Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Gênesis - Seria tudo um mito? (parte 1)


A evolução biológica está tendo seu campo de estudo cada vez mais abrangente. Não o naturalismo, mas a evolução das espécies. E ela, em si, têm tido uma "avalanche" de evidências (embora muitos cristãos se neguem a aceitar isso). Em virtude disso, a crença nos primeiros capítulos da Bíblia parece recuar, de forma que muitos não se tornam ateus mas chegam a declarar o Gênesis como um mito. Mas... é correto esse recuo? E ainda a pergunta que não quer calar é: Seria o relato da criação de Gênesis um mito? Adão e Eva foram históricos ou jamais existiram?

Segundo os chamados "evolucionistas teístas", tudo não passa de um mito. Não que o Gênesis não seja importante, mas segundo eles ou foi um mito ou uma alegoria; no entanto, a maior parte dos evangélicos adotam-no como relato fiel de um passado longínquo. Enfim, quem está com a razão nesse sentido? A proposta dos artigos que serão postados daqui em diante é analisar o contexto bíblico (e científico) do Gênesis para que se verifique se o mesmo é fato ou ficção e, também, verificar a consequência que isso pode gerar no meio social e religioso.


AS DIVERSAS POSIÇÕES


Os primeiros capítulos da Bíblia (assim como os últimos, referentes ao fim dos tempos) têm sido alvo constante de muita polêmica, muita mesmo. Na verdade as richas que surgem entre as diferentes posições no assunto são tão grandes que muitos partem até para a ofensa - e acredite: são usados os mais diversos meios de comunicação para isso, inclusive revistas de cunho científico! E quem pensa que as únicas posições que existem nesse caso é o dos ateus, que descreem totalmente da Bíblia e Cristãos que crêem na Bíblia integralmente, está mal informado. Isso porque existe também mais outras duas:



- Aqueles que acreditam em Deus mas negam a Bíblia

- Aqueles que acreditam em Deus e aceitam a Bíblia de forma parcial



Nesse último grupo estão os Evolucionistas Teístas. Crêem em Deus e até atestam boa parte da Bíblia como relato fieldigno, porém alegam que os primeiros capítulos da Bíblia não são literais, mas que representam a trajetória da evolução hominídea de forma alegórica. Gênesis seria, então, uma lenda hebráica que traz muitas lições de moral e que pode até trazer um paralelismo com a história dos hominídeos, segundo alguns autores.


AS INTERPRETAÇÕES LITERAIS

De acordo com um artigo no Wikipedia relacionado á interpretação alegorica de Gênesis, "uma interpretação simbólica, entretanto, não exclui necessariamente uma leitura literal; intérpretes como Orígenes de Alexandria e Agostinho de Hipona diziam que a Bíblia é verdadeira em diferentes níveis ao mesmo tempo"


Gênesis é parte das escrituras canônicas tanto do cristianismo quanto do judaísmo, e por eles é tido como tendo uma significação espiritual muito importante. As sequências iniciais do livro contam a história bíblica das origens. É claro que devemos levar em conta, também, os níveis de interpretação literal do Gênesis. Por exemplo, os criacionistas da Terra Jovem acreditam que a criação da humanidade e de todo o universo se deu em seis dias de vinte e quatro horas de duração cada, ao passo que os criacionistas da Terra Antiga acreditam que os seis dias da Criação foram não no tempo humano mas no tempo de Deus, o que dá margem a uma terra mais antiga. No entanto, a respeito desses pesamentos, aqueles que acreditam em uma interpretação alegórica da história rebatem, dizendo que a intenção do livro não é o de relatar um fato, mas de discorrer sobre as relações do ser humano com seu criador.

Como podemos ver, a gama de opiniões é enorme. Mas quem está com a razão?


Um comentário:

  1. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2009645?q=ad%C3%A3o+e+eva+reais&p=par

    ResponderExcluir