Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quem foi o Leviathan do Livro de Jó?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij681-ZaXTtE-DXYWSjfNY7Ayzt9W_s5MCYnvFqC1sdQCj-XVbW4sz14Mn3-xQxKAa3vLrzGWBOo6Kf2p7mk3Z_-WqhbVwc7magGmd4_spDcC7etEr112mqmdKiMUjUGVtwQw7tV9WOT4a/s320/leviat%C3%A3.jpg

Numa análise anterior vimos que o Beemote ou Behemoth, criatura mencionada em Jó 40:15-19, de fato existiu, sendo um dinossauro Diplodócido. Porém, esse não é o único animal "fantástico" mencionado nesse livro. Há uma outra criatura, muito mais insólita, no capítulo que se segue

Quem é o Leviatã ou Leviathan?

Assim como a questão do Behemoth e do 4º animal que aparece representado na visão do Profeta Daniel, muita especulação houve em torno do que seria o Monstro Leviathan. Uns alegam que o mesmo seria uma "versão hebraica" de uma divindade da Babilônia, ou seja, um ser mítico. Outros afirmam que ele seria um dinossauro. Outros, um crocodilo. Ou até mesmo um dragão. Mas é claro, a resposta é apenas uma. O que, afinal, foi o Leviathan?

A LENDA HEBRAICA DO LEVIATHAN


O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviathan, descrevendo-o como o maior (ou o mais poderoso) dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como "ninguém é bastante ousado para provocá-lo" ou "Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre".

Assim como o Behemoth e o Ziz (ser alado não mencionado na Bíblia), o Leviathan é uma criatura que faz parte da mitologia Hebraica. O seu nome, claramente, vem do hebraico liwjathan, cujo significo é “animal que se enrosca”, sendo modificado pelo latim bíblico para leviathan. Também é conhecido como “o monstro marinho”

Existe uma lenda que fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviathan. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão.
Outra lenda judaica diz que o Behemoth e Leviathan se enfrentarão no final dos tempos, matando-se um ao outro; então, sua carne será servida em banquete aos humanos que sobreviverem.

Para muitos historiadores, o Leviathan nunca existiu; é um animal mitológico que talvez esteja associado ao "Tiamat", uma divindade da mitologia da Babilônia. Porém, é provável que o animal descrito na Bíblia seja real, assim como o Behemoth, conforme comprovado, principalmente pela maneira que a Bíblia o descreve, que parece se referir a uma criatura que não só existiu como também conviveu com o homem, trazendo-lhes grande pavor na época.

Mas, sendo o Leviathan um animal que realmente existiu (e os mitos relacionados á ele possuírem um fundo de verdade), a qual criatura a Bíblia se refere quando o descreve?

UM DINOSSAURO...?

Sabemos que o Behemoth foi um tipo de dinossauro e que, claro, os tais existiram. Alguns criacionistas acreditam que o Leviathan, portanto, também seria um dinossauro contemporâneo ao homem. Mas seria realmente?

Bom, a Bíblia revela o Leviathan como um predador. Sendo assim, se o mesmo foi um dinossauro só pode ter sido um terópode, ou seja, da mesma ordem que pertence o Tyrannosaurus rex e o Velociraptor. Porém, pelos versos que descrevem a criatura e pelo mito hebraico do Leviathan, vemos que o Leviathan era uma criatura aquática, e até onde se sabe não foi encontrado nenhum dinossauro terópode com hábitos aquáticos. Nem mesmo os Espinossaurídeos, que se alimentavam de peixe, viviam nadando por aí.

E UM PLESSIOSSAURO?


o plesiossauro

Por esse motivo, a maior parte dos criacionistas da Terra Jovem alegam que o Leviathan foi um plessiossauro e que há evidências "cientificas" para se crer nisso.

E o que é um plessiossauro? Os plessiossauros foram répteis que dominaram os oceanos na Era Mesozóica, que possuíam braços em forma de remos e hábitos totalmente aquáticos. Alguns deles inclusive eram incrívelmente parecidos com o "monstro do lago ness", a exemplo do Elasmosaurus, um dos mais populares répteis desse grupo. Eles costumavam ser grandes, sendo que o maior deles, o Liopleurodon, por seus 25 metros de comprimento é considerado o maior predador que já exisitiu no planeta.

Ora, como os plessiossauros eram grandes predadores aquáticos, será que então o Leviathan foi um plessiossauro? Poderia até ser, se não fosse alguns inconvenientes...

Em primeiro lugar, o Plessiossauro viveu há milhões de anos antes do homem. Sabemos disso pelos vários métodos de datação, e não falamos apenas da datação radiométrica; apenas pela localização de todos os fósseis achados de plessiossauros nas camadas geológicas podemos ver que eles são bem mais antigos que Adão.

Além disso, a descrição bíblica da pele do Leviathan não se parece com o aspecto da pele de um plessiossauro. Sabemos por causa de fósseis em ótimo estado desses animas, que os plessiossauros possuíam uma pele lisa, como a de uma foca, não com placas como a do crocodilo. Nesse quesito fica impossível associar o plessiossauro ao Leviathah, que segundo a Bíblia, possuía escamas grossas, enfim, placas como cacos, em outras palavras, couro de crocodilo. Os plessiossauros, em alguns casos, eram tão graciosos como um golfinho!

