Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estudando a origem do homem (parte 2)

Na primeira parte do estudo, nós vimos o que realmente a Bíblia ensina a respeito da criação do homem; vimos também que tudo é uma questão de interpretação do relato de Gênesis.

Resta, então, voltarmos a nossa atenção para a paleontologia. Será que a interpretação original do texto, oriunda do hebraico, tem evidências sólidas? Será que alegar que existiu uma geração de hominídeos á imagem e semelhança de Deus por um sopro do Criador é simplesmente uma especulação?

A ESPÉCIE DE ADÃO E EVA (retirado desse artigo)


A maioria das pessoas imaginam que Adão e Eva foram os primeiros seres da espécie Homo sapiens, nossa espécie atual. Porém, cientificamente, tal afirmação é inviavel. Por quê? Porque antes do Homo sapiens aparecer na Terra o Homo neanderthalensis já estava aqui, e ao contrário do pensamento popular, o Homem de Nanderthal tinha uma cultura avançada e era tão inteligente como a nossa espécie. Isso prova que Adão e Eva não existiram? Não exatamente... Acontece que as contra-evidências surgem só se classificarmos Adão e Eva como Homo sapiens. Logicamente, se Adão e Eva existiram eles devem ter sido de outra espécie de hominideo.

Homo neanderthalensis? Não tem como. Embora os Neanderthais não fossem brutamontes, eles não deram origem á nossa espécie, ela é paralela á nossa. A geração de Neanderthais desapareceu subitamente no final do Pleistoceno, sem deixar nenhum descendente vivo hoje. Ora, se a história bíblica diz que Adão e Eva deram origem á toda a humanidade, é certo de que eles não foram Neanderthais.


Com isso, é quase certo que Adão e Eva foram de uma espécie anterior à Sapiens e à Neanderthal. Porém, as espécies mais antigas de Hominídeos, como o Homo erectus ou o Australopithecus sp., não tinham cérebro desenvolvido, ao contrário do que seriam Adão e Eva, que tinham consciência plena de seus atos e até sabiam se comunicar.

E agora???

CALMA! Existe ainda uma espécie de hominídeo que não foi colocada em questão: a que gerou as espécies Nanderthalensis e Sapiens. A origem dessas duas espécies ainda é assunto de discussão, porém a maioria dos especialistas aceitam a espécie Homo heidelbergensis como a originária das duas espécies atuais de hominídeos. Resta agora, somente, analisarmos as características apresentadas na Bíblia dos primeiros humanos e confrontar com o que se sabe sobre o Homo heidelbergensis.


Como se sabe e ja foi citado anteriormente, Adão e Eva, segundo a Bíblia, já tinham a estrutura basica do ser humano, e ainda tinham cérebro igual ao nosso, pois é evidenciado em Gênesis que Adão e Eva tinham consciência dos seus atos, raciocínio e eram capazes de falar naturalmente. Coincidentemente ou não, o Homem de Heidelberg tinha o Q.I similar ao nosso, não andava encurvado ao contrário do que estamos acostumados a ver no desenhos da evolução "do macaco ao homem" nas aulas de história, e ainda tinha capacidade de se comunicar por meio da fala. Como se isso não bastasse, há indícios de que essa espécie fazia desenhos artísticos, ou seja, possuia cultura. Isso quer dizer que este hominídeo atende as características físicas dos personagens bíblicos Adão e Eva.


Porém só isto não basta. Como já dissemos, acredita-se que por meio do Sopro Divino o homem passou a ter uma alma humana e passou a ser á imagem e semelhança de Deus. Logicamente, então, a espécie Homo heidelbergensis deveria ser a primeira espécie totalmente humana e deveria crer em algo sobrenatural... Uma evidência como essa seria crucial, e ela existe. Aliás, é exatamente isso o que temos no registro fóssil. A espécie do qual o Homo heidelbergensis divergiu, a Homo erectus, tinha uma massa cefálica menor e tinha o apecto popular do "homem da caverna", e também existem provas de que o Homo heidelbergensis fazia rituais relacionados á morte - exatamente o que se esperaria dos primeiros humanos bíblicos.


Mais detalhes que aproximan o Homo heidelbergensis de Adão e Eva: Segundo a Biblia, Adão e Eva foram expulsos do Éden (que provavelmente era no Iraque) e migraram daquela região; seus descendentes rapidamente se espalharam pelo Oriente Médio. Realmente, não existem fósseis do Homo heidelbergensis no Iraque, porém seus fosseis ja foram encontrados em regiões distintas, onde um grupo se estabeleceu na África e outro na Ásia, dando origem, respectivamente, ao Homo sapiens e ao Homo neanderthalensis (tendo o Nanderthalensis surgido primeiro).


