Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sábado, 29 de janeiro de 2011

O homem tem uma costela a menos que a mulher?

É esta uma pergunta (e às vezes até uma afirmação precipitada) feita por pessoas sinceras que desejam saber se aquela operação cirúrgica teve efeitos permanentes em toda a descendência masculina de Adão. Mas também é uma pergunta feita muitas vezes com o propósito de menosprezar o texto bíblico, dando a entender que a Bíblia declara (em algum lugar não definido) que todos os homens têm uma costela a menos que as mulheres!

Em primeiro lugar, deve ser dito que não existe nenhum texto bíblico que faça qualquer menção ao suposto fato de a descendência masculina de Adão possuir uma costela a menos, ou a sua descendência feminina possuir uma costela a mais.

Todos os seres humanos, quer sejam homens, quer sejam mulheres, têm 12 pares de costelas, a não ser que se verifique alguma anomalia genética que altere esse número, o que poderia acontecer indistintamente tanto no homem quanto na mulher. Anomalias desse tipo são observadas às vezes também em outros caracteres externos, tanto no homem quanto na mulher, podendo ser facilmente observadas. (É o caso, por exemplo, da chamada "hexadactilia", ou seja, do nascimento de pessoas com seis dedos, sejam nas mãos, sejam nos pés).

Os primeiros sete pares de costelas são ligados diretamente ao esterno mediante cartilagens, e são chamados de "costelas verdadeiras". Os três pares seguintes não se ligam ao esterno, mas sim à sétima costela, também mediante cartilagens, e são chamadas de "costelas falsas". Os dois últimos pares ficam apenas nas partes laterais do tórax, não chegando à parte frontal; suas extremidades ficam flutuando, pelo que são chamadas de "costelas flutuantes".

Em segundo lugar, a manutenção do padrão construtivo de todos os órgãos e sistemas do corpo humano, no decorrer das gerações, é uma das maravilhas do seu projeto, o que indica a existência de planejamento e propósito, bem como sabedoria infinitamente superior, e poder além de toda a nossa compreensão!

Mesmo que algum acidente eventual acarrete a perda, por exemplo, de um dedo, os descendentes do acidentado nascerão com o número completo de dedos.

Caracteres adquiridos não se transmitem aos descendentes - é esta uma importante lei da Biologia, que inclusive fez com que caísse por terra a teoria da evolução proposta por Lamark, onde alterações na fisiologia dos seres vivos (sem ser alteração genética) seria transmitido aos descendentes. É conhecido, por exemplo, o caso de criadores de certas raças de cães, que durante séculos têm cortado a sua cauda, e apesar disto toda a sua descendência, nas sucessivas gerações, até hoje, continuou a nascer com cauda, como os seus antepassados.

Conclusão: A retirada de uma das costelas de Adão para a formação de Eva jamais acarretaria, como de fato não acarretou, a falta de uma costela em toda a descendência masculina de Adão!

70 comentários:

  1. Paz e boa noite, seu argumento neste texto parece inteiramente criacionista. Combate o cerne das questões da evolução, ou seja, não existe influencia do meio sobre a evolução, de forma macro e sim micro. Este e o verdadeiro sentido do projeto criacionista, quer dizer, o universo, inclusive a terra e seus componentes, foram feitos de forma rápida, complexa e completa por um ser Inteligente. Isto corrobora com a teoria do Design Inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta e sem fundamento e não responde a pergunta.

      Excluir
    2. Sua resposta e sem fundamento e não responde a pergunta.

      Excluir
    3. Leia a Bíblia única que é e SEMPRE será imutável e inerrante Palavra de Deus

      Excluir
  2. Paz do Senhor.

