Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sábado, 21 de julho de 2012

Quem você é: Orfa, Noemi ou Rute?

Orfa, Noemi e Rute. Nomes pouco conhecidos para muita gente. Mas que representam três ferramentas nas mãos de Deus, três caminhos, três decisões. Em qual dessas três personagens bíblicas você se encaixa?
Confira o artigo abaixo (retirado de http://www.ieqbarcelona.com.br/2012/06/sou-como-rute-noemi-ou-orfa.html)e descubra:

O Livro de Rute conta a história de Elimeleque e sua família, israelitas que se mudaram para Moabe buscando melhores condições de vida. Infelizmente, Elimeleque morreu em solo moabita, e algum tempo depois seus filhos Malom e Quiliom, ambos casados com as moabitas Rute e Orfa respectivamente, também vieram a falecer. Noemi, viúva de Elimeleque que ficou amargurada, resolve retornar para Israel, e sugere que suas noras voltem às suas respectivas famílias. Orfa acata o conselho de sua sogra, porém Rute decide acompanhar e acolher Noemi, dizendo sua célebre citação em que o Deus de sua sogra é seu Deus.
Já em terras israelitas, Rute procura emprego nas plantações de Boaz, justamente um parente resgatador de Noemi (naquela época, não existia previdência social ou pensão, então as viúvas sem filhos ficavam desamparadas. Todavia, a Lei de Deus providenciava que um parente próximo assumisse os bens do falecido e se casasse com a viúva). Boaz trata bem e favorece Rute por saber de sua história e fidelidade, mesmo ela sendo uma estrangeira.
Noemi, pensando no futuro de sua amada nora, recomenda a Rute acionar a Lei citada anteriormente. Passa-se outro célebre evento, no qual Rute descobre os pés de Boaz para acordá-lo e clama que ele a resgate. Boaz a felicita pela sua justiça, mas a avisa que há outro parente resgatador, e que irá ver se ele desejará cumprir a Lei.
O outro parente desiste do resgate quando sabe que teria que se casar com Rute, temendo que sua herança fosse ameaçada. Então Boaz casa-se com Rute (a resgata e, consequentemete, Noemi também), e logo nasce Obede, avô do rei Davi.

Esse bonito livro, além de mostrar uma mulher forte e a genealogia de Davi (consequentemente de Jesus), demonstra 3 tipos de cristãos, um fiel, um morno e um infiel. Os 3 tipos passaram pela mesma situação, mas cada um lidou com a adversidade de maneiras diferentes.


O crente fiel é como Rute, que se mantém firme em Deus mesmo sofrendo perdas terríveis. Por ser fiel, batalhador, corajoso e persistente, é ricamente abençoado, e a alegria sobrepõe a tristeza.

O crente morno é como Noemi, ou seja, uma pessoa "mais ou menos" com Deus. Até é fiel a Deus, mas perante adversidades tende a murmurar. Pode até abandoná-Lo, mas boas consequências fazem o morno se achegar a Deus de novo.
O crente infiel é como Orfa, que abandona Deus quando passa por situações calamitosas. Desvia-se do Senhor quando acha que Ele o deixou à mercê da sorte, principalmente quando não se sente acolhido nas adversidades. Como Orfa, nem é mais mencionado.

Penso que muitos de nós - e eu me incluo nisso - ficamos no "sinal amarelo" como Noemi. Mas não podemos ficar no muro: ou somos como Rute, que ficou no "sinal verde", ou somos como Orfa, que ficou no "sinal vermelho". Deus "vomita" os mornos.


 E aí? Já descobriu com qual delas você se parece?

 Você também pode ver essa mesma mensagem de uma forma "divertida e impactante" por meio da peça "As Três Ferramentas", da Cia de Artes Jeová Nissi (que vem fazendo pelo mundo todo um trabalho maravilhoso de evangelização por meio do teatro, vale a pena conferir o trabalho deles). Essa peça, escrita por Caíque Oliveira (o líder do ministério), exibe de uma forma alegórica e divertida exatamente a temática do artigo acima. Abaixo você pode assistir a uma apresentação dessa peça na Itália (mas não se preocupe porque a peça está totalmente em português). Divirta-se e que você seja tocado por Deus por meio desta peça!




Obs: caso você queira ver de perto uma das apresentações do ministério Jeová Nissi, entre em contato pessoalmente com eles pela página na internet e agende uma apresentação em sua igreja (eles se apresentam no Brasil inteiro). Além disso, eles realizam um trabalho belíssimo de missões em Angola, que você pode conferir aqui: http://aldeianissi.blogspot.com.br/

9 comentários:

  1. achei interessante a comparaçao realmente muitas temos visto muitas Orfa pelo caminho negando a Cristo voltando ao passado

    ResponderExcluir
  2. Extraordinário comentários fácil para entender esclarecedor muito muito obrigado por esses comentàrios Deus continue te usando

    ResponderExcluir
  3. Comumente joga-se a culpa sobre Orfa. Contudo devemos olhar por outro ângulo, a sua obediência submissa. Ela foi dissuadida pelo aconselhamento ajuizado da mulher mais idosa: ela regressou a Moabe. Não há um bom motivo para menosprezá-la. A obediência não é uma virtude que se possa desprezar ou censurar. Podemos achar que Rute demonstrou mais imaginação é um amor mais profundo. Contudo, não nos apressemos em culpar Orfa. Ao mesmo tempo, devemos observar que Rute não se deixou persuadir tão facilmente. Ela havia dedicado sua lealdade a Noemi e, agora, não a retiraria levianamente. Assim, enquanto Orfa deu a Noemi o beijo de despedida, Rute se apegou a ela. A mesma causa induziu Orfa a ir embora e Rute a permanecer, isto é, o fato de que Noemi já não tinha filhos, nem esposo. A primeira desejava tornar-se esposa outra vez; a outra, continuar a ser filha.

    ResponderExcluir