sábado, 29 de janeiro de 2011

O homem tem uma costela a menos que a mulher?

É esta uma pergunta (e às vezes até uma afirmação precipitada) feita por pessoas sinceras que desejam saber se aquela operação cirúrgica teve efeitos permanentes em toda a descendência masculina de Adão. Mas também é uma pergunta feita muitas vezes com o propósito de menosprezar o texto bíblico, dando a entender que a Bíblia declara (em algum lugar não definido) que todos os homens têm uma costela a menos que as mulheres!

Em primeiro lugar, deve ser dito que não existe nenhum texto bíblico que faça qualquer menção ao suposto fato de a descendência masculina de Adão possuir uma costela a menos, ou a sua descendência feminina possuir uma costela a mais.

Todos os seres humanos, quer sejam homens, quer sejam mulheres, têm 12 pares de costelas, a não ser que se verifique alguma anomalia genética que altere esse número, o que poderia acontecer indistintamente tanto no homem quanto na mulher. Anomalias desse tipo são observadas às vezes também em outros caracteres externos, tanto no homem quanto na mulher, podendo ser facilmente observadas. (É o caso, por exemplo, da chamada "hexadactilia", ou seja, do nascimento de pessoas com seis dedos, sejam nas mãos, sejam nos pés).

Os primeiros sete pares de costelas são ligados diretamente ao esterno mediante cartilagens, e são chamados de "costelas verdadeiras". Os três pares seguintes não se ligam ao esterno, mas sim à sétima costela, também mediante cartilagens, e são chamadas de "costelas falsas". Os dois últimos pares ficam apenas nas partes laterais do tórax, não chegando à parte frontal; suas extremidades ficam flutuando, pelo que são chamadas de "costelas flutuantes".

Em segundo lugar, a manutenção do padrão construtivo de todos os órgãos e sistemas do corpo humano, no decorrer das gerações, é uma das maravilhas do seu projeto, o que indica a existência de planejamento e propósito, bem como sabedoria infinitamente superior, e poder além de toda a nossa compreensão!

Mesmo que algum acidente eventual acarrete a perda, por exemplo, de um dedo, os descendentes do acidentado nascerão com o número completo de dedos.

Caracteres adquiridos não se transmitem aos descendentes - é esta uma importante lei da Biologia, que inclusive fez com que caísse por terra a teoria da evolução proposta por Lamark, onde alterações na fisiologia dos seres vivos (sem ser alteração genética) seria transmitido aos descendentes. É conhecido, por exemplo, o caso de criadores de certas raças de cães, que durante séculos têm cortado a sua cauda, e apesar disto toda a sua descendência, nas sucessivas gerações, até hoje, continuou a nascer com cauda, como os seus antepassados.

Conclusão: A retirada de uma das costelas de Adão para a formação de Eva jamais acarretaria, como de fato não acarretou, a falta de uma costela em toda a descendência masculina de Adão!

13 comentários:

  1. Paz e boa noite, seu argumento neste texto parece inteiramente criacionista. Combate o cerne das questões da evolução, ou seja, não existe influencia do meio sobre a evolução, de forma macro e sim micro. Este e o verdadeiro sentido do projeto criacionista, quer dizer, o universo, inclusive a terra e seus componentes, foram feitos de forma rápida, complexa e completa por um ser Inteligente. Isto corrobora com a teoria do Design Inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor.

    Eu sou muito de acordo com o princípio do design inteligente. Mas eu tenho uma concepção diferente do criacionismo da terra jovem, não porque eu quero, mas porque TODOS os estudos que fiz em cima do assunto apontaram para isso. Na verdade esse texto "o homem tem uma costela a menos do que a mulher", contraria duas vertentes evolucionistas do qual NÃO sou á favor e nem a Bíblia é:
    - lamarkismo (totalmente refutado nesse artigo)
    - darwinismo (a famosa evolução ás cegas)

    A explicação para a concepção que eu tenho, que é um tanto diferente das vertentes que hoje existem, está espressamente nos artigos "estudando a origem do homem", "os dias da criação", "a extensão do dilúvio de gênesis" e "gênesis - seria tudo um mito?".

    Eu acredito que a criação foi criada complexa. Ela sempre foi, desde a menor particula de DNA. Agora completa e rápida, depende da sua compreensão a respeito do tempo de Deus e de sua longanimiade. Confundiu mais ainda, né?
    Veja os artigos que acredito que serão úteis.