    Eu sou muito de acordo com o princípio do design inteligente. Mas eu tenho uma concepção diferente do criacionismo da terra jovem, não porque eu quero, mas porque TODOS os estudos que fiz em cima do assunto apontaram para isso. Na verdade esse texto "o homem tem uma costela a menos do que a mulher", contraria duas vertentes evolucionistas do qual NÃO sou á favor e nem a Bíblia é:
    - lamarkismo (totalmente refutado nesse artigo)
    - darwinismo (a famosa evolução ás cegas)

    A explicação para a concepção que eu tenho, que é um tanto diferente das vertentes que hoje existem, está espressamente nos artigos "estudando a origem do homem", "os dias da criação", "a extensão do dilúvio de gênesis" e "gênesis - seria tudo um mito?".

    Eu acredito que a criação foi criada complexa. Ela sempre foi, desde a menor particula de DNA. Agora completa e rápida, depende da sua compreensão a respeito do tempo de Deus e de sua longanimiade. Confundiu mais ainda, né?
    Veja os artigos que acredito que serão úteis.

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema com a suposição do design inteligente é que ele pode ter sido utilizado ate por um extra terrestre,ja que na sua base , qualquer ser dito superior poderia ter usado o design para "confeccionar o universo",ou seja não comprova a existencia de nenhum deus.

      Excluir
    2. Um dia pra nós e mil anos para Deus, mil anos pra nós é um dia pra Deus" Então a Terra foi criada em 6 mil anos o q constitui pra Deus 6 dias, pra nós mil anos cada dia no nosso tempo!

      Excluir
  3. o homem tem mais costela que a mulhar sim ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responderei com uma frase do artigo:

      "Todos os seres humanos, quer sejam homens, quer sejam mulheres, têm 12 pares de costelas, a não ser que se verifique alguma anomalia genética que altere esse número"

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não,quando Deus tirou a costela de Adão o mesmo já estava formado,ele já era um homem.Quer entender, por exemplo, se hoje fosse retirado por meio cirúrgico uma costela de um o homem, o seu filho nasceria sem uma costela?claro que não, assim como se o homem perder um braço ou qualquer outro membro, o seu filho nasceria perfeito;então o aconteceu foi isto,Adão passou por uma cirurgia divina e por isso sua descendência nasceu perfeita.

      Excluir
    4. De fato... se não fosse assim nós seriamos basicamente um pedaço de corpo deformado... tantas foram as mutilações sofridas pelos nossos ancestrais! Meu filho seria deficiente do polegar direito, por que eu me feri e agora sou... se ele perder uma perna e tiver um filho, o meu neto seria perneta e com dedo duro... Já imaginaram uma coisa dessas?!?

      Excluir
    5. Perfeita a resposta de Kenedy Costa parabéns..

      Excluir
    6. Muito interessante gostei da explicação

      Excluir
  4. NÃO HÁ NADA EM NENHUM LUGAR ALÉM DOS TEXTOS BÍBLICOS E DAS EPOPEIAS SUMÉRIAS, EGÍPCIAS, DENTRE OUTRAS, QUE CORROBORAM COM A AFIRMAÇÃO DE QUE DEUS FEZ A MULHER A PARTIR DA COSTELA DE ADÃO. ACREDITAR NISSO É O MESMO QUE REDUZIR NOSSO CÉREBRO AO TAMANHO DE UM MOSQUITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não existe evidência científica a favor de que Eva tenha vindo da costela de Adão, não há como comprovar isso paleontologicamente nem experimentalmente. Mas não há também contra-evidências disso. A criação sobrenatural de Eva teria sido um milagre, de fato, mas milagres se aceita por fé apenas... Mas não é algo tão ilógico assim. Basta ler esse artigo pra entender:
      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-2.html

      Excluir
    2. e qual e evidencia cientifica que mostra que a Eva nao foi criada a partir da costela de Adao?

      Excluir
    3. Repetindo...

      Na verdade, não existe evidência científica a favor de que Eva tenha vindo da costela de Adão, não há como comprovar isso paleontologicamente nem experimentalmente. Mas não há também contra-evidências disso. A criação sobrenatural de Eva teria sido um milagre, de fato, mas milagres se aceita por fé apenas... Mas não é algo tão ilógico assim. Basta ler esse artigo pra entender:
      http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-2.html

      Excluir
    4. meu amigo(a) entenda uma coisa o raciocineo humano no momento é muito pequeno para compreende o agir do nosso PAI celestial!!!!!
      E COMO A BIBLIA MESMO DIZ NAO DEVEMOS FICAR CRITICANDO O SEU AGIR! FIQUE NA PAZ...