Outro assunto interessante é no que se refere á vestimenta do 1º casal após serem expulsos do Éden. A Bíblia diz claramente que Deus fez vestmentas de pele de animais para Adão e Eva assim que foram expulsos do jardim do Eden, portanto, isso indicaria que os primeiros humanos se vestiam com pele feita de animais, o que está perfeitamente de acordo com os registros arqueológicos. E as "coincidências" ainda não acabaram: existe uma característica dos Homo heidelbergensis que tem uma certa ligação com a história de Caim e Abel, os dois primeiros filhos de Adão e Eva. Segundo evidências, os Homo heidelbergensis tinham espirito de equipe, porém, ele não enterrava seus mortos, embora segundo indícios acreditasse em vida após a morte, conforme ja foi comentado. Foi exatamente isso que Caim fez com o corpo de Abel após matá-lo: deixou o corpo lá, fugiu sem enterrar o corpo.


E não é só isso: além de ferramentas, as pedras utilizadas pelos Homo heidelbergensis serviram também para construir armas, para caçar, por exemplo. Contudo, é muita coincidência o Homo heidelbergensis usar lanças de pedra como arma e Caim ter matado Abel com uma pedra...

Com tudo isso, nós sabemos que Adão e Eva provavelmente pertenceram a espécie Homo heidelbergensis, que acabou por gerar a Sapiens e a Neanderthalensis.


POR QUE DE UMA COSTELA?


A respeito de Eva, a Bíblia menciona que ela foi criada da costela de Adão. Bom, os próprios judeus e erúditos modernos admitem que a Bíblia realmente afirma isso, ou seja, ou isso é tido como alegoria ou como fato. O problema de alegorizarmos essa passagem, porém, é que teríamos que alegorizar em consequência todo o relato da Criação contido em Gênesis... e ignorar todas as "centenas de coincidências" que acabamos de ver que colocam esse relato como histórico. A única saída é admitir que Deus fez Eva miraculosamente para Adão, a partir de sua costela (Isso cheira a células-tronco, não?)

Mas enfim, afirmar a historicidade da formação de Eva segundo a Bíblia pode gerar uma pergunta pertinente: Por que Deus faria Eva da costela de Adão? Não seria mais fácil dar o sopro divino a uma fêmea de hominíde?

A Bíblia e a simples lógica respondem e muito bem essa pergunta.

Segundo consta na Bíblia, em Gênesis 2, a partir do versículo 19, Adão deu nome a todos os animais que Deus colocou diante dele (pode-se dizer que isso teria sido um "teste de memória" da parte de Deus, pois em Gênesis 2,19 é dito que Deus queria ver como Adão nomearia sua Criação, mas isso não vem ao caso...), no entanto Adão se sentia só, pois não havia parceira compatível á ele. Ou seja, Adão teria sido o único com o espírito de vida dado por Deus, dentre todos os seres vivos. Sendo assim, não haveria motivo biológico para Deus criar uma esposa para Adão, visto que ele era imortal e não precisava procriar para perpetuar sua espécie; ele era a espécie perpétua, imortal. Ele jamais estaria sobre a pressão da Seleção Natural, por exemplo. Talvez seria esse o motivo de Deus não ter criado a esposa para a Adão da mesma maneira que criou para os animais.

Porém ele, ao ser o único do seu tipo, estava se sentindo só. Era o único ser vivo que tinha, inclusive, consciência disso. Por isso, em Gênesis 2,18, vemos que Deus já sabia do sentimento de solidão que estava tomando Adão; por isso Ele disse que lhe faria uma adjutora, não com a necessidade vital de ter uma prole, mas sim por uma questão de sentimento e espiritual. Aí, então, Deus fez Eva de uma parte dele, ressaltando ainda mais isso.

A mensagem que Deus nos passa a respeito de Eva é, além de tudo, muito profunda, pois mostra que Deus instituiu a primeira família humana por razões de sentimento, de afeto. Mostra também a importância do casamento, sendo bastante reafirmada pelo próprio Jesus e pelo apóstolo Paulo em suas cartas. Ademais, isso fica muito reforçado nos versículos 23 e 24 de Gênesis 2:

"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."

CONCLUSÃO

Para a execução do plano integral de Deus, era necessária a existência de um corpo mortal (não espiritual!) e organicamente perecível, porém evoluído o suficiente, para que o espírito eterno prove niente de Deus pudesse habitar nele.
Voltando ás escrituras...

Quanto tempo levou esta formação do pó até o homem, citada na Bíblia?
Não podemos nivelar as medidas de tempo terreno e humano, com o tempo espiritual da eternidade. Não estaria escrito em algum lugar, que para Deus um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia? A formação, do pó ao homem, deu-se em 1 dia, 1 tempo, 1 era...?

Somente depois de uma evolução total da condição animal, orgânica e perecível, é que nos tornamos superiores aos outros animais, nos tornamos humanos biológicamente prontos, e estruturalmente perfeitos, para que Deus unisse o reino espiritual ao terreno, soprando a vida espiritual em nossas narinas, nos permitindo a consciência e a Vida em Deus, e dando início a Seu plano eterno de redenção pura e estritamente espiritual.


