a teoria da Panspermia afirma, tendo sido trazida para cá por meio de meteoritos já contendo vida, oriundo de outro planeta... mas além de essa teoria carecer de comprovação (uma vez que não foram detectados com cem por cento de certeza indício de vida em outros planetas), essa tese ainda "clama" pela abiogênese, pois a vida, mesmo assim, teria se formado também por processos químicos, "violando" a lei da biogênese e não resolvendo muita coisa na questão...

Ora, de qualquer forma, será que existe indícios da violação dessa lei? É isso o que tem que ser analisado. Por outro lado, os criacionistas alegam, a exemplo do que chegou a dizer o Pr. Silas Malafaia, que a Lei da Biogênese está do lado deles porque o Deus Vivo originou a Vida. Com essa análise superficial, realmente dá a impressão de que o criacionismo tradicional, neste caso, é mais lógico. Mas vamos ver um pouquinho a Bíblia para prosseguirmos o nosso estudo?

ABIOGÊNESE NA BÍBLIA??

É fato que, sendo assim, os criacionistas critiquem abertamente a abiogênese. Porém, os criacionistas, ao criticarem a abiogênese, esquecem de um detalhe curiosíssmo: Deus, segundo o Gênesis e outras partes da Bíblia, criou os seres viventes... da não vida, ou seja, por abiogênese!! Não, isso não é uma blasfêmia, mas sim o que a Bíblia diz com todas as letras, o problema é que por algum motivo os criacionistas ainda não se tocaram disso, essa é a verdade.

Vamos começar por Eclesiastes 3:19,20, que diz o seguinte:

“Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.”

Observe que o texto, que fala da vida sob o ponto de vista físico, diz no final que ambos, homem e animais, tiveram origem no pó da terra e para ele retornarão. Pó da terra? Pó da terra tem vida? Claro que não! Pó da terra é matéria abiótica! Ora, mas a vida não pode surgir da não-vida segundo Louis Pasteur... E agora?

Mas, no entanto, diante dessa aparente contradição alguém pode afirmar que Salomão estava expondo um pensamento dele mas que aquilo não foi inspirado por Deus (o que indicaria que teríamos trechos da Bíblia não inspirados por Deus, mas tudo bem), como eu mesmo já vi muitos afirmarem. Bom, vamos focar nossa atenção, então, no livro que fala diretamente sobre nossas origens: o Gênesis.

Gênesis 2:20 - "Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome."(grifo nosso)

Observe de onde Deus formou os animais: a partir da terra. Nesse caso, o sentido de "terra" é exatamete o mesmo de "pó da terra". Não está convencido? Agora você irá ter uma surpresa... leia Gênesis 2:7:

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

De onde Deus formou o homem? Do pó da terra! Matéria abiótica, sem vida! O que o texto bíblico diz então? Que Deus fez a vida surgir da não-vida, que Ele "burlou" a Lei da Biogênese. (claro, temos que ressaltar que em momento nenhum a Bíblia descreve que Deus moldou o homem como um boneco de barro, como se Deus fosse um oleiro físico; tanto é que muitos estudiosos da Bíblia afirmam que ela se omite acerca de como foi essa formação e de quanto tempo durou).

Com tudo isso, podemos ver que tanto os materialistas quanto a Bíblia dizem que a vida surgiu da não-vida; a diferença foi o que fez com que isso acontecesse, e é muito importante que entendamos isso: a Bíblia afirma que foi Deus quem o fez, e os materialistas apostam em processos aleatórios e puramente naturais.

GERAÇÃO ESPONTÂNEA IMPROVÁVEL

Em 1937, o professor Alexander Oparin formulou a hipótese da abiogênese procurando explicar que a vida teria surgido ao acaso devido a atmosfera da Terra primitiva. Depois, o cientista Stanley L. Miller resolveu testar a hipótese de Oparim por meio de um experimento, onde ele fez com que a mistura gasosa do qual Oparin disse ser a provável composição da atmosfera da Terra primitiva (metano, amônia e água) fosse submetida a intensas cargas elétricas. Qual foi o resultado? A vida foi recriada em laboratório? Não, apenas conseguiu-se "criar" aminoácidos. Ou seja, talvez Oparin estivesse realmente certo. Depois, o professor Sidney Fox fez um experimento parecido onde ele obteve a "criação" de ácidos graxos, e por fim o professor Calvin fez outro experimento que fez aparecer as chamadas "oses" (de onde vem os nomes "glicose", "maltose", "frutose"). Com isso, concluiu-se que a teoria proposta por Oparin fazia muito sentido. E realmente faz, mesmo os "opositores da evolução" negando isso.


A experiência é realmente interessante, porém, não podemos deixar de destacar que não foi criada vida em laboratório com esses experimentos. Só que preste atenção: ocorre que os aminoácidos, os ácidos graxos e as "oses" são na verdade os "tijolinhos" que compõem as células. Ora, sendo assim, a vida seria não só possível como inevitável na atmosfera primitiva da Terra, certo? Calma aí, vamos por partes...

Acontece que, para termos a vida surgindo na Terra, primeiro, a atmosfera da Terra teria que ser composta de metano, amônia e água. Certo, existem evidências em rochas pré-cambrianas de que a atmosfera da Terra, nessa época, era assim mesmo. Segundo, para termos "vida", esses "tijolos" que mencionamos (aminoácidos, ácidos graxos e oses) precisam estar perfeitamente "juntinhos", ou seja, eles isolados não vão gerar vida. E qual é a probabilidade de, ao acaso, esses tijolos se juntarem? Para o Biólogo Edwin Conklin (que desenvolveu importantes trabalhos em embriologia e citologia no mecanismo da hereditariedade e evolução), seria o mesmo de, a partir de uma explosão numa tipografia, surgir um dicionário completo!! Ou então, analogicamente, seria também o mesmo que a partir da explosão dentro de um Home Center, aparecer uma mansão de três andares, toda decorada! Ou seja, a probabilidade disso não é lá muito a favor. Então é de se supor que os tijolos sim se juntaram, mas não ao acaso...