Outra questão que é um grande problema a respeito do Leviathan como sendo um plessiossauro é a alegação bíblica de que o Leviathan solta faíscas de sua boca e fumaça de suas narinas. Alguns criacionistas afirmam que os fósseis dos plessiossauros possuíam grandes cavidades, onde poderia ocorrer uma reação química similar á que ocorre dentro do escaravelho bombardeiro, um besouro que explode uma espécie de ácido. Mas...

- Não há evidencia nenhuma de que os plessiossauros tiveram tal estrutura. E olha que já foram encontrados vários plessiossauros em bom estado...

- A disposição e a morfologia das narinas dos plessiossauros indica que eles permitiam que a água entrasse em sua boca e daí eles "farejavam" a água filtrando determinadas particulas delas pelas narinas internas. Ora, se o plessiossauro deixava entrar água na boca, fica um pouco difícil de imaginar que esse mesmo ser cospia fogo...

- O texto "dinossauros: a bíblia e a ciencia face a face", já criticado em outras postagens desse site, traz a seguinte frase: "Se isto sucede hoje (com o escaravelho bombardeiro), porque não com animais maiores (plessiossauros) ?". Bom, há uma enorme diferença na anatomia dos escaravelhos e dos plessiossauros; alegar que uma coisa vale para os dois animais é o mesmo que dizer que por serem venenosos a jararaca e o escorpião são animais da mesma família... (Embora a questão do bombardeiro ter relação com o Leviathan não é tão fantasiosa assim, como veremos mais adiante).

Conclusão: o Leviathan não foi um plessiossauro.

Mas então de que animal a Bíblia está falando??

BALEIA?

Alguns sugerem que o Leviatã é uma descrição hiperbólica de uma baleia. Esta perspectiva enfrenta alguma dificuldade, uma vez que o povo judeu do Próximo Oriente não teria tido, em princípio, qualquer contato com baleia, naquela região. No entanto, foi muito alimentada por Herman Melville, na sua obra "Moby Dick", bem como por outras ficções, como "Pinóquio", de acordo com a qual o próprio Pinóquio teria sido engolido por um cachalote. Ademais, a descrição da pele do Leviathan não bate com a da baleia...


UM LEVIATÃ EXTINTO?

No entanto, e mais por curiosidade, existiu na Pré-história um animal a qual os cientistas nomearam como Leviathan (espécie Livyatan melvillei) que viveu no Perú há 12 milhões de anos - uma data um tanto recente, mais recente que a da Era dos Dinossauros, atingindo até 18 metros de comprimento. Porém esse ser, além de estar extinto, era uma baleia e, como já dissemos, certamente o Leviathan de Jó não foi um cetáceo. Quem então pode ser?

E UM CROCODILO?

http://palavrasdeespiritoevida.files.wordpress.com/2009/04/leviata3.gif?w=300&h=198

No livro de Jó, o Leviatã é mencionado conjuntamente com outros animais que são, claramente, terrestres, tais como cabras, águias e falcões, fato que levou muitos estudiosos a considerá-lo como um animal semiaquático. O animal que é mais vezes proposto como Leviatã é o crocodilo do Nilo. Tal como o Leviatã, o crocodilo do Nilo é semiaquático, escamoso e possui dentes afiados.
Alguns autores, comparam os olhos do Leviatã aos do crocodilo, que saem da água antes do resto da cabeça, invocando a imagem da aurora.

Quanto à parte do Leviatã respirar fogo... Aí já há maior dificuldade de conciliação com o crocodilo. Há outras passagens bíblicas, nas quais se afirma que o Leviatã tem múltiplas cabeças, o que também não concorda com o crocodilo. Há quem diga que isso seja alegórico... Mas como veremos adiante, há uma grande possibilidade de isso ser literal...

SERIA O LEVIATHAN UM DRAGÃO?

http://static.tvguide.com/MediaBin/Galleries/Shows/A_F/Dq_Dz/DragonsFantasyMadeReal/crops/dragons-fantasy-made-real06.jpg

Os dragões são criaturas mitológicas que cospem fogo. No entanto, alguns estudos apontam a possibilidade do dragão ser um animal de verdade. Sendo assim, pela descrição bíblica é muito mais provável que o Leviathan seja um dragão.

Uma prova de que o Dragão mítico pode ter existido de verdade é que a sua lenda existia em várias culturas que nunca tiveram contato uma com a outra até o fim da Idade Média. Tanto é, que o dragão da história de Llannowar Dos Scots (Aprox. 500 DC), o Jörmungandr dos Vikings (Aprox. 300 DC) e o Dragão Vermelho da lenda do povo de Chian (Aprox. 300 DC) são descritos exatamente iguais: Serpente gigante com asas e 4 pequenas patas. Até então, esses povos nunca tinham entrado em contato direto, muito menos a ponto de trocar mitologias.

Mas... como pode um animal cospir fogo pela boca? Os produtores do documentário do Discovery Channel "DRAGÕES: UMA FANTASIA QUE SE TORNA REALIDADE", extraíram informações que mostram que um animal como o Leviathan pode realmente ter existido sem nenhuma dificuldade.