      Excluir
    5. Inteligencia e sabedoria andam juntos a partir do momento que procuramos a verdade "e" a vida eterna.

      Excluir
    6. Acreditas em muitos livros bobos (cheios de sabedoria terrena), eu lhe desafio a crer na bíblia a palavra de Deus para sua salvação. A bíblia é o único livro certo/perfeito/sem erro. João 1 João 14 paz...

      Excluir
    7. Genesis 2:21 e 22 - A primeira multiplicação genética foi feita por Deus. Primeira anestesia, primeira cirugia... Não seriam essas coisas comuns para nós hoje? Coisas possíveis? Por que não acreditar que o que criou o homem com as proprias mãos e que com sabedoria fez o que fez, detendo todo o conhecimento para tal, fez o procedimento relatado na biblia e confirmado pela ciência hoje como possível, claro, segundo os meios disponíveis para nós hoje? :)

      Excluir
  5. A Bíblia ´transmite por parábolas as mensagens de Deus... Ela não pode ser lida como um livro qualquer, é preciso parar e pensar, analisar e refletir muito.
    Tirar a mulher da costela do homem pode-se entender que a mulher deve ser companheira do homem, que eles devem formar um par sempre andando lado a lado... Poderia estar escrito ao invés de costela, cabeça ou pés, mas, daria a entender que o homem deve dominar e até manter a mulher aos seus ´pés como escrava.
    A bíblia existe a muitos séculos portanto o homem primitivo só conseguiria entender através de sinais, de símbolos e comparações.
    Talvez seja por isso que o Espírito Santo veio muitos séculos depois, para revelar ao homem moderno os mistérios que ficaram ocultos no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lógica a resposta de Olhos luminosos. Parabéns!

      Excluir
    2. Na verdade nesse ponto da criação você não pode olhar por parábolas, pois está tudo bem explícito" E Deus fez adão cair sobre um sono profundo e tirou uma de suas costelas.... Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne!Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada."
      E ressaltando parábola é uma historinha contada com valoree moraes reflexivos.

      Excluir
  6. boa resposta ""olhos luminosos"" to de acordo, acredito que quase tudo na bíblia é feito por parábolas e até mesmo Jesus cristo usou parábolas para confundi o povo daquela época, pois Jesus usava as parábolas para que o povo alguns não entendessem o sentido da mensagem transmitida pela dureza de coração deles, porque muitos são chamados mais poucos são escolhidos o homem tem que crê pra ser salvo, corre para o alvo, e ter sede de Deus,

    ResponderExcluir
  7. SE ADÃO TINHA UMA COSTELA A MENOS DO QUE EVA, ISSO NÃO PODEMOS SABER, A NÃO SER NA GLÓRIA.As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós
    Deuteronômio 29:29. EU VOU SER PRÁTICO. MESMO QUE ADÃO TIVESSE UMA COSTELA A MENOS DO QUE EVA, ISSO FOI NO PRINCÍPIO, NAO IMPORTA MAS EU SEI QUE APÓS ADÃO E EVA, TANTO HOMENS QUANTO MULHERES TEM O MESMA QUANTIDDE DE COSTELAS, ISSO NÃO SERIA CONGENITO, A CRIANÇA QUE NASCESSE TAMBÉM TERIA SUA COSTELAS COMPLETAS. UM HOMEM SEM BRAÇO NÃO IMPLICARIA QUE O BEBÊ, FOSSE NASCER TAMBÉM SEM UNS DOS MEMBRO DO CORPO.E SE NÃO TIVESSE AS PERNAS, A CRIANÇA QUE NASCESSE TAMBÉM NÃO TERIA AS SUAS PERNAS ? POR FRANZÉ DE CASTRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz, Franzé!
      Não sei se você percebeu mas o que você colocou é exatamente o que diz o artigo. Digamos que em um parágrafo você resumiu todo o artigo...

