Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Por Trás do Criacionismo da Terra Jovem 6: A Verdade sobre as Fraudes















É extremamente comum em sites criacionistas e em palestras do mesmo as "fraudes" que supostamente foram feitas para provar a autenticidade da evolução biológica. As três principais fraudes mencionadas pelos Criacionistas da Terra Jovem são as que se referem ao Homem de Piltdown, o Homem de Nebraska e o Archaeoraptor.

Sim, realmente nos três casos foram constatados fraudes. Então o que tem de errado nas argumentações? Acontece que a verdadeira história dessas fraudes sempre é ocultada pelos criacionistas... Por isso, abaixo iremos conhecer as verdades sobre as fraudes mencionadas.


TUDO POR DINHEIRO...
"O homem de Piltdown, uma referencia nos livros de ciência e museus durane anos acabou desmascarado como fraude." É isso o que geralmente vemos em referências criacionistas ao Homem de Piltdown. Essa fraude, que ocorreu há décadas atrás, é mencionada como se ela invalidasse todos os fósseis que já foram encontrados até hoje.

Mas a realidade não é bem essa, pois fraudes ocorrem em qualquer área de conhecimento. Mas foi o método científico que permitiu descobrir que o Homem de Piltdown se tratava de uma montagem de um crânio humano com o maxilar de um orangotango. Quer dizer, os próprios evolucionistas detectaram a fraude. Mas não é só isso...

Piltdown, antes de ser desmascarado pela ciência como fraude, não era aceito com unanimidade pela comunidade científica. Na verdade, ele foi uma "pedra no sapato", pois ele não se encaixava na teoria da evolução. (é claro, era um híbrido inventado com partes de ossos modernos). Isso significa que o Homem de Piltdown não comprovaria a evolução biológica, mas, fazia o contrário.
Ele foi aceito por muitos apenas por ser um achado fabuloso para a época, o que é uma fraqueza humana, a qual todos nós estamos sujeitos. A mídia, por exemplo, investiu muito nisso.

A fraude durou por quarenta anos, gerando muita polêmica, pois seus grandes descobridores, Charles Dawson e Arthur Smith Woodward, proibiram o acesso a análises científicas todo esse tempo, deixando o crânio fora do alcance de todos, dentro do Museu Britânico. Somente quando eles morreram, Piltdown foi desmascarado como a fraude que era: uma montagem bem feita só para ganhar dinheiro. Vale ressaltar, desmascarado por cientistas, graças ao método científico.

E o pior de tudo e que nenhum Criacionista da Terra Jovem fala: os perpetradores da fraude eram criacionistas!

Descobrir um erro não invalida o método científico, muito pelo contrário, ele apenas o fortalece. Assim sabemos que podemos confiar na ciência, pois ela se corrige, se aprimora, e se fiscaliza.

Interessante notar que, após Piltdown ser descoberto como forjado, nenhum cientista jamais o citou como verdadeiro. No entanto, muitos criacionistas continuamente citam fraudes, não importando quantas vezes elas já foram desmascaradas, como as pegadas de humanos e dinossauros em Paluxy, esqueletos de gigantes, descoberta da Arca de Noé, Darwin se arrepender no leito de morte, citações de cientistas fora de contexto, etc.


OS DENTES SUSPEITOS

Se você já leu artigos ou já assistiu palestras criacionistas, talvez já deve ter ouvido uma argumentaçã semelhante á essa, relacionada ao Homem de Nebraska:


"De um dente, montaram a mandíbula. Da mandíbula, montaram o crânio. Do crânio, montaram o esqueleto. Do esqueleto, fizeram pele, cabelo e até a sua namorada ou esposa (agachada no desenho). Fizeram a famosa exposição sobre a evolução em Dayton, Tennessee, chamada de Scopes Trial, quando o Homem de Nebraska foi apresentado como prova incontestável da evolução. Quando William Jennings Bryan protestou contra os argumentos apresentados e pela insuficiência, riram-se dele ridicularizando-o. Em 1927 descobriram a fraude: O dente era de um porco chamado Peccary." - http://www.baptistlink.com/creationists/pilt.htm


O desenho mencionado no artigo você pode ver abaixo:



















No entanto, a história não é bem assim...