ORIGEM DO PÓ DA TERRA?

Porém, não é de se negar que existe sim uma explicação de como teria sido o passo-a-passo do desenvolvimento da primeira forma de vida, explicação essa que tem alguns pontos comprovados e outros não. Justamente por isso, é um equívoco dizer que a "geração espontânea" aconteceu comprovadamente no passado. Mas, como dissemos, os tijolos se formaram mas alguma coisa precisou juntar tudo isso. Pior: a junção disso não seria suficiente para a vida, pois ainda seria preciso termos uma outra coisa que podemos ver em toda célula, em todo o ser vivo. O que seria isso? o código genético. O que é uma célula sem o código genético? A ciência, no entanto, diz algo sobre a origem do DNA?

Na verdade, diz sim, até certo ponto. A origem dos ácidos nucleicos, que formam o código genético, atualmente tem uma explicação não só interessante mas assustadora para quem é contra a Bíblia. Por quê? Ora, lembra que vimos que Bíblia diz que a vida foi criada por Deus a partir de um elemento que ela chama de "pó da terra"? Pois bem, as teorias recentes apontam exatamente para o que o texto bíblico diz. Não, não se trata de nenhuma falácia criacionista, mas sim daquilo que a ciência diz de verdade.

Algumas teorias recentes dizem que os longos polímeros, como proteinóides e fitas de ácidos nucleicos, que compõem o codigo genético, podem ter se formado, como alternativa às rochas quentes da crosta, em "moldes" de argila. De fato, para ocorrer essa formação de polímeros é necessário uma alta concentração dos elementos constituintes e na argila essa concentração pode ter sido bem alta...

O químico Graham Cairns-Smith, da Universidade de Glasgow, chegou a teorizar que a argila teria sido a primeira substância genética, que ele chama de cristal-gene. O estudo dele se baseia no fato de que cristais, inclusive os que estão na argila, são auto-replicantes, e como a auto-replicância é um traço fundamental dos seres vivos pode-se admitir que a vida teria tido então sua origem, literalmente, no pó da terra.

Ademais, outros biólogos teorizam que a argila foi o meio em que se formaram moléculas de RNA (o ácido ribonucleico, que transcreve e traduz a informação genética), durante reações que permitiram o aparecimento de ligações simples entre aminoácidos. No caso, essa formação teria tido energia proveniente de calor (ou da crosta, ou do sol, ou ainda de radiação ultravioleta). De uma forma ou de outra, os estudos estão apontando para um mesmo ponto: a vida tem sua origem na argila. E nos deparando novamente com o texto bíblico, vemos que realmente a vida teve origem no pó da terra, que também é traduzido, pasme, como argila...

Bom, temos um cenário onde é possível o surgimento da composição química da célula e do código genético, mas... o código genético, do jeito e com a complexidade que conhecemos, apareceu como? A realidade é que isso até hoje é um mistério entre os cientistas. A verdade é que não se sabe muita coisa a respeito do método que supostamente teria feito com que as moléculas de ácido nucleico teriam "tomado conta" do controle da produção de proteínas específicas, que tivessem um valor biológico e de sobrevivência, por reações químicas ao acaso. Os próprios ateus/agnósticos admitem essa insuficiência de dados nessa área...

Pode a ciência um dia descobrir a resposta para isso? Pode, claro. Mas não podemos negar que tanto a comprovação de que os componentes do codigo genético teriam tido suas origens em barro e de que ainda permanece um mistério a formação do código genético são dois fatos que vão a favor da explicação bíblica de que Deus criou a vida do pó da terra.

CONCLUSÃO

Voltando a pergunta inicial: De onde a vida surgiu? Ou melhor, quais das interpretações sobre o tema está mais correta: a origem química da vida ou a vida por criação divina? A resposta, surpreendentemente, são... as duas ao mesmo tempo! A vida se originou por processos químicos, mas esta não seria possível se fosse apenas por processos aleatórios. E mais: a origem da vida, quer os ateus admitam ou não, está remetendo exatamente á origem da vida relatada no Gênesis, ou seja, o pó da terra. A própria revista Superinteressante, que geralmente traz artigos de cunho ateu, admitiu esse fato em um artigo sobre a origem da vida, onde foi publicada a seguinte frase: "O curioso é que algumas pesquisas estão realçando o papel de um elemento citado como essencial na formação da vida na Terra, segundo o relato mitológico[sic] bíblico da criação: o barro."

Basta agora que você, caro leitor, tire as conclusões a respeito da Origem da Vida... O que parece mais sensato acreditar?

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Panspermia


http://super.abril.com.br/ciencia/misterio-vida-443767.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_da_vida

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EdwiGran.htm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/origem_da_vida.php

Um comentário:

  1. Você citou textos falando do pó da terra, mas esqueceu de falar do espírito do Homem.
    1. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida (espírito); e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7 Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
    2. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Ezequiel 37:1-6

    VEJA O QUE DISSE JÓ:
    3. Eis que vim de Deus, como tu; do barro também eu fui formado. Jó 33:6
    4. Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido.Jó 32:8
    5. O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
    Jó 33:4

    Veja mais exemplos:

    6. http://www.desfrute.net/artigos.php?t=15. Saúde e Paz.

    ResponderExcluir