      Fique na paz!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal quando Deus tirou a costela de Adão o mesmo já estava formado,ele já era um homem.Quer entender?por exemplo, se hoje fosse retirado por meio cirúrgico uma costela de um o homem assim como Deus fez com Adão, o seu filho nasceria sem uma costela?claro que não.Assim como se o homem perder um braço ou qualquer outro membro, o seu filho nasceria perfeito.Então o que aconteceu foi isto,Adão passou por uma cirurgia divina,ele ficou sem uma costela,mas a sua descendência nasceu perfeita.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal quando Deus tirou a costela de Adão o mesmo já estava formado,ele já era um homem.Quer entender?por exemplo, se hoje fosse retirado por meio cirúrgico uma costela de um o homem assim como Deus fez com Adão, o seu filho nasceria sem uma costela?claro que não.Assim como se o homem perder um braço ou qualquer outro membro, o seu filho nasceria perfeito.Então o que aconteceu foi isto,Adão passou por uma cirurgia divina,ele ficou sem uma costela,mas a sua descendência nasceu perfeita.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal quando Deus tirou a costela de Adão o mesmo já estava formado,ele já era um homem.Quer entender?por exemplo, se hoje fosse retirado por meio cirúrgico uma costela de um o homem assim como Deus fez com Adão, o seu filho nasceria sem uma costela?claro que não.Assim como se o homem perder um braço ou qualquer outro membro, o seu filho nasceria perfeito.Então o que aconteceu foi isto,Adão passou por uma cirurgia divina,ele ficou sem uma costela,mas a sua descendência nasceu perfeita.

    ResponderExcluir
  12. Ola, digo isso, Adão poderia ter 13 pares de costela e depois de ter sido retirado 1 par, ficou apenas com 12 claro, mas nem com isso ele perdeu rendimento na sua vida, porque tudo que Deus faz é perfeito. E apos esse acontecimento quem sabe toda genética mudou, ou seja , todo filho que viria seria como os dois casais, tendo 12 costelas tanto homem como mulher. Pois Deus é dono de toda genética e ele manda e desmanda nela na hora que ele quiser. E por isso algumas coisa o homem depende da mulher, pois eles se completam. Tudo que Deus fez é perfeito, ele é o Alfa e o Ômega o princípio e o fim. Se existisse outro Deus nós conheceria, porque ele mesmo nos revelaria, na verdade ele já nós revelou. Quem pode ressuscitar? fazer cego ver? mudo falar? andar sobre as águas? abrir o mar vermelho? morrer por nós e ser ressuscitar ao terceiro dia? e subir aos céus? mandar o seu Espírito Santo no dia de pentecoste? ficar com Sadraque Mesaque e abednego dentro de uma fornalha aquecida sete vezes e não se queimarem e o rei ver la dentro não três, mas quatro e conversando com eles, sem um só fio de cabelo chamuscar? fazer Elias subir no carro de fogo? mandar que preguem o evangelho a toda criatura e quem crê e for batizado sera salvo, porém quem não crê será condenado. Pois passará o céus e a terra, mas minhas palavras não passarão.

    ResponderExcluir
  13. o estudo é a melhor forma de conhecimento, por isso devemos estudar

    ResponderExcluir
  14. o problema com a suposição do design inteligente é que ele pode ter sido utilizado ate por um extra terrestre,ja que na sua base , qualquer ser dito superior poderia ter usado o design para "confeccionar o universo",ou seja não comprova a existencia de nenhum deus.

    ResponderExcluir
  15. A paz do senhor
    Na minha opinião se o homem tem uma costela a menos q a mulher ou não isso não muda a fé de ninguém até pq Deus não disse q todos os homens nasceriam com uma costela a menos e sim que ele tirou uma costela de Adão para fazer eva realmente isso não tem explicação científica mas realmente o que Deus faz não tem explicação uma música diz no seu refrão do crente ao ateu ninguém explica Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! É uma curiosidade interessante mas não muda a fé de ninguém. Bem colocado!