Todos os animais carregam bactérias em seus intestinos que ajudam na digestão dos alimentos. Neste processo, as bactérias liberam um produto metabólico secundário: gás. A equipe do programa do Discovery sugere que as bactérias presentes no sistema digestivo dos dragões poderiam ter sido de um tipo raro, liberando hidrogênio gasoso. O hidrogênio, que é combustível e 14 vezes mais leve que o ar, seria o segredo da capacidade de voar e de soltar fogo dos dragões. O hidrogênio aumentaria o seu poder de flutuação, permitindo que voassem. O gás produzido seria canalizado para duas bolsas de armazenamento, as vesículas de vôo, que, quando totalmente infladas, ajudariam estes animais a levantar vôo.

Mas ainda continua a pergunta: como poderia respirar fogo? O mesmo hidrogênio usado para manter os dragões no ar também é um gás combustível e pode produzir fogo, precisando para tanto apenas da presença de um catalisador. Na natureza, o besouro bombardeiro pode produzir uma explosão de líquido fervente usando enzimas e um catalisador orgânico. Os cientistas portanto propõem que os dragões poderiam ter usado platina em pó, um catalisador que podiam conseguir através da ingestão de platina, encontrada nas rochas sedimentárias. Platina poderia ter sido a faísca catalítica que reagiria com o hidrogênio armazenado nas vesículas de vôo dos dragões, produzindo fogo. Cientificamente, então, isto se encaixa com a descrição bíblica que diz que saem faíscas da boca do Leviathan.

Juntando todas as pistas, o único animal que se encaixa tanto com a Bíblia quanto com a lenda hebraica do Leviathan é o dragão cuspidor de fogo, presente em diversas lendas (ou relatos?) e que provavelmente existiu.

SIGNIFICADO ESPIRITUAL

Contudo, temos que fazer uma distinção a respeito do que espiritualmente o Leviathan pode significar. Em seu sentido literal e conforme é aplicado no Livro de Jó, o Leviathan foi um animal criado por Deus (assim como todo o resto dos seres vivos). Observe:

"Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar."

Deus formou o Leviathan. Deus formou todos os seres vivos... No demais ele é citado no livro de Jó para mostrar o poder de Deus e a Sua grandiosidade:


Ele também é usado para profetizar a destruição do mal pelo Senhor nos últimos dias.

"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar."

"Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto."

No entanto, assim como ocorre com certos animais da Bíblia como o Cordeiro, o Leão, a Águia, a Rã ou até mesmo o dinossauro Carnotaurus (4º animal da visão de Daniel), existe uma representação do Leviathan no mundo espiritual. Na demoniologia, parte da teologia que estuda a questão dos demônios ou anjos caídos, Leviathan é o nome do espírito de manipulação,onde muitas características do animal Leviathan são representadas alegoricamente nele. Segundo John Konox, o espírito Leviathan tem a finalidade de governar e reger a mente do homem. Ele é um espírito de manipulação mais acentuado que Jezabel. A liderança regida pelo Leviathan fica amortecida e anulada.

Mas é claro, devemos separar as coisas aqui, pois a maior parte das referências bíblicas sobre o bicho (maior parte no livro de Jó) refere-se ao Leviathan como uma maravilha da criação de Deus, e não como um demônio. Portanto, misturar as coisas pode levar a pessoa a distorcer de form bizarra alguns trechos da Bíblia, como ocorre numa pregação apresentada no Ministério Betel, onde a mistura do demônio Leviathan com o animal Leviathan levou a distorções gigantescas na mensagem, como pode visto aqui:

"Em Gênesis Deus mandou o homem dominar sobre Leviatã (...) Com a queda o homem se deixou dominar por Leviatã. Leviatã entrou na mente da matriarca das mulheres, lançou dúvidas, manipulou, mentiu, induziu. Leviatã sabia que se pegasse a mulher iria derrubar o homem, foi astuto. Por isso, toda mulher de Deus deve manter sua mente bem guardada.Quando Leviatã atacou Jó, usou sua mulher para desanimá-lo(Jó 2:9). Se acertarmos na liderança feminina Leviatã será derrotado."


Em outras palavras, devemos tomar cuidado para não fazer interpretações erradas das coisas.

CONCLUSÃO

Uma das coisas que o cristão nota ao analisar a Bíblia é a sua eficácia, tanto no texto quanto no seu contexto. Uma das passagens que parecia a mais desconexa da Bíblia, situada em Jó capítulos 40 e 41, por meio das análises apresentadas, torna-se realmente bem precisa: O Behemoth existiu, e o Leviathan também existiu, ambos exatamente da maneira que Deus os descreve para Jó, mostrando que perto desses incríveis seres, o homem não é nada.

Mas temos que atentar para o seguinte: Qual é o ponto da descrição do saurópode diplodócido (Behemoth) e do Dragão cuspidor de fogo (Leviathan)? O ponto da descrição destas duas criaturas é este: se Jó não pode nem se comparar em força com a criação de Deus, como pode ele esperar contender com o próprio Deus?