O dente não foi considerado como evidência por muitos cientistas. A maioria deles na verdade eram céticos quanto à descoberta (diferente de como os Criacionistas da Terra Jovem querem fazer parecer).

O próprio Henry Fairfield Osborn, paleontólogo que descreveu o dente, estava em dúvidas o dente pertencia aos hominídeos ou a outra espécie de primata:

“Até estarmos mais seguros quanto a arcada dentária, ou partes do crânio, ou do esqueleto, não podemos estar certos se o Hesperopithecus pertence aos Simiidae ou aos Hominidae.” (Osborn 1922)

Até a respeito do desenho do Homem de Nebraska a história é diferente... Esse desenho foi feito por uma revista de cunho popular, tipo Superinteressante ou Veja, e não foi nem jamais teve intenção de ser cientificamente correta. Tal desenho jamais foi publicado em trabalhos científicos.

Até Osborn se espantou ao ver o desenho, e disse que:

“Tal desenho ou ‘reconstrução’ seria com certeza apenas proveniente da imaginação humana, sem valor científico nenhum, e com certeza impreciso” (Wolf and Mellett 1985)

A alegação de que o Homem de Nebraska foi usado no Scopes “Monkey” Trial é mentirosa. Os criacionistas que mostrem as transcrições do julgamento se quiserem provar isso.

Contudo, o Homem de Nebraska foi um exemplo de ciência funcionando bem. Uma descoberta intrigante foi encontrada, podendo ter várias implicações. A descoberta foi anunciada e vários outros experts a analisaram. Cientistas de início eram céticos. Mais evidências foram encontradas, e a conclusão foi que a interpretação inicial estava errada. Finalmente, a retratação foi publicada.

UM QUE ERA DOIS


Por último, resta o caso do dinossauro Archaeoraptor. Segundo os Criacionistas da Terra Jovem, o Archaeoraptor foi considerado como um transicional entre dinossauros e aves, mas foi revelado como uma fraude, um composto com o corpo de ave com a cauda de um dinossauro.

Porém, a verdade é que o Archaeoraptor não é exatamente o que pode se chamar de uma fraude científica. Ele foi montado por um caçador de fósseis chinês que o descobriu. As partes foram montadas para fazer o fóssil mais valioso para colecionadores, não para pesquisadores. Talvez o seu descobridor sequer sabia que eram de fósseis diferentes (Simons 2000).

O Archaeoraptor foi publicado em revistas populares, não em jornais com peer-review. O autor do artigo principal foi o diretor de arte da revista National Geographic, não um cientista. Ambas Nature e Science rejeitaram os artigos descrevendo-o, alegando suspeitas de que ele foi forjado e ilegalmente contrabandeado (Dalton 2000; Simons 2000).

Procedimentos científicos naturais foram mantidos em todos os seus padrões normais de rigor, até ser revelado como fraude, pela própria ciência, diga-se de passagem.

Vale lembrar que as duas metades do Archaeoraptor (Yanornis martini, o corpo, e Microraptor zhaoianus, a cauda), são fósseis valiosos por si só e estão relacionados á transição dinossauro - ave (Rowe et al. 2001; Xu et al. 2000; Zhou et al. 2002).


CONCLUSÃO


Não tem mais muito o que ser dito sobre isso. Novamente e infelizmente, vemos criacionistas, pessoas que crêem no Deus Verdadeiro, dando mau testemunho ao tentar encaixar as evidências num paradigma que nem é exatamente bíblico, lançando mão, desonestamente, de inverdades declaradas. É lamentável ter que admitir, mas essa é a realidade...

Novamente então, fica a pergunta: É certo provar a Verdade (Bíblia) por meio de mentiras?


10 comentários:

  1. Tá bom. O CRIACISMO, afirma que de fato todos eles foram falsos, como você mesmo concordou. Então, aonde está o Criacionismo errado?
    As fraudes por acaso, não eram fraudes? O QUE O CRIACIONISMO DIZ É QUE O EVOLUCIONISMO NÃO MENCIONA ESTAS FRAUDES! ELE AS encobre, prefere não falar sobre elas...