      Excluir
    2. Não devemos nos preocupar tanto em certos detalhes, quem foi criado da costela de quem e sim nos preocuparmos mais com as nossas costelas, com o nosso corpo em geral, dando tudo de bom que temos dentro de nós, e termos a humildade de vivermos ao máximo possível como Jesus nos orientou. Isso já basta.

      Excluir
  16. A palavra traduzida como costela, do hebraico não se referia a uma unica costela. A palavra que está lá é LADO. E a palavra lado é que dá origem à palavra costela. Assim como a palavra CRUZ não significa cruzamento, mas dá origem ao termo. Por isso, sem entrar em discussões biogenéticas, a mulher PODE, apenas pode, ser a metade lateral do SER HUMANO! Há muito mais filosofia (CRISTÃ) e símbolos, do que "arqueobiologia genética" no genesis 1 e 2. Mas esta minha opinião NÃO AFRONTA OU DESDIZ o texto biblico. A própria Bíblia desvenda símbolos como a serpente (satanás) e Árvore da Vida (CRISTO). Muitos símbolos se cumprem em realidade. Outros apenas ensinam.

    al

    ResponderExcluir
  17. Gênesis 2:22,23; 22 E da costela que havia tirado do homem, Deus passou a construir uma mulher e a trazê-la ao homem.
    23 O homem disse então:
    “Esta, por fim, é osso dos meus ossos
    E carne da minha carne.
    Esta será chamada Mulher,
    Porque do homem foi esta tomada.”

    ResponderExcluir
  18. A Bíblia está aí,quem quiser acreditar acredite ou então..... Espere!

    ResponderExcluir
  19. Se Deus o todo poderoso Usou o barro para crir Adão por que ele precisaria tirar uma costela de Adão para criar Eva? Ele simplesmente poderia fazer Eva da mesma forma que fez Adão, partindo do barro. A declaração de que Eva foi criada a partir de uma costela de adão, sem tirar os méritos religiosos da Biblia, fica claro e evidente que o autor Biblico ao escrever esta parte que seria fundamental para estabelecer o futura identidade do povo de Israel, os judeus, quiz nada mais e nada menos deixar bem claro que a mulher foi criada a paetir do homem e assim a este deveria se submeter ao longo da história. Ser fiel, submissa, dependente. Nada mais. Deus não precisou tirar costela nenhuma de Adão, Deus criou o homem e a mulher da mesma forma que criou o resto do Universo, através da Palavra , do verbo que se transformou em ação! O resto é pura e simplesmente textos escrito apenas para fundamentar uma religião e dar identidade aum povo , no caso o povo judeu. na antiguidade, diferentemente dos tempos atuais , areligião e não a política tinha importância vital nas identidades de um povo!

    ResponderExcluir
  20. Claro que todo mundo tem as 12 costelas o fato de Deus ter tirado uma das costelas de Adão não quer dizer que toda a humanidade na seria 100 menos uma costela já tinha a mulher 12 costela então seus filhos com certeza nasceria com as 12 costelas


    ResponderExcluir
  21. AS PESSOAS SÃO USADAS PELO DIABO E QUEREM DISTORCER A PALAVRA, NINGUÉM ACEITA A VERDADE, PORQUE VAI CONTRA NOSSA MANEIRA DE VIVER, MAS O PRÓPIO JESUS DISSE: A LUZ VEIO AO MUNDO MAS O POVO AMOU MAIS AS TREVAS QUE A LUZ.