FONTE:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livyatan_melvillei


http://www.estudosdabiblia.net/jo15.htm

http://www.estudosgospel.com.br/estudos/diversos/os-sete-pecados-capitais.html

http://www.discoverybrasil.com/dragoes/anatomia/index.shtml

http://www.discoverybrasil.com/dragoes/anatomia/anatomia2/index.shtml

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090203032210AA7X0x6

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3_%28monstro%29

52 comentários:

  1. Hummmm..."...O Behemoth existiu, e o Leviathan também existiu, ambos exatamente da maneira que Deus os descreve para Jó, mostrando que perto desses incríveis seres, o homem não é nada..." Acredito que seria mais prudente afirmar: "poderia ter existido" Não há evidências científicas concretas... Mas me preocupa outro ponto: O HOMEM É A COROA DA CRIAÇÃO! É uma afirmação, pois não tenho dúvida disto. Valorizar animais em detrimento dos homens para mim é impraticável. A paleontologia caro estudioso é uma fração dos conhecimentos existentes! E os seres estudados são objetos para serem GOVERNADOS pelo Homem! Genesis 1:26: “26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do homem ter a tal governança sobre os animais é correta, mas então porque a extinção dos dinossauros? Não seria porque Deus viu que o homem enfraqueceria? Não seria porque o pecado foi definhando o Homem que Ele criou. Portanto, esses titãs do passado como Leviatã e Behemoth são além dos homens que Deus fez pois não foram afetados pelo pecado como o mesmo. Entretanto, em um grosso modo, Deus no dilúvio, prezando a segurança do homem, extinguiu os mais poderosos, os animais indomáveis, os dinossauros e que sabe outros além...
      ...Estou postando isso em 2015 pq foi quando eu li, desculpe a desatualização.

      Excluir
    2. Na verdade no tempo de Jo o diluvio ja tinha sucedido,pq um amigo dele fala q no século anterior houve o dilúvio e ainda assim Deus fala do leviatã como um ser existente naquele presente e nao como algo q tinha existido!Hoje,claro,parece não existir mais.

      Excluir
    3. Sendo Jó pré ou pós diluviano isso não impediria a sobrevivência do Leviatã, uma vê que o mesmo é aquático.
      Entretanto uma questão vive martelando minha cachola, seria possível ainda existir 1?
      Afinal, Deus não faria (creio eu) apenas 1 dessa espécie.
      E sabendo que o homem ainda não desbravou o fundo dos oceanos, poderia existir.
      E no ponto relacionado ao dinossauro que "farejava" na água, existe um elemento químico que quando puro, reage com a água liberando fagulhas e fumaça, e existe ,em um formato não puro, em abundância no mar, o Sódio. Se o Leviatã tivesse conseguisse absorver o cloridrato ele faria o sal se tornar sódio puro, e ao lança-lo junto com a água de suas narinas produziria fumaça e faísca, o que poderia aparentar o fogo

      Excluir
    4. Pois é, se o Leviathan foi extinto certamente não foi pelo dilúvio. E tem muito mais a descobrir sobre isso. Sobre o elemento quimico , é dito que foi achado sódio em cranios de plesiossauros, mas o que as pessoas esquecem é que esse sodio não tinha no animal real, e nem aquele osso é "real", são fósseis, ossos mineralizados, que perderam a composição organica original ;)

      Excluir
    5. FALAM TANTAS COISAS, USAM GENEOLOGIA INTERMINAVEIS, SEM CHEGAR A LUGAR NENHUM,
      NA BIBLIA SAGRADA TEM RESPOSTAS PARA TODAS AS PEGUNTAS, VEJAM ABAIXO DIZ TUDO EM
      UM SÓ VERCICULO, DIZ QUE SE REFERE A SATANÁZ AO DIABO E SEU REINO, QUE NENHUM HOMEM
      PODE ENFRENTAR MAS SOMENTE DEUS E SEU FILHO, O LEVIATÃ É APENAS UM PARABOLA, UMA COMPARAÇÃO. QUANDO FALA QUE FOI DEUS QUEM CRIOU O LEVIATÃ, SE REFERE AO DIABO QUE
      REALMENTE FOI DEUS QUEM CRIOU E POR SE REBELAR CONTRA DEUS FOI LANÇADO PARA A TERRA JUNTAMENTE COM SEUS ANJOS.
      VEJAM AS REFERENCIA NA BIBLIA, E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES.
      Apocalipse 20:2
      Ele prendeu o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás e o amarrou por mil anos.
      Apocalipse 12:3,7
      De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas
      Isaías 27:1
      Então, naquele grande Dia, punirá SENHOR, o Leviatã, o monstro marinho, a serpente veloz, com o golpe de sua espada poderosa, decidida e severa. O SENHOR aniquilará em pleno mar a grande serpente que se torce e se enrola.
      João 12:31
      Chegou a hora de este mundo ser julgado, e agora o príncipe deste mundo será expulso.
      Gênesis 1:1-10
      1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
      2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
      3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
      4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre luz e as trevas
      5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
      6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
      7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão.
      8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
      9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
      10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