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. o homem tem mais costela que a mulhar sim ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responderei com uma frase do artigo:

      "Todos os seres humanos, quer sejam homens, quer sejam mulheres, têm 12 pares de costelas, a não ser que se verifique alguma anomalia genética que altere esse número"

      Excluir
  4. NÃO HÁ NADA EM NENHUM LUGAR ALÉM DOS TEXTOS BÍBLICOS E DAS EPOPEIAS SUMÉRIAS, EGÍPCIAS, DENTRE OUTRAS, QUE CORROBORAM COM A AFIRMAÇÃO DE QUE DEUS FEZ A MULHER A PARTIR DA COSTELA DE ADÃO. ACREDITAR NISSO É O MESMO QUE REDUZIR NOSSO CÉREBRO AO TAMANHO DE UM MOSQUITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não existe evidência científica a favor de que Eva tenha vindo da costela de Adão, não há como comprovar isso paleontologicamente nem experimentalmente. Mas não há também contra-evidências disso. A criação sobrenatural de Eva teria sido um milagre, de fato, mas milagres se aceita por fé apenas... Mas não é algo tão ilógico assim. Basta ler esse artigo pra entender:
      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-2.html

      Excluir
    2. e qual e evidencia cientifica que mostra que a Eva nao foi criada a partir da costela de Adao?

      Excluir
    3. Repetindo...

      Na verdade, não existe evidência científica a favor de que Eva tenha vindo da costela de Adão, não há como comprovar isso paleontologicamente nem experimentalmente. Mas não há também contra-evidências disso. A criação sobrenatural de Eva teria sido um milagre, de fato, mas milagres se aceita por fé apenas... Mas não é algo tão ilógico assim. Basta ler esse artigo pra entender:
      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-2.html

      Excluir
    4. meu amigo(a) entenda uma coisa o raciocineo humano no momento é muito pequeno para compreende o agir do nosso PAI celestial!!!!!
      E COMO A BIBLIA MESMO DIZ NAO DEVEMOS FICAR CRITICANDO O SEU AGIR! FIQUE NA PAZ...

      Excluir
  5. A Bíblia ´transmite por parábolas as mensagens de Deus... Ela não pode ser lida como um livro qualquer, é preciso parar e pensar, analisar e refletir muito.
    Tirar a mulher da costela do homem pode-se entender que a mulher deve ser companheira do homem, que eles devem formar um par sempre andando lado a lado... Poderia estar escrito ao invés de costela, cabeça ou pés, mas, daria a entender que o homem deve dominar e até manter a mulher aos seus ´pés como escrava.
    A bíblia existe a muitos séculos portanto o homem primitivo só conseguiria entender através de sinais, de símbolos e comparações.
    Talvez seja por isso que o Espírito Santo veio muitos séculos depois, para revelar ao homem moderno os mistérios que ficaram ocultos no passado.

    ResponderExcluir
  6. boa resposta ""olhos luminosos"" to de acordo, acredito que quase tudo na bíblia é feito por parábolas e até mesmo Jesus cristo usou parábolas para confundi o povo daquela época, pois Jesus usava as parábolas para que o povo alguns não entendessem o sentido da mensagem transmitida pela dureza de coração deles, porque muitos são chamados mais poucos são escolhidos o homem tem que crê pra ser salvo, corre para o alvo, e ter sede de Deus,

    ResponderExcluir
  7. SE ADÃO TINHA UMA COSTELA A MENOS DO QUE EVA, ISSO NÃO PODEMOS SABER, A NÃO SER NA GLÓRIA.As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós
    Deuteronômio 29:29. EU VOU SER PRÁTICO. MESMO QUE ADÃO TIVESSE UMA COSTELA A MENOS DO QUE EVA, ISSO FOI NO PRINCÍPIO, NAO IMPORTA MAS EU SEI QUE APÓS ADÃO E EVA, TANTO HOMENS QUANTO MULHERES TEM O MESMA QUANTIDDE DE COSTELAS, ISSO NÃO SERIA CONGENITO, A CRIANÇA QUE NASCESSE TAMBÉM TERIA SUA COSTELAS COMPLETAS. UM HOMEM SEM BRAÇO NÃO IMPLICARIA QUE O BEBÊ, FOSSE NASCER TAMBÉM SEM UNS DOS MEMBRO DO CORPO.E SE NÃO TIVESSE AS PERNAS, A CRIANÇA QUE NASCESSE TAMBÉM NÃO TERIA AS SUAS PERNAS ? POR FRANZÉ DE CASTRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz, Franzé!
      Não sei se você percebeu mas o que você colocou é exatamente o que diz o artigo. Digamos que em um parágrafo você resumiu todo o artigo...

      Fique na paz!

      Excluir