    ResponderExcluir
  22. Muito bem colocado no primeiro comentario, Genesis1. Vc resumiu td sem ferir a exegese biblica.
    Os demais comentarios nao sairam de suas palavras.
    Deus em sua infinita sabedoria criou a mulher da costela de Adao para que o mesmo soubesse que foi por sua causa que ele a fez.
    Qualquer coisa que acontecesse com ela seria de sua responsabilidade e nao de Deus.
    Se a serpente fosse e Adao pra oferecer a fruta, ela nao teria exito no resultado. Pois Deus deu ordem a Adao e nao a Eva. A parte mais fraca da criaçao.
    Homem; cabeça da Mulher. Cristo; cabeça da igreja.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia pessoal. Li vários comentários. Pesquisei na web e gostaria de contribuir com o debate, se me permitem.

    Encontrei um website de dois biólogos falando sobre as costelas humanas.
    Pergunte.evoluvionismo.org
    Falam que em geral homens e mulheres possuem o mesmo número de costelas.
    Mas, que, a cada 200 ou 500 pessoas, 1 apresenta maior número de costelas; geralmente são mulheres.

    De qualquer forma, todo texto histórico antigo, E A BÍBLIA É UM TEXTO HISTÓRICO ANTIGO, deve ser estudado com muita responsabilidade e cautela, na sua língua original,cercado de todos os comentários dos maiores eruditos no assunto.
    Nós somos privilegiados, pois podemos ler a Bíblia Sagrada na presença de SEU AUTOR!

    ResponderExcluir
  24. Pessoal eles querem fazer de tdo para tirar o q tem na biblia ate hj os cientistas estudam como o.mar vermelho se abriu
    Kkkkkkkkkk
    Eles nao querem acreditar q deus fez tdas essas maravilhas

    ResponderExcluir
  25. Que evidencia científica mais clara: Deus fez cair pesado sono. Anestesia Geral; retirou material genético; da costela. Sendo o homem XY, pideria doar para faxer XX a mulher, clonagem. Por fim cobriu com carne. Cirurgia plástica . Não ha nada de novo na ciência, que a cada dia comprovam com evidências a veracidade bíblica.

    ResponderExcluir
  26. Até hoje não acreditava que o homem tinha uma costela a menos que a mulher!

    ResponderExcluir
  27. A mulher é a costela do homem , o homem é costelão !

    ResponderExcluir
  28. A bíblia fala por si mesma,se vc crer nos seus relatos, amém! Se não crer problema seu,mas nem um livro no mundo se compara a ela! Pq a bíblia é perfeita,tudo que tá escrito é real, até a ignorância de muitos pode ver tá lá!

    ResponderExcluir
  29. Creio que Adão tinha 15 costelas,uma estava reservada para a criação de Eva!!!

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pelo esclarecimento.nao tem como ainda haver dúvida ainda.um filho não nasce aleijado porque o pai dele perdeu a perna. Acho que ficou bem claro pronto

    ResponderExcluir
  31. Eu vou dormir, boa noite

    ResponderExcluir
  32. Não, Deus não retirou costela e sim um FLANCO, nome dado a um dos lados na altura da costela.

    ResponderExcluir
  33. Poxa galerinha do YouTube. Eu pesquisei isso porque alguem me disse e eu achei diferenciado, pois nunca tinha pensado nesse ponto. Mas tanto faz a resposta, afinal se ele tirou e homem ficou com uma a menos, show; Se ele tirou é continuou a mesma coisa, show. Mas esses comentários foram bem mais longe do que eu achei que iriam.