    ResponderExcluir
  2. Amigo, as fraudes são fraudes sim, mas não são fraudes cometidas por evolucionistas.

    É claro que os "darwinistas" não são "santos imaculados"... Eles deveriam mencionar mais sobre essas fraudes sim, porém na verdade até onde sei eles mencionam sim, do contrário o acesso ás reais informações apresentadas nesse artigo seriam impossíveis. O que o Criacionismo faz, no entanto, é expor essas fraudes como prova de que o evolucionismo é uma farsa com o propósito de afastar as pessoas de Deus.Sim, esse pode ser o objetivo de alguns neoateus, mas não do estudo da evolução.

    ResponderExcluir
  3. OBS: Quando quis dizer que "não são fraudes cometidas por evolucionistas" quero dizer que essas fraudes não foram feitas com o propósito de provar a evolução, DIFERENTE DO QUE QUEREM MOSTRAR OS CRIACIONISTAS DA TERRA JOVEM. Aliás vale lembrar que o número de farsas e pseudoargumentos para se provar a idade recente da Terra são muito maiores do que os que ocorreram no campo da evolução biológica. Essas fraudes, sim, os criacionistas NA MAIOR PARTE DOS CASOS ESCONDE.

    ResponderExcluir
  4. Apesar da fraude, nada prova a existência de Deus, da mesma forma que alguns homens quiseram obter benefícios com essa fraude, outros sustentam uma fraude maior como a crença em deuses ou entidades superiores que controlam nossa vida...

    A evolução acontece independentemente de crença, o ser humano ainda não deixou de ser um mero animal em evolução e processo de adaptação.

    Um abraço pro blog, gostei do texto

    ResponderExcluir
  5. JediMasterHouse, muito obrigado pelo comentário exposto. Espero que continue frequentando o blog!

    Mas não posso deixar de fazer uma ressalva: provar a existência de Deus, por métodos cientificos, acho que não tem nem como (pois crê-se pela fé), mas também não existe como provar a inexistência de Deus. O fato da evolução não descarta a possibilidade de existir um Deus Criador, tampouco descarta o cristianismo nem a Bíblia. Na página "gênesis, criação e evolução" isso é mostrado por a + b.

    Contudo, concordo com algumas coisas que você disse. O homem reialmente não deixou de ser um mero animal (fisicamente), aliás é isso o que está na Bíblia em Eclesiastes 3!
    E também concordo que tais fraudes não comprovam o criacionismo. Como eu mesmo coloquei no texto, "os criacionistas dão mau testemunho ao tentar encaixar as evidências num paradigma que nem é exatamente bíblico, lançando mão, desonestamente, de inverdades declaradas."

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do Blog. Eu acredito que na verdade fomos criados por outra civilização muito mais avançadas que conhecem muito as leis da física e manipulação dos elementos a ponto de viajar pelo espaço e projetar uma nova espécia usando a manipulação genética.

    Creio também que todos os milagres relatados na Bíblia fora na verdade avistamentos de entidades extraterrestres em naves nas quais os antigos eram incapazes de compreender e as relataram com Anos e Deuses.

    Mas acredito que um dia a humanidade vai se libertar das mentiras da biblia /deus/ jesus e finalmente o ser humano vai dar importância a seu semelhante ao invés de entidades divinas imaginárias.

    Mas nada contra seu ponto de vista, apenas quis colocar aqui o meu.

    Vou ler mais outros posts aqui

    ResponderExcluir
  7. O blog eh legal, mas tenta debater esses caras. Estao fazendo programas para acabar com a Biblia e o o Geneses. Ri um pouco.. mas eh foda. https://www.youtube.com/watch?v=SfPsldMJB9I

    ResponderExcluir
  8. Tentativa falha de defender essa teoria!

    ResponderExcluir
  9. Eu sei que não é o tema mais como solucionar a questão do poligenismo? pois a teoria da evolução diz que viemos de vários e não de um casal como na bíblia

    ResponderExcluir
  10. É questionado se o neabderthal era outra espécie também

    ResponderExcluir