Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os Dias da Criação (parte 4)

Com o que acabamos de ver nos tópicos anteriores, a possibilidade dos dias de gênesis terem sido de duração maior, para o nosso tempo material, do que 24 horas torna-se maior.

Entretanto, como eu disse na 1ª postagem do artigo o assunto é bem extenso...

O DILEMA DO 4º MANDAMENTO

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. " - Êxodo 20:8-11 ( grifo nosso)

As pessoas que discordam dos dias de gênesis serem dias no tempo de Deus usam a passagem acima para justificação de que os dias de gênesis foram dias no nosso tempo.

Na realidade, a "semana da Criação" teve seus dias durando 24 horas no tempo Kairós, incluindo o sábado, dia sétimo, assim como para nós uma semana é um período de tempo extremamente ínfimo para Deus enquanto para nós possuem "longos" dias de 24 horas. O conteúdo no versículo 11 de Êxodo 20 pode ser interpretado como uma analogia; dessa forma não há alteração na mensagem que quer passar, pois tanto sendo no nosso tempo como no tempo de Deus, "sábado é sábado" (lembrando: não sou adventista do sétimo dia).

O SENTIDO DO PROCESSO CRIATIVO

É espiritual e religioso o objetivo da narração de Gn 1. A formação dos seres vem manifestar as relações entre Deus e as criaturas de sorte que só a fé as compreenderá devidamente: "Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hb 11.3). Só o crente, portanto, compreenderá o alcance da narração; mas não admira que por vezes surjam hesitações, perante as dificuldades de interpretação.

Mas a narrativa tem ainda um segundo objetivo: o de pôr o homem em contato com toda a criação, ou melhor, o de colocá-lo em posição de primazia perante todos os seres criados. Por isso vemos Deus a agir gradualmente na Sua obra criadora, que atinge, com a formação do homem, o ponto culminante dessa obra-prima de Deus.

CONCLUSÃO

O que foi mostrado acerca dos Dias da Criação foi apenas uma pequena explanação; ainda existem muitos argumentos e dilemas em cima dos Dias da Criação, e posteriormente eles serão seriamente comentados nas próximas postagens, conforme necessidades.

Mas o que se conclui de tudo isso é que, realmente, não só os Dias da Criação foram dias literais no tempo de Deus, ou Kairós tecnicamente falando, mas que também as descobertas paleontológicas se encaixam surpreendentemente com o primeiro capítulo de Gênesis, comprovando que, ao contrário do que muitos dizem por esse mundo afora, a Bíblia é sim a Palavra de Deus.


Para finalizar, volto a exibir o versículo 4 do salmo 7, que foi escrito por Moisés (o mesmo que por inspiração escreveu Gênesis) , na tradução "Fiel e Corrigida de Almeida", que mostra de uma forma muito clara a atemporalidade do nosso Deus:

"Porque mil anos aos teus olhos são como um dia, como o dia de ontem, que passou"



Fontes:
http://evangelistaelisio.blogspot.com/2009/11/antropologia.html
http://www.programamomentoscomjesus.com/Apolog%C3%A9tica/a_biblia_dias_criacao.htm
http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/06/criacionismo-os-dias-da-criacao-foram.html
Livro "A vida; qual sua origem? Criação ou Evolução?"

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Partindo do premissa que a Bíblia é uma Revelação de Deus para os homens, entendo que o Senhor, a todo instante, está falando para nós.

    Assim sendo, creio que os dias da criação foram dias de 24 horas, pois repito que Deus está nos dizendo como a Terra foi criada; assim sendo, os termos usados pelo Criador são para nosso entendimento e segundo nossa realidade.

    A questão das passagens bíblicas mencionarem que para Deus um dia é como mil anos e vice-versa fala da relação do Senhor para com o tempo, mostrando que Ele não está limitado pelo tempo; outras passagens também corroboram tal coisa, pois o Senhor é a causa espiritual e metafísica de tudo o que existe, Ele é o alpha e ômega.

    Por outro lado, a narrativa da criação é para nós, pelo que quando Deus usou o termo dia, creio que Ele se referia a dias literais de 24 horas.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo (chará), a paz do Senhor!