      Excluir
    6. FALAM TANTAS COISAS, USAM GENEOLOGIA INTERMINAVEIS, SEM CHEGAR A LUGAR NENHUM,
      NA BIBLIA SAGRADA TEM RESPOSTAS PARA TODAS AS PEGUNTAS, VEJAM ABAIXO DIZ TUDO EM
      UM SÓ VERCICULO, DIZ QUE SE REFERE A SATANÁZ AO DIABO E SEU REINO, QUE NENHUM HOMEM
      PODE ENFRENTAR MAS SOMENTE DEUS E SEU FILHO, O LEVIATÃ É APENAS UM PARABOLA, UMA COMPARAÇÃO. QUANDO FALA QUE FOI DEUS QUEM CRIOU O LEVIATÃ, SE REFERE AO DIABO QUE
      REALMENTE FOI DEUS QUEM CRIOU E POR SE REBELAR CONTRA DEUS FOI LANÇADO PARA A TERRA JUNTAMENTE COM SEUS ANJOS.
      VEJAM AS REFERENCIA NA BIBLIA, E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES.
      Apocalipse 20:2
      Ele prendeu o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás e o amarrou por mil anos.
      Apocalipse 12:3,7
      De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas
      Isaías 27:1
      Então, naquele grande Dia, punirá SENHOR, o Leviatã, o monstro marinho, a serpente veloz, com o golpe de sua espada poderosa, decidida e severa. O SENHOR aniquilará em pleno mar a grande serpente que se torce e se enrola.
      João 12:31

      Excluir
  2. Estranho...perdão por falar assim, mas você não crê na veracidade bíblica? Como pode dizer "faltam evidências concretas"? Aliás, você já não viu o esqueleto de um saurópode? Bem, eu já. E se isso agrega positivamente para a palavra de Deus, e daí? Não é bom que agregue?

    E outra coisa: o homem realmente é a coroa da criação, e se você acha que não penso assim é porque não viu nem metade dos artigos do site. Mas atente para a mensagem do livro de Jó e o sentido de Eclesiastes 3,20. Nós sabemos que o homem foi posto a governar todos os seres conforme Gn 1:26. Mas tem um detalhe que você deve ter se esquecido: vá ao terceiro capítulo de Gênesis, que teremos a chamada "QUEDA DO HOMEM", onde esse domínio total sobre as criaturas foi perdido. Quer uma prova concreta? Pois bem, passe a mão na boca de um jacaré. Ele irá deixar? Ou então, tente fazer cócegas nas presas de uma aranha armadeira... Ela vai deixar?

    Mas vamos pegar um exemplo da Bíblia sobre isso:
    "Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja, e nunca mais tal [o leviatã] intentarás." (jó 41,8). É a Bíblia quem diz isso, não eu. Acontece que o homem espiritualmente é infinitamente superior a qualquer ser que existe ou tenha existido. Mas fisicamente o homem, a Bíblia declara, é pó e ao pó retorna... A bíblia ainda dá a entender que fisicamente o homem é como os animais (leia Eclesiastes 3). Não dá pra distorcer ou mudar o sentido disso. Até a ciência comprova que isso é verdade...


    Entenda, irmão, o sentido da passagem de Jó também. Em Jó 40 e 41 Deus mostra a grandeza de seu poder e mostra que o homem perto da complexidade e grandeza física não é nada. Quanto mais o poderoso Deus, que é o autor de tudo? Essa é a mensagem do texto.

    Agora, sobre valorizar animais em detrimento dos homens é algo que a Bíblia diz que não devemos fazer, e quem raios disse que eu fiz isso nos textos? Olha, eu tenho uma evidência de que você deu uma olhadinha no estudo e saiu criticando sem ver o resto do conteúdo do site: você sem dúvida nenhuma não leu esse artigo aqui -
    http://genesisum.blogspot.com/2010/08/temei-deus-e-dai-lhe-gloria-pois-e.html

    Eu creio sim, assim como em Romanos 1,20 e Jó 12,7, que a criação revela a glória do nosso DEUS, e eu admiro a criação NESSE SENTIDO. Nesse sentido devo dizer que não sou o único cristão que assim o faz.

    Agora se você não consegue enxergar a soberania de Deus em Sua Criação e não consegue ver que fisicamente o homem é só pó, tudo bem, vc pensa assim. Respeito

    Mas ORE, e aprenda a respeitar os seus irmãos em cristo também.

    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do seu blog e de suas interpretações! Abraço

      Excluir
  3. Paz e boa noite. Vejo que neste campo podemos cada vez mais nos entender e melhorar. Mas fique calmo, pois não tenho a intenção de desfazer dos teus conhecimentos. Falo por que sendo criacionista não valorizo tanto o conhecimento dos cientistas que desejam renegar o conteúdo da Bíblia, se não fazes parte deste grupo estais comigo e partilhamos do mesmo saber. Quando afirmo poderia existir não falo do ser da Bíblia, deste não duvido... Mas do ser indicado por ti, este e fruto de seu estudo, que pode estar equivocado. Coisa banal no meio científico, nem sempre temos a certeza absoluta. Sou contrário as proposições evolucionistas por que vejo nelas levianas intenções contrarias as afirmações da Bíblia, a exemplo da criação do homem. Observe bem o texto de Eclesiastes e note que algo foi dito pelo homem e não por Deus: 18:”Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. “ “Disse eu” e intenção do autor e significa que a palavra estava com o profeta e nao com Deus. Ele subjetivou os seus pensamentos ele mesmo comparando os homens a animais. Não se pode apenas com este texto considerar desta forma, pois senão seriamos deuses, visto que em outro texto diz que “sois deuses”. Note que no versículo 19 ele confirma a sua, e não de Deus, comparação do homem com os animais. Como diz Adauto em seus pronunciamentos: “como poderemos dizer façamos o homem a nossa imagem e semelhança e de repente aparece um micróbio”! Ou um macaco. Tal coisa não combina com o Poder de Deus e com sua Gloria! Não entendi porque tu desejas que eu ORE e respeite os irmãos... Não usei nem no outro texto nem neste nenhuma palavra que possa te desmerecer. Por favor não confunda as coisas! A nossa discordância, jamais, pode nos afastar de nossa irmandade crista... Pois se isto ocorre os dois deixarão de estar nesta condição! Oremos juntos...Marcos Moreira

