Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Suor de Sangue


"E posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão". (Lucas 22:44)

Encontramos em Lucas 22:44 a referência, para alguns estranha, de que Jesus suou sangue. Existem muitas pessoas que interpretam essa colocação como uma metáfora, sendo o termo "como grandes gotas de sangue" em sentido figurado.

Mas...E se isso foi literal? E se Jesus tiver suado sangue mesmo?

Na realidade, existe sim a possibilidade de alguém suar sangue. E isso, segundo a medicina, tem até nome: hematidrose.

Trata-se de um fenômeno raríssimo, que é produzido só em condições excepcionais. Porém, é fato que muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa "suar sangue" quando submetido a stress intenso. Só que o mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em conseqüência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sangüíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor.

Para provocar a hematidrose é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. E o terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens sem dúvida devem ter esmagado Jesus, afinal é declarado diversas vezes na Bíblia que em tudo Ele se fez homem.

Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.

É interessante notarmos, aliás, que o único evangelista que relata esse fato é Lucas, que era médico...

Contudo, devemos ter em mente o motivo principal que angustiou Jesus, a ponto de fazê-lo suar sangue. Ele sabia que a hora dele se aproximava, e também a dor terrível que pagaria pelos nossos pecados. Sim, pelos meus e pelos seus pecados. Mas por quê Ele faria isso, sabendo da dor que teria que passar? O próprio Jesus responde a essa pergunta:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." - João 3:16,17

FONTE:

http://regismesquita.sites.uol.com.br/trintaum.htm

http://www.dannybia.com/danny/msg/j/jesus_chorou_relato_cirurgiao.htm

Um comentário:

  1. Sou alérgica (atópica) e certa vez fui fazer luzes no cabelo e esqueci de tomar meu antialérgico. Daí minha pele, pra variar, começou a coçar e as abas do meu nariz ficaram ardendo e acabaram rachando bem na dobra da pele. Mas o q mais me deixou impressionada foi que os poros da aba do meu nariz começaram a suar sangue, mas pontinhos bem pequenos, discretos.Apertei de leve com o lencinho e ficou certo aquele sanguinho no formato dos porinhos. Daí eu pensei, tenho q lavar logo o cabelo e qdo a moça foi lavar, disse que os poros do meu couro cabeludo, só na frente, um trechinho, também estava sangrando um pouquinho. Ela ficou assustada

    ResponderExcluir