    -Sobre tirar a costela de Adão significar que a Eva deve ser submissa a ele: Não acho q isso tenha haver, Adão estava alone então Eva foi feita a partir da costela dele para dizer que eles são feitos da mesma coisa, como se o homem e a mulher estão ligados(diferente das plantas e animais que estavam só de voyeur)
    -Sobre comparações entre ciência e esses eventos: Como alguem já disse o tempo para Deus é diferente então oque é dito que ele fez em um dia pode ser muito mais tempo para nós. Quando é dito ''E disse Deus: Haja luz; e houve luz.'' (Gênesis 1:3) isso pode dizer que nesse momento ele criou os campos, fótons e suas características como velocidade, spin e essas coisas ou ele realmente só disse e aconteceu pois ele é Ele e pronto 'magia' tanto faz. Se os procedimento para a criação de Eva fazem sentido ou não, não importa, Ele faz oque Ele quer da forma como quiser e vai funcionar porque sim.
    -Sobre a tradução não ser costela: Ok, tanto faz oque ele tirou. Não importa aonde fosse agente sempre iria fazer uma alegoria como ''se fosse o pé é porque ela é o alicerce do homem'' ''se fosse a cabeça é porque ela é a razão do homem''. Somos iguais porque somos feitos da mesmas coisa, nós pensamos e somos individuos logo um não é maior ou menor.
    -Sobre a maior parte da Biblia ser parabolas: A não ser que seja dito que é uma parabola oque está escrito é real. Muitas vezes não é dado uma imformação detalhada mas mesmo assim oque foi dito que aconteceu aconteceu (como por exemplo: Se Eva foi feita da 'costela', como ele tirou a costela? ele fez um corte, tirou e depois costurou? ou só regenerou? ou ele só teletransportou a costela pra fora e preencheu o espaço onde ela tava com carne?).

    Uma ultima observação é para quem escreve em CAPS LOCK atacando os outros dizendo que duvidas são para os fracos e quem não acredita espere para ver: Responder dessa forma só piora a nossa imagem. Cristões são muitas vezes vistos como ignorantes pois agem como se a ciência não existisse e que Deus é ciêntificamente comprovado. A ciêcia existe e há uma lógica em todo o nosso redor. Se há uma logica de um ancestral comum de onde todos os seres vieram é porque realmente isso faz sentido. Não é porque nós acreditamos que tudo foi criado que não haha uma lógica por tráz, afinal tudo que ele criou segue as regras que ele tambem criou logo faz sentido as coisas fazerem sentido por mais que a origem delas seja 'mágica' (ficou meio confuso mas acho que deu pra entender). Nosso papel é salvar as pessoas ao fazer elas acreditarem e não menospresar elas e ir embora.

    Já são quase 4am estou cansado vou dormir. Good Nigh


    Obs: 'O senhor dos Anéis' é o melhor filme que já vi recomendo demais!

    ResponderExcluir
  34. Tudo na bíblia é falso

    ResponderExcluir
  35. Gostei! Ficou muito claro! Eu pensava que os homens tinham uma costela a menos.

    ResponderExcluir
  36. Quem ficou sem uma costela a menos foi Adão galera! Nós nascemos com todas completinha. A descendência nascem perfeita e não falta nenhuma, a não ser, como o autor do site disse

    ResponderExcluir
  37. Aceitando ou não , o Que Deus fez continua assim mesmo como está feito; agora quem não aceita que faça as suas obras para provar ao mundo que Deus está errado.

    ResponderExcluir
  38. A Bíblia é a Palavra de Deus Viva, lendo você conhece o Criador e a verdade que liberta.
    João 8:32

    Paz, feliz natal a todos e próspero ano novo!

    ResponderExcluir
  39. A medula foi retirada do osso,logo e isso que formou a mulher.. Adão não ficou sem o osso,tudo que Deus fez foi perfeito .

    ResponderExcluir
  40. Se todos nós temos 12 pares de costelas eu acredito. Deus uniu a ciência e religião. Por outro lado por que não acreditar que Deus poderia sim, ter tirado uma costela de Adão e feito uma mulher? Da mesma forma que Deus criou o homem, tirou uma costela de Adão para criar uma mulher, não significa que ele, Deus não tenha colocado outra costela em Adão. Devemos lembrar que Deus é o criador de tudo, e pra Ele tudo pode e tudo pode ser possível.

    ResponderExcluir
  41. Sei de duas coisa, tudo que trás contenda não é da parte de Deus.
    E a outra coisa , que só existe uma coisa impossível para Deus, é Mentir , Deus não mente .

    ResponderExcluir
  42. Lembrem que a bíblia foi escrita por homens e todos os livros existentes nela foram escolhidos por homens e de acordo com os seus interesses a cerca de 200 anos depois de cristo.

    ResponderExcluir