    ResponderExcluir
  4. Paz, Marcos.

    Realmente estamos nos entendendo bem e em certo ponto nós partilhamos de muitos pontos em comum.

    Sobre o texto de Eclesiastes, eu penso que o autor diz no sentido físico, material, a respeito da comparação homem-animal. Mas espiritualmente a Bíblia nos chama de pequenos Deuses. No nível espiritual nosso status é muito grande, e nisso eu e você concordamos. O homem físico, a carne, é pó e ao pó retorna, mas o espirito é que permanece - e torna para Deus. Na ótica cientifica, não dá para negar que o homem FISICAMENTE lembra um primata. Creio ser até desonesto dizer o oposto, mas enfim.

    Sobre a questão "a imagem e semelhança", na verdade acredito que isso se refira ao folego de vida que Deus soprou no homem, ou seja, o "á imagem e semelhança" é no sentido do intelecto, do espiritual. É importante notar que Deus diz que faria o homem á imagem e semelhança no sexto dia, enquanto em Gn2,7 não há a menção de que Deus iniciou a formação do homem no sexto dia, na verdade o texto nem diz como Deus o formou,e os próprios judeus reconhecem isso. O que a Bíblia deixa claro apenas é que a conclusão do ser humano estava no coração de Deus desde o principio mas ela só consolidou-se ao fim do 6° dia. E que diferença isso faz? Parece que não mas esse pormenor pode fazer toda a diferença, conforme você pode ver no artigo "estudando a origem do homem".

    ResponderExcluir
  5. Sobre a questão do Leviathah, eu não entendi. Esse estudo não diz respeito nem ao criacionismo nem ao evolucionismo. Aliás, a existência de dragões corrobora várias citações bíblicas que menciona um ser chamado de "dragão". No caso do behemoth é algo mais espetacular ainda pois fala de um ser que não existiu nos tempos bíblicos, o que comprova a inspiração divina dela.

    Eu penso assim: devemos filtrar da ciência aquilo que é bom e pode nos ser útil, mas devemos saber diferenciar opinião cientifica de pesquisa cientifica, e muito do rolo entre criacionistas e evolucionistas ocorre por conta dessa falta de distinção. Aquilo que é "bom" devemos reter; o que é mal nós "rejeitamos". Mas Deus é tão soberano que no final das contas a própria ciencia testifica d'Ele, embora muitos cientistas não percebem isso ou não aceitam.

    Me desculpa por qualquer termo que falei, e espero conversar com você mais vezes. Meu e-mail é rhodrigo_gomes@hotmai.com.

    Paz!!!

    ResponderExcluir
  6. respondendo genezis 1, eu acho que não devemos nos prender ao ciracionismo ou evolucionismo, eu acho que a criatura leviathan, behemonte e deus existiram da mesma maneira que existiram os dodos, e da mesma forma que existiram os bisoes, e tambem desapareceram da mesma forma como a arara-azul, o mico leão e outras criaturas divinas em suas imperfeiçoes desaparecerão com o tempo, é tudo uma questão de paciencia e aceitação!

    ResponderExcluir
  7. "caros amigos achei o artigo sobre esses animais descritos na biblia interessante.
    não acho que o leviatã fosse um animal exclusivamente aquatico ,mas ele devia ter um comportamente parecido com as iguanas marinhas que temos em galapagos.
    a biblia tambem menciona que o leviata em terra seca possuia grande velocidade"...levantando-se ele tremem os valentes ,quando irrompe,ficam como quefora de si..."ele era um animal que impunha respeito e em terra era veloz ,mas que também mergulhava.
    só posso chegar a conclusão que trata-se de um teropode terrestre mas com comportamento aquatico.era um bicho que se virava nos dois meios.
    já pararam pra pensar num predador assim?deve ter sido pior que o t.rex!

    ResponderExcluir
  8. parabéns ve esse video youtube: Deus não muda e o justo vivera pela fe tem mais uma imagen do dialago com o que voce vé Deus ou Beemote este video pode ser entendido como resposta como jo ouve somos irmão pela vontade de Deus para honra e gloria de nosso irmão jesus enm nome do Pai
    aleksnepomuceno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa matéria, e acho que os dois estão no caminho certo! Continuem a estudar a bíblia.
    Ore a Deus e pesam sabedoria e suas perguntas serão respondidas.

