Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Suor de Sangue


"E posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão". (Lucas 22:44)

Encontramos em Lucas 22:44 a referência, para alguns estranha, de que Jesus suou sangue. Existem muitas pessoas que interpretam essa colocação como uma metáfora, sendo o termo "como grandes gotas de sangue" em sentido figurado.

Mas...E se isso foi literal? E se Jesus tiver suado sangue mesmo?

Na realidade, existe sim a possibilidade de alguém suar sangue. E isso, segundo a medicina, tem até nome: hematidrose.

Trata-se de um fenômeno raríssimo, que é produzido só em condições excepcionais. Porém, é fato que muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa "suar sangue" quando submetido a stress intenso. Só que o mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em conseqüência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sangüíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor.

Para provocar a hematidrose é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. E o terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens sem dúvida devem ter esmagado Jesus, afinal é declarado diversas vezes na Bíblia que em tudo Ele se fez homem.

Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.

É interessante notarmos, aliás, que o único evangelista que relata esse fato é Lucas, que era médico...

Contudo, devemos ter em mente o motivo principal que angustiou Jesus, a ponto de fazê-lo suar sangue. Ele sabia que a hora dele se aproximava, e também a dor terrível que pagaria pelos nossos pecados. Sim, pelos meus e pelos seus pecados. Mas por quê Ele faria isso, sabendo da dor que teria que passar? O próprio Jesus responde a essa pergunta:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." - João 3:16,17

FONTE:

http://regismesquita.sites.uol.com.br/trintaum.htm

http://www.dannybia.com/danny/msg/j/jesus_chorou_relato_cirurgiao.htm

2 comentários:

  1. Sou alérgica (atópica) e certa vez fui fazer luzes no cabelo e esqueci de tomar meu antialérgico. Daí minha pele, pra variar, começou a coçar e as abas do meu nariz ficaram ardendo e acabaram rachando bem na dobra da pele. Mas o q mais me deixou impressionada foi que os poros da aba do meu nariz começaram a suar sangue, mas pontinhos bem pequenos, discretos.Apertei de leve com o lencinho e ficou certo aquele sanguinho no formato dos porinhos. Daí eu pensei, tenho q lavar logo o cabelo e qdo a moça foi lavar, disse que os poros do meu couro cabeludo, só na frente, um trechinho, também estava sangrando um pouquinho. Ela ficou assustada

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse fenômeno. Há relatos na história de que outras pessoas passaram por isso também. Podemos perceber o quanto o stress por exemplo, nos faz tanto mal.

    ResponderExcluir