FONTES:

http://genesisum.blogspot.com/2009/02/origem-do-homem.html

http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=136

http://www.laerciodoegito.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=385:origem-do-homem-po-da-terra&catid=39:voh&Itemid=114

http://miradaglobal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=758%3Aadan-y-eva-iorigen-o-parabola&catid=52%3Areligion&Itemid=82〈=pt
http://www.morasha.com.br/conteudo/ed38/adao.htm

http://genesisum.blogspot.com/2011/01/genesis-seria-tudo-um-mito-parte-2.html

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080902035418AAw8tzy

http://www.miva.org.br/entranaminhacasa/index.php?option=com_content&view=article&id=17:licao-02-o-primeiro-adao-e-o-ultimo-adao-morte-e-ressurreicao&catid=12:pre-encontro&Itemid=6&el_mcal_month=2&el_mcal_year=1991
http://en.wikipedia.org/wiki/Homo_heidelbergensis

http://fotolog.terra.com.br/landeira:88

17 comentários:

  1. O paragrafo a respeito de Adao e Eva nao serem Homo sapiens eh muito confuso e nao deixa claro por que eles nao poderiam ter sido Homo Sapiens.
    Tambem, como Adao e Eva, seres da mesma especie (Homo heidelbergensis) poderiam gerar seres de especies diferentes? Homo sapiens e homo Neanderthalensis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz, Lucas!
      Vou explicar de uma forma mais fácil de entender essa questão. A impossibilidade de Adão e Eva terem sido Homo sapiens é porque antes do Homo sapiens já tínhamos no planeta humanos inteligentes, e uma vez que a Bíblia nos fornece a informação de que Adão foi o primeiro homem, subentende-se que este teria sido da primeira espécie plena de humano a aparecer no planeta, e o registro fóssil aponta esta espécie como H. heidelbergensis.

      Sobre Adão e Eva gerarem seres de espécies diferentes, isso tem um nome que muita gente tem horror: evolução. Ou informalmente falando, microevolução - e ao contrário do que muitos falam, está cientificamente comprovada faz tempo. Análises genéticas dos fósseis de Neanderthal possibilitaram comprovar que ele partilha um ancestral comum com nossa espécie, e os estudos na anatomia comparada mostra que essa espécie provavelmente era a H. heidelbergensis. Além disso, essa origem a partir de um ancestral humano comum é uma visão sustentada também pela Bíblia, como você poderá conferir nesse link:

      http://genesisum.blogspot.com.br/2012/12/um-novo-olhar-para-antropologia.html

      Espero ter esclarecido todas as dúvidas. Graça e paz!

      Excluir
    2. porque Adão e Eva viviam nus no paraíso? e porque perceberam que estavam nus depois que comeram da fruta do conhecimento do bem e do mal?
      E porque nessa fase não se reproduziam, e logo depois que foram retirados do paraíso, Adão conheceu a Eva?
      Quando de lê em genesis no capitulo 6 "E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra..." como se dissesse os homens existiam mas não se multiplicavam, porque ?

      Excluir
  2. Adão homo sapiens? confuso... Mas da roupa de pele c de animais irracionais... Interessante... Estudarei mais..



    Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  3. Quais seriam as diferenças entre o Homo heidelbergensis e o Homo Sapiens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Ele tinha algumas diferenças mas nada que fugisse do estereótipo básico de um ser humano. Dentre elas, sua testa era mais saliente, sua mandíbula maior, era mais alto, seu crânio era mais baixo, etc... Mas ainda sim, plenamente humano, com capacidade cerebral e de fala igual à nossa.

      Excluir
  4. Onde entra a serpente nessa análise, pois esse animal falava o idioma de Adão e Eva, pensava, argumentava, questionava e respondia questões, alem de ser um animal ereto. Além disso diz a Bíblia que esse animal tinha semente que seria inimiga da semente da Eva, ou seja, semente do Adão que estaria na Eva. O que vemos é que após a Eva ter comido o fruto oferecido pela serpente, nascem Caim e Abel e realmente foram inimigos. Caim e Abel seriam originários de sementes distintas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a serpente foi manipulada por Lúcifer para induzir Adão e Eva ao erro, a tal "semente" significa outra coisa... está tudo aqui:

      http://genesisum.blogspot.com.br/2010/07/serpente-do-eden.html

      Excluir
  5. Muito pertinente a explicação. Entendi perfeitamente. Obrigada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito pertinente a explicação. Entendi perfeitamente. Obrigada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Paz e Graça meu irmão Rodrigo. Desculpa estar dando up em post antigo mas cheguei nele através de algumas pesquisas e tinha que deixar o meu "muito obrigado" aqui. Me tirou algumas dúvidas e me gerou outras, o que é perfeito. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Boa Rodrigo, mto bom o texto, esclareceu minhas dúvidas a respeito de algumas coisas no Genesis

    *Obs: não se esqueça que o mamute congelado PROVA a evolução por mutações randômicas + seleção natural;)


    Abraços e fique com Deus

    ResponderExcluir
  9. Não tem a menor condição de Adão ser um Homo Heindebengesis.

    ResponderExcluir
  10. Mas antes não tinha os australopithecus? Como conciliar isso a Adão e Eva?

    ResponderExcluir