    ResponderExcluir
  10. Sem querer criar controvérsias, mas o leviatã é um ser maritmo, pelo que li falaram q levitã seria talves um ser terrestre ou aéreo mas não é,
    na biblia satanica o leviatã é especificado como um ser do mar, então provavelmente não é um ser terrestre nem aéreo.

    ResponderExcluir
  11. Biblia satânica? Que conteúdo bom para ser alimentar... A cópia de tudo que faz o pai da mentira...

    Todos verão o leviatã um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom se espelhar na bíblia satanico , misericórdio! Quem acrescente conhecimento deste livro detém do PAI DA MENTIRA! então por favor se quiser aprender peça sabedoria a Deus sem nada duvidar e leia a bíblia , Paz do Senhor

      Excluir
  12. De acordo com fator predominante, ocorrido pelo constante do agravamento, a inexatidão expressa pela hiperbólica contextualização da argumentação factoide, a idealização permissiva da falácia da instrução paliativa não exprime a indexação da responsividade e a instrumentalização, face a irrelevancia paradoxal dos fatos concisos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. PODEM DIZER O QUE QUISEREM É COMO EM JÓ 42- 5 E 6
    ELE DISSE O CORRETO : ANTES EU TE CONHECIA SÓ POR FALAR, MAS AGORA EU TE VEJO E POR ISSO ESTOU ENVERGONHADO

    ResponderExcluir
  14. AS VEZES TEMOS QUE SER RUDE ASSIM COMO LEVIATÃ
    SE ALGUÉM O PROVOCA, ELE FICA FURIOSO JO 41-10

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde..
    Acho errado afirmar que o leviatã seja um dragao, pelo menos não como conhecemos na mitologia, a biblia não fala de uma criatura com asas..
    Talvez ele seja parececido com um crocodilo só que em proporções maiores do que vemos atualmente, o leviatã não é nada mais ée nada menos, do que um largatao..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja como o dragão da mitologia chinesa que não possui asas mas obtem todas as outras características aqui descritas!

      Excluir
  16. o quê seria um largatão ?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia

    Agradeci muito da matéria escrita.


    Parabéns.


    Manusear . Bem.a palavra de Deus e ótimo, saber do que se trata e.interpretar sobre.comustumes e renças e melhor.

    Paz do senhor

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog , acrescentou muito no meu entendimento gostei!mas me diga o monstro LEVIATÃ existiu ou existe?porque lá nas escrituras diz que o SENHOR vai enviar BEREMOTH para mata -lo no grande dia final... enfim me tira essas dúvidas...

    ResponderExcluir
  19. Eu sou judeu e acho que deviam ter mais temor de HASHÉM ao invés de fazerem essas especulações ridículas dinossauro é uma coisa simbolismo dos estudos judaico de PARDES é outro não confundam!

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Possivelmente não. O Kronossauro é um plesiossauro, e como é dito neste texto, é improvável que se trate de um plesiossauro no caso. Fique na paz!!

      Excluir
  21. Gostaria que alguém me respondesse: existe algum relato que o Leviathan está durmindo nas profundezas de algum oceano ou nas zonas abssais????

    ResponderExcluir
  22. imagine uma tartaruga marinha, ou um crocodilo do nilo, ou um dragão de comodo, ou uma anaconda, ou uma baleia azul que podiam viver mais de duzentos anos para as antigas civilizacões qual a impreção que esses gigantescos "leviatans, dragões, e dinos" .lhes causavam. Quer saber mais, os primeiros cristãos e os verdadeiros cristãos estão mais preocupados em buscar e salvar os perdidos das garras da besta, do dragão, da serpente que voa ou fala que se chana diabo e satanas. GENESIS. 7:8.Deus colocou na arca um casal de TODOS OS ANIMAIS DA TERRA. (TODOS) Se eu acreditar que alguns ficaram de fora, estaria negando a verdade biblica.

    ResponderExcluir
  23. No meu entender creio que leviatã seja o próprio Lúcifer...
    Todo mundo sabe que a bíblia descreve as coisas com outros sentidos por isso falo que leviatã seja fazendo referência ao próprio Satanás
    Posso estar errado e se estiver falando blasfêmia que Deus me perdoe. ..

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu trabalho o blog esta incrível.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo texto; bastante esclarecedor. Trabalho incrível! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  26. Por acaso poderia ser também um demônio. ...Assim como existe principados, potestades e etc....
    Poderiam ter sido expulso com Satanás quando o mesmo se rebelou...

    ResponderExcluir
  27. Vc poderia falar sobre os 200 milhões de cavaleiros, sobre os Nephilins, Gafanhotos de Abaddon, são temas interessantes, caso já os tenha publicado me manda o link por gentileza, Deus abençoe grandemente sua vida!

    ResponderExcluir
  28. Foi dito que o pleusseosauro foi datado com mais tempo de vida do que o homem,e isso e um engano pois o carbono 14 se nao me engano esse e o nome que pode datar ate 70 mlhões de anos atras e o mais preciso e como disse ele so tem precisão ate 70 milhões de anos,assim como acharam craneo de tigre,lobo que são conteporaneos ao homem tambem acharam de dinosauros '-' pois bem,Deus criou todo com poucos intervalos citados na biblia em 6 dias e no 7 descansou a datação ja foi constatada eficas ate 70 milhoes de anos o resto e erro fomos criados juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, carbono 14 só até 70 mil anos. Porém existem outros métodos de datação, como rubídio-estrôncio, potássio-argonio... que mostram eficácia datas na casa dos milhões de anos. Por isso a data do Plessiossauro, ou seja, ele não foi datado com C14, foi com outros métodos. Sobre os 6 dias da criação, existem interpretações diferentes sobre a duração deles. Pesquise nesse blog. Abraços!!