    Muito obrigado pelo seu comentário!
    Os dias de Genesis foram literais sim, concordo, mas no tempo Kairós, e não no Kronos. Se vc ler também "os dias da criação" parte 1, 2 e 3, vai entender o porquê da conclusão que vc acabou de ver nesse artigo, e também acredito que poderá até ajudar a fortificar ainda mais na fé, pois lá também contém fatos que corroboram a autenticidade bíblica!

    Deus abençõe você e boa leitura!

    ResponderExcluir
  4. Como se explica Gênesis 2:5-6?

    Parece q está dizendo q as plantas ñ germinaram até o homem ser criado para lavrar a terra.
    E qnt a esse vapor? Ficou várias eras sem chover? Apenas com o vapor regando a terra? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, "anonimo"...
      A resposta dela está no quarto tópico do seguinte link: http://genesisum.blogspot.com.br/2010/03/coisas-que-biblia-nao-diz.html

      Lembrando que a criação das plantas deu-se a partir do 3º dia. Sendo assim, só quando começou a chover as plantas começaram a aparecer na Terra, pois preste atenção: as plantas foram criadas ANTES do homem...

      E sim, este vapor refere-se ao estado inicial da Terra, antes das plantas...

      Fica na paz!

      Excluir
  5. Gênesis diz que o Espírito do Senhor se movia sobre a face das águas. E a Terra seca só começa a aparecer no terceiro dia, logo toda a Terra esteve coberta por água antes disso. Há alguma evidência científica de que nosso planeta esteve todo coberto por água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta!
      Sim, há sim evidências. Mas a "água" era um pouco diferente... Estima-se que há 4,7 bilhões de anos atrás o planeta era incandescente e disforme, emitindo vapores (o que a Bíblia chama de "neblina" em Gênesis 2:6) e com a água que mais tarde viria a dar origem aos mares na atmosfera. Essa era a água onde o espírito do Senhor se movia no princípio (mover, no contexto hebraico da passagem, aí, refere-se a agir, ação, ou seja, Deus estava em ação desde esse tempo). No dia 2 há uma separação das águas acima do céu das da terra o que espantosamente coincide com o período de esfriamento da Terra e formação dos oceanos, onde boa parte de toda a água atmosférica desceu para cá e originou os oceanos. Só bem mais tarde é que o primeiro continente veio a aparecer: a Bíblia chama essa época do surgimento dos continentes e da vida (plantas) de dia 3; a ciência chama essa época de eras pré-cambriana e paleozóica inferior.

      Espero ter respondido a pergunta!
      Mais dúvidas, estamos prontos a responder...
      Deus te abençõe!

      Excluir
  6. É correto afirmar que, no tempo de Deus, ainda estamos no sétimo dia? Qual a base bíblica para essa afirmação? Se existir, é mais uma forte evidência dos dias terem sido longos períodos de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Sim, não só é correto como bíblico também! Leia Hebreus 4:3-4. Nessa passagem, se prestar atenção, diz que ainda estamos no descanso do Senhor, ou seja, no Dia 7!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Né... 1 dia atrás eu era CTJ, mas agora estou pensando seriamente em virar (se não já virei) criacionista progressista e CTA. Eu sinto que isso tirou um peso enorme da minha vida.

      Excluir
    2. Monica e Yasmin, fico muito felizes por gostarem do blog Genesis 1
      Aliás até peço desculpas por ter parado de postar nele, mas em breve pretendo trazer mais posts.

      Se quiserem, podem dar uma passada em nosso novo site, o Grupo Paleontos. Deixo para vocês o link de um artigo que fiz recentemente no site do Paleontos sobre os dias da criação que é mais completo e atualizado que o desse blog: http://grupopaleontos.wixsite.com/paleontos/single-post/2016/08/08/Os-Dias-da-Cria%C3%A7%C3%A3o

      Abraços e que Deus abençoe vocês!!!!

      Excluir
    3. Só vi sua resposta agora.
      E de nada! Seu blog tem me ajudado muito.
      Sem problemas... eu acho que o seu blog já explica muita coisa e acho que não precisa mais de tantas atualizações assim, a não ser que você tenha uma coisa nova a nosapresentar.
      Vou ver, sim! Obrigada!

      Que o Senhor te use ainda mais e o capacite para instruir seus irmãos.
      A paz!

      Excluir
    4. E infelizmente não vou poder comentar lá, pois não tenho (mais) Facebook...

      Excluir