      Excluir
  29. Simples,o Leviathan é um demônio poderosíssimo.Procurem isso no mundo espiritual e não apenas no mundo carnal.

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que por se tratar de uma visão, o modo como vc interpretou deve ser um pouco equivocado. Talvez seja um reino que se levantará a qual não pode ser subestimado, como as coisas estranhas escritas no livro de Apocalipse. Os símbolos não precisam necessariamente ser literais.

    ResponderExcluir
  31. Leviathan era um dragão marinho e cuspidor de fogo e tinha asas comi vemos nas pinturas?

    ResponderExcluir
  32. Leviathan trata se de uma criatura muito forte, criada por Deus ! q o homem nao pode dominar ! e eu creio q o mesmo ainda vive ate os dias de hoje !

    ResponderExcluir
  33. Nadou, nadou, nadou e morreu na praia. Não tem explicação alguma para isto. talvez se trate de algum animal que já está extinto a seculos como o "Burro Montês"

    Eivaldo

    ResponderExcluir
  34. Se o homem tem pleno domínio sobre a criação. Por que não tem sobre o leviatan?

    ResponderExcluir
  35. Desculpe,mas lendo o versiculo acima (O primeiro citado) não esta em Jo e sim em Salmos 104 Cap 26.

    ResponderExcluir
  36. tem que observar que, o livro de Jó esta classificado como livro literal e histórico e não profético ou poético, com isso as palavras são literais e não se refere a Demônios, já em Isaías 27:1 ele está usando termos proféticos assim como é usado em apocalipse que Dragão significa demônio etc.

    ResponderExcluir
  37. Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com dentes enormes.
    Escrevendo na revista especializada "Nature", os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã".
    Acredita-se que a baleia tinha mais de 17 metros de comprimento, e que pode ter travado intensas batalhas com outras criaturas gigantes que viviam no mar durante o período.
    A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência.
    Mas é aí que termina a semelhança.
    Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.
    ‘Monstro do mar’
    De acordo com Christian de Muizon, diretor do Museu de História Natural de Paris, a Leviatã poderia ter caçado e comido grandes criaturas marinhas como golfinhos, focas e até mesmo outras baleias. “Era um tipo de monstro do mar”, disse.
    “E é interessante notar que ao mesmo tempo nas mesmas águas havia outro monstro, que era um tubarão gigante de cerca de 15 metros de comprimento. É possível que eles tenham lutado.”
    Os pesquisadores especulam que a Leviatã podia caçar presas grandes, de até 8 metros. A baleia capturava outros animais com sua enorme mandíbula e os destruía rapidamente com seus grandes dentes.
    Um fóssil do crânio da baleia,de 3 metros de comprimento, foi descoberto por pesquisadores no sul do Peru, em 2008. Um pupilo de Muizon, Olivier Lambert, estava no grupo.
    “Era o último dia da nossa viagem de campo quando um dos nossos colegas veio e disse que achava ter encontrado algo muito interessante”, disse Lambert.
    “Nós imediatamente vimos que era uma baleia muito grande e quando olhamos de perto vimos que era uma baleia cachalote gigante com dentes gigantes.”
    Dentes
    Os dentes eram mais do que duas vezes maiores em comprimento e diâmetro do que os encontrados em baleias cachalote modernas e estavam localizados na arcada inferior e também na superior.
    As baleias cachalote modernas têm dentes apenas em sua arcada inferior.
    A descoberta do crânio significa que a Leviathan não é apenas um mito.
    Os pesquisadores não sabem as razões que levaram à extinção da Leviatã. Eles especulam que possíveis mudanças ambientais podem ter obrigado a criatura a mudar seus hábitos alimentares.
    Isso pode ter levado ao surgimento das baleias cachalote, muito mais gentis, com o nicho carnívoro sendo preenchido por baleias mais agressivas como as orcas quando as condições voltaram a mudar.
    Os autores do artigo publicado na "Nature" são todos especialistas em baleias e fãs do clássico da literatura americana Moby Dick, que relata a história de uma feroz baleia cachalote branca.
    Eles batizaram a criatura com o nome científico de Leviathan melvillei, em homenagem ao autor do livro, Herman Melville.

    ResponderExcluir
  38. creio que toda escritura e inspirada por Deus e a mensao do leviatan e o proprio Deus falando com jo a partir do versiculi 41 de jo fica claro que e um grande animal pois deixa rastro de espuma no mar creio sim que pode ser um monstro lembramos que apos a queda tudo se conrrompeu mais enfin nao queiramos ir alem do que a biblia nos diz tem coisas que Deus nao quis nos revelar porem estou em busca de historiadores pois me interecei ao assunto mais estou convicto que somente a graca e o sulficiente

    ResponderExcluir